Por um cinema humanista: A identidade cinematográfica de Walter Salles,de a grande arte até abril despedaçado

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2007
Autor(a) principal: Mariana Mol Goncalves
Orientador(a): Ana Lucia Menezes de Andrade
Banca de defesa: Heitor Capuzzo Filho, Jose Americo Ribeiro
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Minas Gerais
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/1843/JSSS-7WLHPX
Resumo: Walter Salles é um dos diretores brasileiros cuja produção cinematográfica é regular e bem aceita tanto pelo público quanto pela crítica. Reconhecido nacional e internacionalmente, Salles já dirigiu documentários, entre curtas e longas-metragens, mas há pouco mais de uma década se dedica ao cinema de ficção até o ano de 2007 são nove obras. O diretor acredita que a forma e a técnica devem estar a serviço da narrativa: suas escolhas formais sempre dizem respeito às histórias que quer contar. Os filmes de Salles evidenciam a reeducação do olhar; a migração e o exílio; a busca por uma segunda chance e,principalmente, a transformação pelo afeto. O cineasta se considera umdocumentarista que dirige ficção e, não por acaso, há um forte componente documental em todos os seus filmes. Este estudo traz a análise de cinco longasmetragens de ficção dirigidos por Salles (A grande arte, Terra estrangeira, Central do Brasil, O primeiro dia e Abril despedaçado) e uma reunião de elementos que caracterizam os filmes e identificam o modo (e as estratégias) de narrar do diretor.Indiretamente, este estudo também retrata um período recente do cinema nacional (chamado de Retomada do Cinema Brasileiro), por meio do olhar de um cineasta que deseja contar histórias apreendidas de um Brasil real, contemporâneo e visto de dentro. A Salles interessa o cinema humanista.
id UFMG_65c17c0a70aa9b929b9f5e83d9318e21
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/JSSS-7WLHPX
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Ana Lucia Menezes de AndradeHeitor Capuzzo FilhoJose Americo RibeiroMariana Mol Goncalves2019-08-09T22:33:57Z2019-08-09T22:33:57Z2007-12-04http://hdl.handle.net/1843/JSSS-7WLHPXWalter Salles é um dos diretores brasileiros cuja produção cinematográfica é regular e bem aceita tanto pelo público quanto pela crítica. Reconhecido nacional e internacionalmente, Salles já dirigiu documentários, entre curtas e longas-metragens, mas há pouco mais de uma década se dedica ao cinema de ficção até o ano de 2007 são nove obras. O diretor acredita que a forma e a técnica devem estar a serviço da narrativa: suas escolhas formais sempre dizem respeito às histórias que quer contar. Os filmes de Salles evidenciam a reeducação do olhar; a migração e o exílio; a busca por uma segunda chance e,principalmente, a transformação pelo afeto. O cineasta se considera umdocumentarista que dirige ficção e, não por acaso, há um forte componente documental em todos os seus filmes. Este estudo traz a análise de cinco longasmetragens de ficção dirigidos por Salles (A grande arte, Terra estrangeira, Central do Brasil, O primeiro dia e Abril despedaçado) e uma reunião de elementos que caracterizam os filmes e identificam o modo (e as estratégias) de narrar do diretor.Indiretamente, este estudo também retrata um período recente do cinema nacional (chamado de Retomada do Cinema Brasileiro), por meio do olhar de um cineasta que deseja contar histórias apreendidas de um Brasil real, contemporâneo e visto de dentro. A Salles interessa o cinema humanista.Walter Salles is one of the Brazilian directors whose cinematographicproduction is to regulate and well accepted by the public and the critics. National and internationally recognized, Salles had directed documentaries, among short and long-films, but over than a decade he dedicated himself to the fiction cinema - until the present year of 2007 he released nine films. The director believes that the form and the technique always must serve the narrative: his formal choices always refer to the histories that he wants to tell. Salles films evidence the re-education ofthe view; the migration and the exile; the search for a second chance and, mainly, the transformation through affection. The director considers himself as a documentarist that directs fiction and, not by a chance, has a strong documentary component in all his films. This study brings the analysis of five fiction long movies directed by Salles (High art, Foreign land, Central Station, Midnight and Behind the Sun) and a collection of elements that typifies the director cinematographic work and identify his way (and his strategies) of telling histories. Indirectly, this study also describes a recent period of the Brazilian cinema (the Retomada),through the directors view that desires to tell histories that takes the real,contemporary, and seen from the inside, Brazil. Salles concerns with a humanist cinema.