Evasão escolar nos cursos técnicos do PROEJA na rede federal de educação profissional e tecnológica de Minas Gerais

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2012
Autor(a) principal: Priscila Rezende Moreira
Orientador(a): Rosemary Dore Heijmans
Banca de defesa: Roberto Fini, Antonio Julio de Menezes Neto, Marlucy Alves Paraiso
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Minas Gerais
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-99MFAU
Resumo: O presente estudo foi desenvolvido no âmbito do curso de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais. Seu objetivo foi o de identificar fatores que influenciam a evasão escolar nos cursos técnicos do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA) na Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica deMinas Gerais (RFEPT-MG). Esse programa, criado no país em 2005, representou um expressivo crescimento da oferta do ensino profissional na rede escolar federal para jovens e adultos. No entanto, o PROEJA enfrenta um número elevado de evasão: em 2010 a evasão dos cursos técnicos, na RFEPT de Minas Gerais, alcançou o total de 30,9% do número de alunos matriculados nesses cursos. Para atingir o objetivo proposto neste projeto, foi realizada uma pesquisa, organizada em quatro etapas. A primeira delas consistiu na revisão bibliográfica sobre evasão escolar, Educação de Jovens e Adultos e PROEJA. A segunda envolveu a análise de informações referentes aos índices de matrícula/evasão do PROEJA em Minas Gerais, obtidas junto ao Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica (SISTEC-SETEC/MEC). Já a terceira etapa constou da aplicação de questionário autoaplicável para alunos evadidos do PROEJA/Ensino Técnico da RFEPT-MG e a quarta e última etapa foi a análise das respostas a esses questionários. Os resultados da pesquisa revelaram que a maioria dos respondentes evadidos dos cursos técnicos do PROEJA está na faixa etária entre 18 e 35 anos(74,8%), é do sexo masculino (55,7%), negra (52,8%), solteira (50,4%) e tem filhos (58%). A maioria dos evadidos não retornou aos estudos depois de decidir abandonar o curso, embora deseje concluir a formação técnica ofertada pelo PROEJA. Os respondentes abandonaram a escola em razão da influência de fatores individuais, tais como a dificuldade de conciliar o horário de estudo e trabalho (66%),a necessidade de trabalhar (64,4%), o fato de a escola ser distante da casa e/ou do trabalho (63,6%), porque tinha dificuldades financeiras para realizar o curso (54,7%) e ainda porque faltava motivação para continuar os estudos (50,8%). No que diz respeito a fatores vinculados ao contexto da escola, um percentual superior a 30% se sentiu influenciado a evadir devido à falta de assistência financeira (47,6%), deflexibilidade nos horários para cursar as matérias (45,9%), ao excesso de matérias no curso (32,3%), à existência de professores muito exigentes (30,9%). O conjunto de fatores que contribuiu para a decisão de abandonar o PROEJA é muito diverso, relaciona-se a questões específicas da situação dos indivíduos, mas também à estrutura dos cursos para atender às peculiaridades dos sujeitos incluídos no universo chamado educação de jovens e adultos.
