Imagens da morte: o artista diante do luto

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2018
Autor(a) principal: Maria Portes Santana
Orientador(a): Maria do Ceu Diel de Oliveira
Banca de defesa: Rosvita Kolb Bernardes, Eugenio Paccelli da Silva Horta
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Minas Gerais
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/1843/EBAP-B52UBY
Resumo: A dissertação aqui proposta objetiva adentrar o universo das imagens que expressam os símbolos, conceitos, sentidos e significados que permeiam a morte, consagrando o artista diante do luto. Para tanto, proponho uma retomada da minha história perante a perda do meu pai, compartilhando memórias e sentimentos advindos deste momento, bem como as imagens - denominadas Marcas da Morte - produzidas por mim ao longo deste trabalho. Evoco também as primeiras obras que figuraram a morte durante a Idade Média, a partir dos anos 400, na Europa Ocidental, tais como Ars Moriendi e Os Vers de La mort, e obras que, pertencentes a outro tempo - como Friso da Vida, de Edvard Munch, engendrada na virada do século XIX para o XX, e o filme Gritos e Sussurros, de Ingmar Bergman, produzido em 1972 - continuam representando a relação entre o homem e a morte, e possibilitando as análises propostas por esta pesquisa.
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