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGDiretores e produtores de cinema BrasilSalles, Walter, 1956- Crítica e interpretaçãoCinema brasileiro História e críticado BrasildocumentáriosCentralWalter SallesPor um cinema humanista: A identidade cinematográfica de Walter Salles,de a grande arte até abril despedaçadoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALpor_um_cinema_humanista_mariana_m_l.pdfapplication/pdf1595884https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/JSSS-7WLHPX/1/por_um_cinema_humanista_mariana_m_l.pdf00f20a1cc1343fb0be4b572d410af1c0MD51TEXTpor_um_cinema_humanista_mariana_m_l.pdf.txtpor_um_cinema_humanista_mariana_m_l.pdf.txtExtracted texttext/plain259553https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/JSSS-7WLHPX/2/por_um_cinema_humanista_mariana_m_l.pdf.txt61b5f02c98d4466bdd3e975ee8994230MD521843/JSSS-7WLHPX2019-11-14 05:46:56.519oai:repositorio.ufmg.br:1843/JSSS-7WLHPXRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T08:46:56Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Por um cinema humanista: A identidade cinematográfica de Walter Salles,de a grande arte até abril despedaçado
title Por um cinema humanista: A identidade cinematográfica de Walter Salles,de a grande arte até abril despedaçado
spellingShingle Por um cinema humanista: A identidade cinematográfica de Walter Salles,de a grande arte até abril despedaçado
Mariana Mol Goncalves
do Brasil
documentários
Central
Walter Salles
Diretores e produtores de cinema Brasil
Salles, Walter, 1956- Crítica e interpretação
Cinema brasileiro História e crítica
title_short Por um cinema humanista: A identidade cinematográfica de Walter Salles,de a grande arte até abril despedaçado
title_full Por um cinema humanista: A identidade cinematográfica de Walter Salles,de a grande arte até abril despedaçado
title_fullStr Por um cinema humanista: A identidade cinematográfica de Walter Salles,de a grande arte até abril despedaçado
title_full_unstemmed Por um cinema humanista: A identidade cinematográfica de Walter Salles,de a grande arte até abril despedaçado
title_sort Por um cinema humanista: A identidade cinematográfica de Walter Salles,de a grande arte até abril despedaçado
author Mariana Mol Goncalves
author_facet Mariana Mol Goncalves
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Ana Lucia Menezes de Andrade
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Heitor Capuzzo Filho
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Jose Americo Ribeiro
dc.contributor.author.fl_str_mv Mariana Mol Goncalves
contributor_str_mv Ana Lucia Menezes de Andrade
Heitor Capuzzo Filho
Jose Americo Ribeiro
dc.subject.por.fl_str_mv do Brasil
documentários
Central
Walter Salles
topic do Brasil
documentários
Central
Walter Salles
Diretores e produtores de cinema Brasil
Salles, Walter, 1956- Crítica e interpretação
Cinema brasileiro História e crítica
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Diretores e produtores de cinema Brasil
Salles, Walter, 1956- Crítica e interpretação
Cinema brasileiro História e crítica
description Walter Salles é um dos diretores brasileiros cuja produção cinematográfica é regular e bem aceita tanto pelo público quanto pela crítica. Reconhecido nacional e internacionalmente, Salles já dirigiu documentários, entre curtas e longas-metragens, mas há pouco mais de uma década se dedica ao cinema de ficção até o ano de 2007 são nove obras. O diretor acredita que a forma e a técnica devem estar a serviço da narrativa: suas escolhas formais sempre dizem respeito às histórias que quer contar. Os filmes de Salles evidenciam a reeducação do olhar; a migração e o exílio; a busca por uma segunda chance e,principalmente, a transformação pelo afeto. O cineasta se considera umdocumentarista que dirige ficção e, não por acaso, há um forte componente documental em todos os seus filmes. Este estudo traz a análise de cinco longasmetragens de ficção dirigidos por Salles (A grande arte, Terra estrangeira, Central do Brasil, O primeiro dia e Abril despedaçado) e uma reunião de elementos que caracterizam os filmes e identificam o modo (e as estratégias) de narrar do diretor.Indiretamente, este estudo também retrata um período recente do cinema nacional (chamado de Retomada do Cinema Brasileiro), por meio do olhar de um cineasta que deseja contar histórias apreendidas de um Brasil real, contemporâneo e visto de dentro. A Salles interessa o cinema humanista.
publishDate 2007
dc.date.issued.fl_str_mv 2007-12-04
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-09T22:33:57Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-09T22:33:57Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/JSSS-7WLHPX
url http://hdl.handle.net/1843/JSSS-7WLHPX
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/JSSS-7WLHPX/1/por_um_cinema_humanista_mariana_m_l.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/JSSS-7WLHPX/2/por_um_cinema_humanista_mariana_m_l.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 00f20a1cc1343fb0be4b572d410af1c0
61b5f02c98d4466bdd3e975ee8994230
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1793890969827934208