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No entanto, o PROEJA enfrenta um número elevado de evasão: em 2010 a evasão dos cursos técnicos, na RFEPT de Minas Gerais, alcançou o total de 30,9% do número de alunos matriculados nesses cursos. Para atingir o objetivo proposto neste projeto, foi realizada uma pesquisa, organizada em quatro etapas. A primeira delas consistiu na revisão bibliográfica sobre evasão escolar, Educação de Jovens e Adultos e PROEJA. A segunda envolveu a análise de informações referentes aos índices de matrícula/evasão do PROEJA em Minas Gerais, obtidas junto ao Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica (SISTEC-SETEC/MEC). Já a terceira etapa constou da aplicação de questionário autoaplicável para alunos evadidos do PROEJA/Ensino Técnico da RFEPT-MG e a quarta e última etapa foi a análise das respostas a esses questionários. Os resultados da pesquisa revelaram que a maioria dos respondentes evadidos dos cursos técnicos do PROEJA está na faixa etária entre 18 e 35 anos(74,8%), é do sexo masculino (55,7%), negra (52,8%), solteira (50,4%) e tem filhos (58%). A maioria dos evadidos não retornou aos estudos depois de decidir abandonar o curso, embora deseje concluir a formação técnica ofertada pelo PROEJA. Os respondentes abandonaram a escola em razão da influência de fatores individuais, tais como a dificuldade de conciliar o horário de estudo e trabalho (66%),a necessidade de trabalhar (64,4%), o fato de a escola ser distante da casa e/ou do trabalho (63,6%), porque tinha dificuldades financeiras para realizar o curso (54,7%) e ainda porque faltava motivação para continuar os estudos (50,8%). No que diz respeito a fatores vinculados ao contexto da escola, um percentual superior a 30% se sentiu influenciado a evadir devido à falta de assistência financeira (47,6%), deflexibilidade nos horários para cursar as matérias (45,9%), ao excesso de matérias no curso (32,3%), à existência de professores muito exigentes (30,9%). O conjunto de fatores que contribuiu para a decisão de abandonar o PROEJA é muito diverso, relaciona-se a questões específicas da situação dos indivíduos, mas também à estrutura dos cursos para atender às peculiaridades dos sujeitos incluídos no universo chamado educação de jovens e adultos.This study was developed under the Masters program of the Post-Graduation Program in Education of the Federal University of Minas Gerais College of Education. Its goal was to identify factors that influence school dropout in technical courses of the National Program for the Integration of Professional Education and Basic Education within Youth and Adult Education (PROEJA) in the Federal Network of Professional and Technological Education of Minas Gerais (RFEPT-MG). This program, launched in the country in 2005, represented a significant growth on the supply of professional education in the federal school network for youths and adults. However, the PROEJA faces a high dropout rate: in 2010, the technical courses dropout rate, in the RFEPT of Minas Gerais, reached 30.9% of the number of students enrolled in those courses. In order to achieve the proposed goal of this project, a research was performed, having it been divided into four stages. The first of them consisted of a bibliographic review on school dropout, Youth and AdultEducation, and PROEJA. The second involved an analysis of information regarding PROEJA's enrollment/dropout rates in Minas Gerais, which was obtained from the National System of Information on Professional and Technological Education (SISTEC-SETEC/MEC). The third stage was comprised of a self-administered questionnaire for dropout students of RFEPT-MG's PROEJA/Technical Education, and the fourth and last stage was the analysis of those questionnaires' answers. The results of the research show that most of the answerers, PROEJA's technical courses dropouts, are aged between 18 and 35 (74.8%), are male (55.7%), black(52.8%), single (50.4%), and have children (58%). Most of the dropouts did not return to their studies after deciding to leave the course, even though they wish to complete the technical training offered by PROEJA. The answerers have quit school due to personal reasons, such as the difficulty of managing study and work schedules (66%), the need to work (64.4%), the fact that the school is far from home and/or workplace (63.6%), because they had financial difficulties to undertake the course(54.7%), and also because they lacked motivation to keep studying (50.8%). In regards to the factors linked to the school context, a percentage above 30% has abandoned because of the lack of financial aid (47.6%) and of schedule flexibility to study the subjects (45.9%), also because of the excess of subjects within the course (32.3%) and overly demanding teachers (30.9%). The set of factors that has contributed to the decision of dropping out of PROEJA is very diverse; it relates to specifical issues of each individual's situation, but also to the courses' structure for complying with the peculiarities of the subjects placed within the universe called youth and adult education.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEvasão escolar na educação de adultos Educação e estadoEducação de adultosEnsino tecnico  Ensino médio  Evasão escolarPolítica educacionalPROEJACursos técnicos de nível médioEvasão escolar nos cursos técnicos do PROEJA na rede federal de educação profissional e tecnológica de Minas Geraisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALpriscila_rezende.pdfapplication/pdf3172245https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-99MFAU/1/priscila_rezende.pdf25894bab0909012cfad0f37d99c8f4f6MD51TEXTpriscila_rezende.pdf.txtpriscila_rezende.pdf.txtExtracted texttext/plain311933https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-99MFAU/2/priscila_rezende.pdf.txtb0f6fb4ffd8f7d5f81bd46318430d817MD521843/BUOS-99MFAU2019-11-14 18:31:49.174oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-99MFAURepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T21:31:49Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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