A Sagração da Primavera: um diálogo entre a semiótica e a dança

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2014
Autor(a) principal: Isabel Cristina Vieira Coimbra Diniz
Orientador(a): Ana Cristina Fricke Matte
Banca de defesa: Olga Valeska Soares Coelho, Daniervelin Renata Marques Pereira, Glaucia Muniz Proenca Lara, Arnaldo Leite de Alvarenga, Conrado Moreira Mendes
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Minas Gerais
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/1843/MGSS-9VNPBT
Resumo: O propósito desta tese é analisar A Sagração da Primavera, obra das mais importantes realizadas no século XX, por meio de uma interface entre a semiótica de linha francesa e a dança. O corpus da pesquisa está delimitado pelos espetáculos de dança coreografados porVaslav Nijinsky em 1913 e por Pina Bausch em 1975, ambos publicados no YouTube. Metodologicamente, o semissimbolismo, o sincretismo, a semiótica visual e a semiótica tensiva foram os caminhos escolhidos para identificarmos os mecanismos de produção de sentido do corpus. Por meio das análises dos vídeos selecionados, os espetáculosconfiguraram-se como textos e objetos artísticos submetidos à linguagem audiovisual digital. Dessa forma os efeitos coreográficos foram submetidos também à linguagem gerenciada pelas câmeras de filmagem que criaram outras correlações com a linguagem dos coreógrafos. As análises semissimbólicas apontaram para o ritual: a passagem para a continuidade da vida em que as categorias identidade vs. alteridade e vida vs. morte são construídas lado a lado nos espetáculos analisados. Os resultados da pesquisa corroboraram para a confirmação das hipóteses referentes à existência da ossibilidade de diálogo entre as categorias da semiótica visual e as categorias da pesquisa em dança. Outra constatação importante é que embora os coreógrafos utilizem a mesma música e a temática do sacrifício em suas coreografias, há diferenças na construção de sentido entre as obras. Sobretudo ao revelarem personagens e heroínas cujas vozes expressam-se apaixonadas. Tais vozes são carregadas de sentimentos embrenhados num envelope corporal que se inscreve como receptor e emissor, em meio a valores socioculturais e paradigmas que se reconstroem e reproduzem dia após dia.
id UFMG_6cf3a1b25e61b8236304ff4010603e1f
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/MGSS-9VNPBT
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Ana Cristina Fricke MatteOlga Valeska Soares CoelhoDaniervelin Renata Marques PereiraGlaucia Muniz Proenca LaraArnaldo Leite de AlvarengaConrado Moreira MendesIsabel Cristina Vieira Coimbra Diniz2019-08-11T21:36:27Z2019-08-11T21:36:27Z2014-12-22http://hdl.handle.net/1843/MGSS-9VNPBTO propósito desta tese é analisar A Sagração da Primavera, obra das mais importantes realizadas no século XX, por meio de uma interface entre a semiótica de linha francesa e a dança. O corpus da pesquisa está delimitado pelos espetáculos de dança coreografados porVaslav Nijinsky em 1913 e por Pina Bausch em 1975, ambos publicados no YouTube. Metodologicamente, o semissimbolismo, o sincretismo, a semiótica visual e a semiótica tensiva foram os caminhos escolhidos para identificarmos os mecanismos de produção de sentido do corpus. Por meio das análises dos vídeos selecionados, os espetáculosconfiguraram-se como textos e objetos artísticos submetidos à linguagem audiovisual digital. Dessa forma os efeitos coreográficos foram submetidos também à linguagem gerenciada pelas câmeras de filmagem que criaram outras correlações com a linguagem dos coreógrafos. As análises semissimbólicas apontaram para o ritual: a passagem para a continuidade da vida em que as categorias identidade vs. alteridade e vida vs. morte são construídas lado a lado nos espetáculos analisados. Os resultados da pesquisa corroboraram para a confirmação das hipóteses referentes à existência da ossibilidade de diálogo entre as categorias da semiótica visual e as categorias da pesquisa em dança. Outra constatação importante é que embora os coreógrafos utilizem a mesma música e a temática do sacrifício em suas coreografias, há diferenças na construção de sentido entre as obras. Sobretudo