Estrutura narrativa como potencializadora do envolvimento com a personagem em filmes de Christopher Nolan

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2018
Autor(a) principal: Anderson Carlos Ribeiro de Castro
Orientador(a): Ana Lucia Menezes de Andrade
Banca de defesa: Erika Savernini, Maurício Silva Gino
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Minas Gerais
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/1843/LOMC-BBWFXB
Resumo: Esta pesquisa analisa filmes da obra do cineasta britânico Christopher Nolan (1970-), refletindo sobre as estratégias narrativas empregadas, construídas no sentido de suscitar o envolvimento do espectador com os sentimentos mais intrínsecos de suas personagens. Para isso, o cineasta elabora complexas estruturas narrativas que, em diversos casos, fogem do convencional, com montagens fragmentadas e não cronológicas, exercendo a função de potencializar a identificação do público com a história e os dramas dos protagonistas. Verifica-se esta característica como uma constante na filmografia do diretor. Como recorte, optou-se por investigar mais profundamente duas obras em que estas características aparecem de forma mais marcante: Amnésia (Memento, EUA, 2000) e A Origem (Inception, EUA/Reino Unido, 2010).
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