A interpretação da informação oriunda do ambiente externo por gerentes

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2002
Autor(a) principal: Liliam Pacheco Pinto
Orientador(a): Ricardo Rodrigues Barbosa
Banca de defesa: Beatriz Valadares Cendon, Iris Barbosa Goulart, David Bomfin
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Minas Gerais
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
RH
Link de acesso: http://hdl.handle.net/1843/LHLS-6AAQJS
Resumo: O presente trabalho é um estudo exploratório sobre a interpretação da informação do ambiente externo pelos gerentes. O ambiente foi dividido, para fins de análise, nos setores consumidor, concorrente, tecnológico, econômico, regulatório e sociocultural. Fez-se a análise da interpretação em duas etapas. Na primeira, foram caracterizados os setores do ambiente externo e as categorias utilizadas para este fim foram importância, taxa de mudança e grau de complexidade percebido nos diferentes setores pelos gerentes. Na segunda, foram apresentadas para interpretação dos gerentes notícias extraídas do jornal Gazeta Mercantil. As categorias utilizadas nesta etapa foram a natureza da informação (oportunidade ou ameaça), a relevância, a velocidade de impacto, o grau de urgência e a capacidade de reação. Os resultados do estudo revelam que a interpretação, além de inerente a qualquer ação humana, também é inerente a qualquer ação organizacional, podendo ser importante para as organizações na condução de seu processo decisório estratégico. A partir da análise dos dados, levantamos algumas sugestões de estudos futuros: estudar as percepções dos respondentes levando em conta os tipos de empresa, o setor de atuação profissional dos respondentes (marketing, RH, finanças etc.), idade dos profissionais; estudar a relação das percepções com as decisões tomadas; relacionar as percepções com o uso de fontes e comportamento de busca de informação. Pretende-se, com este trabalho, oferecer uma contribuição à Ciência da Informação relacionando-a à produção científica da Psicologia.
id UFMG_ea3f0b4cac6d918756aaa544c79eed5c
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/LHLS-6AAQJS
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Ricardo Rodrigues BarbosaBeatriz Valadares CendonIris Barbosa GoulartDavid BomfinLiliam Pacheco Pinto2019-08-14T16:18:15Z2019-08-14T16:18:15Z2002-04-18http://hdl.handle.net/1843/LHLS-6AAQJSO presente trabalho é um estudo exploratório sobre a interpretação da informação do ambiente externo pelos gerentes. O ambiente foi dividido, para fins de análise, nos setores consumidor, concorrente, tecnológico, econômico, regulatório e sociocultural. Fez-se a análise da interpretação em duas etapas. Na primeira, foram caracterizados os setores do ambiente externo e as categorias utilizadas para este fim foram importância, taxa de mudança e grau de complexidade percebido nos diferentes setores pelos gerentes. Na segunda, foram apresentadas para interpretação dos gerentes notícias extraídas do jornal Gazeta Mercantil. As categorias utilizadas nesta etapa foram a natureza da informação (oportunidade ou ameaça), a relevância, a velocidade de impacto, o grau de urgência e a capacidade de reação. Os resultados do estudo revelam que a interpretação, além de inerente a qualquer ação humana, também é inerente a qualquer ação organizacional, podendo ser importante para as organizações na condução de seu processo decisório estratégico. A partir da análise dos dados, levantamos algumas sugestões de estudos futuros: estudar as percepções dos respondentes levando em conta os tipos de empresa, o setor de atuação profissional dos respondentes (marketing, RH, finanças etc.), idade dos profissionais; estudar a relação das percepções com as decisões tomadas; relacionar as percepções com o uso de fontes e comportamento de busca de informação. Pretende-se, com este trabalho, oferecer uma contribuição à Ciência da Informação relacionando-a à produção científica da Psicologia.This present work is an exploratory study in the field of science of information. It says about the interpretations managers do about the external environment. In this analysis the environment was divided in the consumers, competitors, technological, economic, regulatory and sociocultural sections. The analysis of the interpretations had two stages. In the first stage the sections of the external environment were categorized in importance, rate of changing and complexity, as viewed by the managers in the different sections. In the second stage news form "Gazeta Mercantil" (a specified business newspaper) were presented to the managers. The categories used in this stage were the nature of the information (threat or opportunity), the relevance, the velocity of impact, the urgency and the capacity of react. The results of the study show that interpretation, inherent to any human action, is also inherent to any organizational action, having the possibility to be important in the conduction of the process of taking organizational strategic decisions and to design information systems. 