ao revelarem personagens e heroínas cujas vozes expressam-se apaixonadas. Tais vozes são carregadas de sentimentos embrenhados num envelope corporal que se inscreve como receptor e emissor, em meio a valores socioculturais e paradigmas que se reconstroem e reproduzem dia após dia.L'objectif de cette thèse est d'analyser Le Sacre du Printemps, lune des oeuvres les plus importantes réalisée au cours du XXe siècle, par l'intermédiaire d'une interface entre la sémiotique en ligne française et la danse. Le corpus de la recherche est délimité par les spectacles de danse chorégraphié par Vaslav Nijinski en 1913 et par Pina Bausch en 1975, les deux publiés sur YouTube. Sur le plan méthodologique, le semi-symbolisme, le syncrétisme, la sémiotique visuelle et la sémiotique tensive ont été choisis pour identifier les mécanismes deproduction de sens du corpus. Par le moyen des analyses des vidéos sélectionnées, les spectacles ont été configurés en tant que textes et en tant quobjets d'art soumis au langage audiovisuel numérique. Ainsi les effets chorégraphiques ont aussi été soumis à la langue géréepar les caméras, ce qui a créé d'autres corrélations avec le langage des chorégraphes. Les analyses semi-simboliques des oeuvres ont souligné le rituel de passage pour la continuité de la vie où les catégories identité vs. altérité et vie vs. mort ont été construites côté à côté dans les spectacles analysés. Les résultats de l'étude ont corroboré pour la confirmation des hypothèses concernant l'existence de la possibilité d'un dialogue entre les catégories de la sémiotique visuelle et les catégories de la recherche en danse. Une autre constatation est quebien que les chorégraphes utilisent la même musique et le thème du sacrifice dans leurs chorégraphies, il y a des différences dans la construction du sens entre les oeuvres. Surtout quand on révèle des personnages et des héroïnes dont "les voix" sexpriment passionnée.Chargées de sentiments imbriqués dans une enveloppe corporelle qui tombe sous forme de récepteur et d'émetteur, parmi des valeurs et des paradigmes socioculturels qui sont reconstruits et se reproduisent de jour après jour.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGNijinsky, Vaslav , 1890-1950 Sagração da primavera Crítica e interpretaçãoSemiótica e dançaLinguagem corporalBausch, Pina , 1940-2009 Sagração da primavera Crítica e interpretaçãoArte e tecnologiaPercepção visual do movimentoTecnologiaDançaSincretismoSemiótica FrancesaSemissimbolismoA Sagração da Primavera: um diálogo entre a semiótica e a dançainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALsagra__o_da_primavera_um_di_logo_entre_a_semi_tica_e_a_dan_a.pdfapplication/pdf10643027https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/MGSS-9VNPBT/1/sagra__o_da_primavera_um_di_logo_entre_a_semi_tica_e_a_dan_a.pdf71cf957147c1e8baa90d63886fd2f5b2MD51TEXTsagra__o_da_primavera_um_di_logo_entre_a_semi_tica_e_a_dan_a.pdf.txtsagra__o_da_primavera_um_di_logo_entre_a_semi_tica_e_a_dan_a.pdf.txtExtracted texttext/plain515136https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/MGSS-9VNPBT/2/sagra__o_da_primavera_um_di_logo_entre_a_semi_tica_e_a_dan_a.pdf.txt5f43637fc861da2f7e2174122e9d88f0MD521843/MGSS-9VNPBT2019-11-14 10:04:20.001oai:repositorio.ufmg.br:1843/MGSS-9VNPBTRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T13:04:20Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A Sagração da Primavera: um diálogo entre a semiótica e a dança
title A Sagração da Primavera: um diálogo entre a semiótica e a dança
spellingShingle A Sagração da Primavera: um diálogo entre a semiótica e a dança
Isabel Cristina Vieira Coimbra Diniz
Tecnologia
Dança
Sincretismo
Semiótica Francesa
Semissimbolismo
Nijinsky, Vaslav , 1890-1950 Sagração da primavera Crítica e interpretação
Semiótica e dança
Linguagem corporal
Bausch, Pina , 1940-2009 Sagração da primavera Crítica e interpretação
Arte e tecnologia
Percepção visual do movimento
title_short A Sagração da Primavera: um diálogo entre a semiótica e a dança
title_full A Sagração da Primavera: um diálogo entre a semiótica e a dança
title_fullStr A Sagração da Primavera: um diálogo entre a semiótica e a dança
