Gestão da informação em pequenas e médias empresas: o impacto das tecnologias de inforamção na Auto Comercial Diamantina S.A

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2003
Autor(a) principal: Maria da Graca Eulalio de Souza Bertucci
Orientador(a): Marlene de Oliveira
Banca de defesa: Ricardo Rodrigues Barbosa, Beatriz Valadares Cendon, Antonio Luiz Marques
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Minas Gerais
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9PUH5H
Resumo: Esta pesquisa procurou descrever e analisar o impacto das tecnologias de informação e comunicação - TICs - na gestão de pequenas e médias empresas - PME - não metropolitanas. Para isto foi selecionada a Auto Comercial Diamantina S.A, em Diamantina, Minas Gerais, uma concessionária de veículos da rede Volkswagen. Como o estudo pretendeu analisar a relação das TICs na gestão da informação, considerando influências culturais da organização e as caracterírticas das PMEs, foram estabelecidas e estudadas as seguintes categorias de análise: (a) tipos de tecnologias de informação e comunicação utilizadas; (b) influências da Volkswagen no uso da informação; (c) fatores motivadores à inserção das tecnologias de informação; (d) aspectos da cultura organizacional; (e) barreiras percebidas na utilização das tecnologias; (f) impactos das tecnologias de informação e comunicação percebidos na coleta, distribuição e uso dos sistemas de informação selecionados. A estrutura analítica dos impactos das TICs na empresa foi baseada no modelo estruturalista de Orlikowski. A partir deste modelo, derivam todas as demais discussões feitas.Percebeu-se que a interação entre os usuários, a empresa e as TICs é influenciada pelas características do artefato tecnológico, pelas características dos agentes sociais, do contexto cultural e da forma como todos interpretam e usam essas tecnologias. As três principais consequências da inserção das TICs na auto Comercial foram o maior acesso à informação, as inovações incrementais e maior confiabilidade das informações internas. Também verificou-se que a utilização das TICs na Auto Comercial não trouxe influências diretas na sua lucratividade. Sua participação, todavia, ajuda à empresa a se manter sobrevivente num mercado que, no momento, lhe é desfavorável. As conclusões a respeito da contribuição das TICs na gestão da informação de empresas de pequenos e médio porte indicam que a infra-estrutura tecnologica ea difusão das TICs, por si só não garantem a inserção das PMEs na economia da inovação, tão pouco garante aumentos na competitividade devido à modernização de suas infra-estruturas de telecomunicação. ganhos de competitividade podem ocorrer quando a adoção das TICs esta inserida num processo maior, numa estratégia que envolva conhecimento sobre os valores organizacionais, reformas estruturais, treinamentos e poilíticas de incentivos locais e estatais. Explicitamente com relação à informação, a adoção das TICs não garante resolver todas as questões ligadas ao seu processamento e disseminação nas PMEs. Quando hà integração entre homem e tecnologia, através de suas relações sociais e culturais, é que a organização pode garantir o melhor proveito do conhecimento de seus funcionários, compartilhamento de idéias e informação. É ai que reside a importância da gestão da informação no contexto das pequenas e médias empresas
id UFMG_5b65c130e5be226b58a93cbdddb99d64
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9PUH5H
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Marlene de OliveiraRicardo Rodrigues BarbosaBeatriz Valadares CendonAntonio Luiz MarquesMaria da Graca Eulalio de Souza Bertucci2019-08-14T17:22:38Z2019-08-14T17:22:38Z2003-07-10http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9PUH5HEsta pesquisa procurou descrever e analisar o impacto das tecnologias de informação e comunicação - TICs - na gestão de pequenas e médias empresas - PME - não metropolitanas. Para isto foi selecionada a Auto Comercial Diamantina S.A, em Diamantina, Minas Gerais, uma concessionária de veículos da rede Volkswagen. Como o estudo pretendeu analisar a relação das TICs na gestão da informação, considerando influências culturais da organização e as caracterírticas das PMEs, foram estabelecidas e estudadas as seguintes categorias de análise: (a) tipos de tecnologias de informação e comunicação utilizadas; (b) influências da Volkswagen no uso da informação; (c) fatores motivadores à inserção das tecnologias de informação; (d) aspectos da cultura organizacional; (e) barreiras percebidas na utilização das tecnologias; (f) impactos das tecnologias de informação e comunicação percebidos na coleta, distribuição e uso dos sistemas de informação selecionados. A estrutura analítica dos impactos das TICs na empresa foi baseada no modelo estruturalista de Orlikowski. A partir deste modelo, derivam todas as demais discussões feitas.Percebeu-se que a interação entre os usuários, a empresa e as TICs é influenciada pelas características do artefato tecnológico, pelas características dos agentes sociais, do contexto cultural e da forma como todos interpretam e usam essas tecnologias. As três principais consequências da inserção das TICs na auto Comercial foram o maior acesso à informação, as inovações incrementais e maior confiabilidade das informações internas. Também verificou-se que a utilização das TICs na Auto Comercial não trouxe influências diretas na sua lucratividade. Sua participação, todavia, ajuda à empresa a se manter sobrevivente num mercado que, no momento, lhe é desfavorável. As conclusões a respeito