105Universidade Federal de Minas GeraisUFMGGestão do conhecimentoInformação para negóciosCiência da informaçãoFinançasGAZETA MERCANTILGestão do conhecimentoRHInformação para negóciosCiência da informaçãoMarketingA interpretação da informação oriunda do ambiente externo por gerentesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALliliam_pacheco_pinto__2_.pdfapplication/pdf66835622https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/LHLS-6AAQJS/1/liliam_pacheco_pinto__2_.pdf299a46303b01306076c656e72621e17fMD51liliam_pacheco_pinto.pdfapplication/pdf51587369https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/LHLS-6AAQJS/2/liliam_pacheco_pinto.pdfa516a40fbebdedd49af542cc54485d7eMD52disserta__o_liliam_pacheco_pinto.pdfapplication/pdf118026634https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/LHLS-6AAQJS/3/disserta__o_liliam_pacheco_pinto.pdffc4d9fddc5252d0551b249de1d780206MD53TEXTliliam_pacheco_pinto__2_.pdf.txtliliam_pacheco_pinto__2_.pdf.txtExtracted texttext/plain90https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/LHLS-6AAQJS/4/liliam_pacheco_pinto__2_.pdf.txt5e184ecaefa684dc814d683e12554594MD54liliam_pacheco_pinto.pdf.txtliliam_pacheco_pinto.pdf.txtExtracted texttext/plain60https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/LHLS-6AAQJS/5/liliam_pacheco_pinto.pdf.txt2ef8418c83e0c12eb8122c6d972adaa4MD55disserta__o_liliam_pacheco_pinto.pdf.txtdisserta__o_liliam_pacheco_pinto.pdf.txtExtracted texttext/plain150https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/LHLS-6AAQJS/6/disserta__o_liliam_pacheco_pinto.pdf.txt823f6bc883f64151417edbd7baccc932MD561843/LHLS-6AAQJS2019-11-14 13:13:02.939oai:repositorio.ufmg.br:1843/LHLS-6AAQJSRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T16:13:02Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A interpretação da informação oriunda do ambiente externo por gerentes
title A interpretação da informação oriunda do ambiente externo por gerentes
spellingShingle A interpretação da informação oriunda do ambiente externo por gerentes
Liliam Pacheco Pinto
Finanças
GAZETA MERCANTIL
Gestão do conhecimento
RH
Informação para negócios
Ciência da informação
Marketing
Gestão do conhecimento
Informação para negócios
Ciência da informação
title_short A interpretação da informação oriunda do ambiente externo por gerentes
title_full A interpretação da informação oriunda do ambiente externo por gerentes
title_fullStr A interpretação da informação oriunda do ambiente externo por gerentes
title_full_unstemmed A interpretação da informação oriunda do ambiente externo por gerentes
title_sort A interpretação da informação oriunda do ambiente externo por gerentes
author Liliam Pacheco Pinto
author_facet Liliam Pacheco Pinto
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Ricardo Rodrigues Barbosa
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Beatriz Valadares Cendon
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Iris Barbosa Goulart
dc.contributor.referee3.fl_str_mv David Bomfin
dc.contributor.author.fl_str_mv Liliam Pacheco Pinto
contributor_str_mv Ricardo Rodrigues Barbosa
Beatriz Valadares Cendon
Iris Barbosa Goulart
David Bomfin
dc.subject.por.fl_str_mv Finanças
GAZETA MERCANTIL
Gestão do conhecimento
RH
Informação para negócios
Ciência da informação
Marketing
topic Finanças
GAZETA MERCANTIL
Gestão do conhecimento
RH
Informação para negócios
Ciência da informação
Marketing
Gestão do conhecimento
Informação para negócios
Ciência da informação
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Gestão do conhecimento
Informação para negócios
Ciência da informação
description O presente trabalho é um estudo exploratório sobre a interpretação da informação do ambiente externo pelos gerentes. O ambiente foi dividido, para fins de análise, nos setores consumidor, concorrente, tecnológico, econômico, regulatório e sociocultural. Fez-se a análise da interpretação em duas etapas. Na primeira, foram caracterizados os setores do ambiente externo e as categorias utilizadas para este fim foram importância, taxa de mudança e grau de complexidade percebido nos diferentes setores pelos gerentes. Na segunda, foram apresentadas para interpretação dos gerentes notícias extraídas do jornal Gazeta Mercantil. As categorias utilizadas nesta etapa foram a natureza da informação (oportunidade ou ameaça), a relevância, a velocidade de impacto, o grau de urgência e a capacidade de reação. Os resultados do estudo revelam que a interpretação, além de inerente a qualquer ação humana, também é inerente a qualquer ação organizacional, podendo ser importante para as organizações na condução de seu processo decisório estratégico. A partir da análise dos dados, levantamos algumas sugestões de estudos futuros: estudar as percepções dos respondentes levando em conta os tipos de empresa, o setor de atuação profissional dos respondentes (marketing, RH, finanças etc.), idade dos profissionais; estudar a relação das percepções com as decisões tomadas; relacionar as percepções com o uso de fontes e comportamento de busca de informação. Pretende-se, com este trabalho, oferecer uma contribuição à Ciência da Informação relacionando-a à produção científica da Psicologia.
publishDate 2002
dc.date.issued.fl_str_mv 2002-04-18
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-14T16:18:15Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-14T16:18:15Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/LHLS-6AAQJS
url http://hdl.handle.net/1843/LHLS-6AAQJS
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/LHLS-6AAQJS/1/liliam_pacheco_pinto__2_.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/LHLS-6AAQJS/2/liliam_pacheco_pinto.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/LHLS-6AAQJS/3/disserta__o_liliam_pacheco_pinto.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/LHLS-6AAQJS/4/liliam_pacheco_pinto__2_.pdf.txt
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/LHLS-6AAQJS/5/liliam_pacheco_pinto.pdf.txt
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/LHLS-6AAQJS/6/disserta__o_liliam_pacheco_pinto.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 299a46303b01306076c656e72621e17f
a516a40fbebdedd49af542cc54485d7e
fc4d9fddc5252d0551b249de1d780206
5e184ecaefa684dc814d683e12554594
2ef8418c83e0c12eb8122c6d972adaa4
823f6bc883f64151417edbd7baccc932
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801677276403728384