Processo de transição de uma banda civil para banda sinfônica

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2010
Autor(a) principal: Samuel Mendonca Fagundes
Orientador(a): Glaura Lucas
Banca de defesa: Joel Luís da Silva Barbosa, Angelo Nonato Natale Cardoso
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Minas Gerais
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/1843/AAGS-8A7MVK
Resumo: O presente estudo tem como objetivo descrever o processo de transição de uma banda civil para banda sinfônica, tendo como unidade-caso a Banda Nossa Senhora do Carmo de Betim. Enfocam-se os aspectos de sua prática musical e seu conteúdo sonoro musical, assim como os aspectos socioculturais envolvidos nessas práticas, percebendo a música como cultura e, conseqüentemente, interligando-a com as relações sociais que se estabelecem no interior do grupo musical e do grupo com a sociedade em que se insere. Portanto, foi feito um estudo de caso realizando uma pesquisa etnográfica cuja referência teórica está posta na etnomusicologia. Foram abordadas questões socioculturais visando compreender as características sonoro-musicais específicas da banda civil e da banda sinfônica, como sendo diferentes por serem intimamente relacionadas ao contexto de produção e de significação e não numa escala de valor tida como absoluta. Assim, nesse estudo, a banda civil e a banda sinfônica são consideradas em suas diferenças estéticas e contextuais. A banda de Betim está num processo que visa sua transformação para uma banda sinfônica. A pesquisa aqui apresentada permitiu uma maior compreensão de como esse processo está ocorrendo, de modo que se percebeu que as raízes da Banda de Betim como banda civil, influenciam incisivamente na transição, uma vez que as mudanças nos significados sociais aprendidos historicamente acontecem lentamente, tendo em vista que estão incutidos na mentalidade coletiva num contexto social que envolve religiosidade, práticas de ritos e significados compartilhados. Desta forma, ainda há identificação da Banda de Betim com a prática musical de uma banda civil e os músicos mais antigos e o público que a conhece de longa data, manifesta certa resistência às alterações que já ocorreram como a mudança no repertório e a questão de participar menos dos eventos e festividades cívicas e religiosas que outrora participava, tendo em vista que tem procurado atuar com características de banda de concerto. Por outro lado, já apresenta certas características de banda de concerto, ou seja, a banda de Betim se porta e pretende estabelecer funções e atuar na comunidade aplicando uma nova concepção musical baseada nos princípios estético-musicais e sociais vinculados à tradição da música de concerto. No entanto, trata-se ainda de um processo em andamento
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Foram abordadas questões socioculturais visando compreender as características sonoro-musicais específicas da banda civil e da banda sinfônica, como sendo diferentes por serem intimamente relacionadas ao contexto de produção e de significação e não numa escala de valor tida como absoluta. Assim, nesse estudo, a banda civil e a banda sinfônica são consideradas em suas diferenças estéticas e contextuais. A banda de Betim está num processo que visa sua transformação para uma banda sinfônica. A pesquisa aqui apresentada permitiu uma maior compreensão de como esse processo está ocorrendo, de modo que se percebeu que as raízes da Banda de Betim como banda civil, influenciam incisivamente na transição, uma vez que as mudanças nos significados sociais aprendidos historicamente acontecem lentamente, tendo em vista que estão incutidos na mentalidade coletiva num contexto social que envolve religiosidade, práticas de ritos e significados compartilhados. Desta forma, ainda há identificação da Banda de Betim com a prática musical de uma banda civil e os músicos mais antigos e o público que a conhece de longa data, manifesta certa resistência às alterações que já ocorreram como a mudança no repertório e a questão de participar menos dos eventos e festividades cívicas e religiosas que outrora participava, tendo em vista que tem procurado atuar com características de banda de concerto. Por outro lado, já apresenta certas características de banda de concerto, ou seja, a banda de Betim se porta e pretende estabelecer funções e atuar na comunidade aplicando uma nova concepção musical baseada nos princípios estético-musicais e sociais vinculados à tradição da música de concerto. No entanto, trata-se ainda de um processo em andamentoThis study aims to describe the transition process from a civilian band to a symphonic band. For this, the unit-case of study will be Banda Nossa Senhora do Carmo de Betim. It focuses more on aspects of their musical practice and the contents of its musical sounds as well as the social-cultural aspects involved in these practices. Observing the music as culture and, consequently, connecting it with the social relations that are established inside the musical group and also music group in the society in which operates. Therefore, it was done an ethnographic study whose theoretical framework is put in ethnomusicology. Social-cultural issues were addressed in order to comprehend the specific musical sound characteristics of the civil band and the symphonic band as being different because they are closely related to the production context and to the context of meaning and value on a scale that is not seen as absolute. Thus, in this study, the civil band and the symphonic band are considerate in their aesthetics and contextual differences. The band of Betim is in a process which aims its transformation to a symphonic band. The research presented here permitted a better comprehension of how this process is happening, so it was realized that the roots of the Betim band as a civil band influenced strongly in the transition, since changes in social meanings that are learned historically occur slowly. In this way, there is still an identification of the Betim Band with a musical practice of a civil band and the older musicians and the audiencethat knows this band for a long time, manifest a certain resistance to changes that have occurred as the change in repertoire and less participation in events and civic and religious festivities that that they have once participated because they sought to act according to the characteristics of a concert band. On the other hand, it already presents certain characteristics of a concert band, in other words, the Betim band wants to perform new roles. However, it is still an ongoing processUniversidade Federal de Minas GeraisUFMGMusica TeoriaEtnografiaEtnomusicologiaetnografiatransiçãobanda civilEtnomusicologiaprocesso debanda sinfônicaBanda de BetimProcesso de transição de uma banda civil para banda sinfônicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtese_samuel_mendon_a_fagundes.pdfapplication/pdf3494424https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AAGS-8A7MVK/1/tese_samuel_mendon_a_fagundes.pdfcfe896a1dffb7c9939c7d2eb4d8c6d53MD51TEXTtese_samuel_mendon_a_fagundes.pdf.txttese_samuel_mendon_a_fagundes.pdf.txtExtracted texttext/plain361695https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AAGS-8A7MVK/2/tese_samuel_mendon_a_fagundes.pdf.txta38d3d67aa61409c8d1ad0490682d607MD521843/AAGS-8A7MVK2019-11-14 04:48:15.568oai:repositorio.ufmg.br:1843/AAGS-8A7MVKRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T07:48:15Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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