da contribuição das TICs na gestão da informação de empresas de pequenos e médio porte indicam que a infra-estrutura tecnologica ea difusão das TICs, por si só não garantem a inserção das PMEs na economia da inovação, tão pouco garante aumentos na competitividade devido à modernização de suas infra-estruturas de telecomunicação. ganhos de competitividade podem ocorrer quando a adoção das TICs esta inserida num processo maior, numa estratégia que envolva conhecimento sobre os valores organizacionais, reformas estruturais, treinamentos e poilíticas de incentivos locais e estatais. Explicitamente com relação à informação, a adoção das TICs não garante resolver todas as questões ligadas ao seu processamento e disseminação nas PMEs. Quando hà integração entre homem e tecnologia, através de suas relações sociais e culturais, é que a organização pode garantir o melhor proveito do conhecimento de seus funcionários, compartilhamento de idéias e informação. É ai que reside a importância da gestão da informação no contexto das pequenas e médias empresasThis research focused on the description and analysis of the impact of information and communication technologies - IT - in the information management of small and medium size enterprises - SME. So, a medium-sized, non-metropolitan company located in Diamantina, Minas Gerais was selected. Auto Comercial Diamantina S.A. is an authorized Volkswagen car dealer. As the study intended to analyze the relation of IT in information management, considering cultural influences of the organization and the characteristics of SME, the following analysis categories were established and studied: (a) types of information and communication technologies that were utilized; (b) influence of Volkswagen in information use; (c) motivational factors for the use of information technologies; (d) aspects of the cultural background of the company; (e) perceived barriers during the use of those technologies; (f) impacts of information and communication technologies noticed during collection, distribution and information use in the selected information systems. The analytic structure of the impact of the technologies of information and communication on the company was based on the structural model of Orlikowski. This model was the source for all discussions that were performed. It was noticed that the interaction between users, company and IT is influenced by the characteristics of the technological artifact, by the characteristics of social agents, by the cultural context and by the way that people interpret and use these technologies. The three main consequences of the insertion of IT in Auto Comercial were more information access, incremental innovations and greater reliability of internal information. It was also verified that the use of IT in Auto Comercial didn't bring any direct influence on its profitability. Its presence, though, helps the company to stay afloat and to search for alternatives in this presently unfavorable environment. The conclusions regarding the contribution of IT to information management of small and medium size companies indicate that the technological infrastructure and the diffusion of IT, guarantee neither the insertion of SME in the economy of innovation nor the increases in competitiveness due to modernization of their telecommunication infrastructures. Gains of competitiveness may happen when the adoption of IT is inserted in a larger process, in a strategy that involves knowledge of organizational values, structural reforms, training and policies of local and state incentives. Explicitly regarding information, the adoption of IT is not a guarantee for solving all matters related to its processing and dissemination in SME. When there is integration between man and technology, through social and cultural relations, the company may ensure the best benefit of the know-how of its employees, the sharing of ideas and information. That is where resides the importance of the information management in the context of small and medium size companies.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGPequenas e médias empresasGestão da informaçãoGestão do conhecimentoInformação para negóciosCiência da informaçãoCiência da InformaçãoCultura organizacionalTecnologias de informação e comunicaçãoGestão da informação em pequenas e médias empresas: o impacto das tecnologias de inforamção na Auto Comercial Diamantina S.Ainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALmaria_da_graca_eulalio_de_souza_bertucci.pdfapplication/pdf6952311https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9PUH5H/1/maria_da_graca_eulalio_de_souza_bertucci.pdfc62598e433932df3fc29230f29cc5221MD51TEXTmaria_da_graca_eulalio_de_souza_bertucci.pdf.txtmaria_da_graca_eulalio_de_souza_bertucci.pdf.txtExtracted texttext/plain2954https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9PUH5H/2/maria_da_graca_eulalio_de_souza_bertucci.pdf.txt71e5d262edea9ecde51de099e376b889MD521843/BUBD-9PUH5H2019-11-14 14:16:14.785oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9PUH5HRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T17:16:14Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Gestão da informação em pequenas e médias empresas: o impacto das tecnologias de inforamção na Auto Comercial Diamantina S.A
title Gestão da informação em pequenas e médias empresas: o impacto das tecnologias de inforamção na Auto Comercial Diamantina S.A
spellingShingle Gestão da informação em pequenas e médias empresas: o impacto das tecnologias de inforamção na Auto Comercial Diamantina S.A