title_full_unstemmed A Sagração da Primavera: um diálogo entre a semiótica e a dança
title_sort A Sagração da Primavera: um diálogo entre a semiótica e a dança
author Isabel Cristina Vieira Coimbra Diniz
author_facet Isabel Cristina Vieira Coimbra Diniz
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Ana Cristina Fricke Matte
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Olga Valeska Soares Coelho
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Daniervelin Renata Marques Pereira
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Glaucia Muniz Proenca Lara
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Arnaldo Leite de Alvarenga
dc.contributor.referee5.fl_str_mv Conrado Moreira Mendes
dc.contributor.author.fl_str_mv Isabel Cristina Vieira Coimbra Diniz
contributor_str_mv Ana Cristina Fricke Matte
Olga Valeska Soares Coelho
Daniervelin Renata Marques Pereira
Glaucia Muniz Proenca Lara
Arnaldo Leite de Alvarenga
Conrado Moreira Mendes
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologia
Dança
Sincretismo
Semiótica Francesa
Semissimbolismo
topic Tecnologia
Dança
Sincretismo
Semiótica Francesa
Semissimbolismo
Nijinsky, Vaslav , 1890-1950 Sagração da primavera Crítica e interpretação
Semiótica e dança
Linguagem corporal
Bausch, Pina , 1940-2009 Sagração da primavera Crítica e interpretação
Arte e tecnologia
Percepção visual do movimento
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Nijinsky, Vaslav , 1890-1950 Sagração da primavera Crítica e interpretação
Semiótica e dança
Linguagem corporal
Bausch, Pina , 1940-2009 Sagração da primavera Crítica e interpretação
Arte e tecnologia
Percepção visual do movimento
description O propósito desta tese é analisar A Sagração da Primavera, obra das mais importantes realizadas no século XX, por meio de uma interface entre a semiótica de linha francesa e a dança. O corpus da pesquisa está delimitado pelos espetáculos de dança coreografados porVaslav Nijinsky em 1913 e por Pina Bausch em 1975, ambos publicados no YouTube. Metodologicamente, o semissimbolismo, o sincretismo, a semiótica visual e a semiótica tensiva foram os caminhos escolhidos para identificarmos os mecanismos de produção de sentido do corpus. Por meio das análises dos vídeos selecionados, os espetáculosconfiguraram-se como textos e objetos artísticos submetidos à linguagem audiovisual digital. Dessa forma os efeitos coreográficos foram submetidos também à linguagem gerenciada pelas câmeras de filmagem que criaram outras correlações com a linguagem dos coreógrafos. As análises semissimbólicas apontaram para o ritual: a passagem para a continuidade da vida em que as categorias identidade vs. alteridade e vida vs. morte são construídas lado a lado nos espetáculos analisados. Os resultados da pesquisa corroboraram para a confirmação das hipóteses referentes à existência da ossibilidade de diálogo entre as categorias da semiótica visual e as categorias da pesquisa em dança. Outra constatação importante é que embora os coreógrafos utilizem a mesma música e a temática do sacrifício em suas coreografias, há diferenças na construção de sentido entre as obras. Sobretudo ao revelarem personagens e heroínas cujas vozes expressam-se apaixonadas. Tais vozes são carregadas de sentimentos embrenhados num envelope corporal que se inscreve como receptor e emissor, em meio a valores socioculturais e paradigmas que se reconstroem e reproduzem dia após dia.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-12-22
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-11T21:36:27Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-11T21:36:27Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/MGSS-9VNPBT
url http://hdl.handle.net/1843/MGSS-9VNPBT
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/MGSS-9VNPBT/1/sagra__o_da_primavera_um_di_logo_entre_a_semi_tica_e_a_dan_a.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/MGSS-9VNPBT/2/sagra__o_da_primavera_um_di_logo_entre_a_semi_tica_e_a_dan_a.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 71cf957147c1e8baa90d63886fd2f5b2
5f43637fc861da2f7e2174122e9d88f0
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797973183633031168