Maria da Graca Eulalio de Souza Bertucci
Ciência da Informação
Cultura organizacional
Tecnologias de informação e comunicação
Pequenas e médias empresas
Gestão da informação
Gestão do conhecimento
Informação para negócios
Ciência da informação
title_short Gestão da informação em pequenas e médias empresas: o impacto das tecnologias de inforamção na Auto Comercial Diamantina S.A
title_full Gestão da informação em pequenas e médias empresas: o impacto das tecnologias de inforamção na Auto Comercial Diamantina S.A
title_fullStr Gestão da informação em pequenas e médias empresas: o impacto das tecnologias de inforamção na Auto Comercial Diamantina S.A
title_full_unstemmed Gestão da informação em pequenas e médias empresas: o impacto das tecnologias de inforamção na Auto Comercial Diamantina S.A
title_sort Gestão da informação em pequenas e médias empresas: o impacto das tecnologias de inforamção na Auto Comercial Diamantina S.A
author Maria da Graca Eulalio de Souza Bertucci
author_facet Maria da Graca Eulalio de Souza Bertucci
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Marlene de Oliveira
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Ricardo Rodrigues Barbosa
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Beatriz Valadares Cendon
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Antonio Luiz Marques
dc.contributor.author.fl_str_mv Maria da Graca Eulalio de Souza Bertucci
contributor_str_mv Marlene de Oliveira
Ricardo Rodrigues Barbosa
Beatriz Valadares Cendon
Antonio Luiz Marques
dc.subject.por.fl_str_mv Ciência da Informação
Cultura organizacional
Tecnologias de informação e comunicação
topic Ciência da Informação
Cultura organizacional
Tecnologias de informação e comunicação
Pequenas e médias empresas
Gestão da informação
Gestão do conhecimento
Informação para negócios
Ciência da informação
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Pequenas e médias empresas
Gestão da informação
Gestão do conhecimento
Informação para negócios
Ciência da informação
description Esta pesquisa procurou descrever e analisar o impacto das tecnologias de informação e comunicação - TICs - na gestão de pequenas e médias empresas - PME - não metropolitanas. Para isto foi selecionada a Auto Comercial Diamantina S.A, em Diamantina, Minas Gerais, uma concessionária de veículos da rede Volkswagen. Como o estudo pretendeu analisar a relação das TICs na gestão da informação, considerando influências culturais da organização e as caracterírticas das PMEs, foram estabelecidas e estudadas as seguintes categorias de análise: (a) tipos de tecnologias de informação e comunicação utilizadas; (b) influências da Volkswagen no uso da informação; (c) fatores motivadores à inserção das tecnologias de informação; (d) aspectos da cultura organizacional; (e) barreiras percebidas na utilização das tecnologias; (f) impactos das tecnologias de informação e comunicação percebidos na coleta, distribuição e uso dos sistemas de informação selecionados. A estrutura analítica dos impactos das TICs na empresa foi baseada no modelo estruturalista de Orlikowski. A partir deste modelo, derivam todas as demais discussões feitas.Percebeu-se que a interação entre os usuários, a empresa e as TICs é influenciada pelas características do artefato tecnológico, pelas características dos agentes sociais, do contexto cultural e da forma como todos interpretam e usam essas tecnologias. As três principais consequências da inserção das TICs na auto Comercial foram o maior acesso à informação, as inovações incrementais e maior confiabilidade das informações internas. Também verificou-se que a utilização das TICs na Auto Comercial não trouxe influências diretas na sua lucratividade. Sua participação, todavia, ajuda à empresa a se manter sobrevivente num mercado que, no momento, lhe é desfavorável. As conclusões a respeito da contribuição das TICs na gestão da informação de empresas de pequenos e médio porte indicam que a infra-estrutura tecnologica ea difusão das TICs, por si só não garantem a inserção das PMEs na economia da inovação, tão pouco garante aumentos na competitividade devido à modernização de suas infra-estruturas de telecomunicação. ganhos de competitividade podem ocorrer quando a adoção das TICs esta inserida num processo maior, numa estratégia que envolva conhecimento sobre os valores organizacionais, reformas estruturais, treinamentos e poilíticas de incentivos locais e estatais. Explicitamente com relação à informação, a adoção das TICs não garante resolver todas as questões ligadas ao seu processamento e disseminação nas PMEs. Quando hà integração entre homem e tecnologia, através de suas relações sociais e culturais, é que a organização pode garantir o melhor proveito do conhecimento de seus funcionários, compartilhamento de idéias e informação. É ai que reside a importância da gestão da informação no contexto das pequenas e médias empresas
publishDate 2003
dc.date.issued.fl_str_mv 2003-07-10
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-14T17:22:38Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-14T17:22:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9PUH5H
url http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9PUH5H
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9PUH5H/1/maria_da_graca_eulalio_de_souza_bertucci.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9PUH5H/2/maria_da_graca_eulalio_de_souza_bertucci.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv c62598e433932df3fc29230f29cc5221
71e5d262edea9ecde51de099e376b889
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801677163015962624