Um estudo sobre um grupo de jovens estigmatizados como pertencentes à carreira criminosa e ao comportamento desviante em uma escola pública de Contagem/MG
Ano de defesa: | 2016 |
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Tipo de documento: | Tese |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal de Minas Gerais
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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País: |
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Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AR6HW7 |
Resumo: | O objetivo do estudo foi estudar a produção de estigmas e rótulos num contexto escolar que podem afetar, não somente o desenvolvimento educacional, como também as relações internas entre estudantes jovens no ensino médio. A pesquisa foi realizada em uma escola pública estadual no município de Contagem/MG no período de Março de 2013 à Dezembro de 2014. Foi selecionado um grupo de jovens, que eram apontados pela gestão escolar e pelos professores como pertencentes à carreira criminosa. O referencial teórico que embasa a presente tese encontra-se na sociologia da experiência, do sociólogo François Dubet, a teoria do Estigma de Erving Goffman, teoria da Rotulagem de Howard Becker e a teoria de Acusação do antropólogo Gilberto Velho. Em termos metodológicos, a presente tese figura-se na perspectiva sócio antropológica, utiliza-se, como instrumento de coleta de dados, a entrevista com grupos de conversação e a observação participante. Utiliza-se também, no que se refere à interpretação dos dados, a análise do discurso. Os resultados decorrentes da coleta e análise dos dados, trouxeram uma infinidade de exposição de contextos, interações e estratégias utilizadas pelos jovens, na tentativa de contrapor os rótulos e estigmas direcionados a eles. |
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Luiz Alberto Oliveira GoncalvesGeraldo Magela Pereira LeaoRogerio Correia da SilvaSandra de Fatima Pereira TostaWindson Jeferson Mendes de OliveiraEliane Castro VilassantiLucas Eustáquio de Paiva Silva2019-08-10T18:38:10Z2019-08-10T18:38:10Z2016-07-12http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AR6HW7O objetivo do estudo foi estudar a produção de estigmas e rótulos num contexto escolar que podem afetar, não somente o desenvolvimento educacional, como também as relações internas entre estudantes jovens no ensino médio. A pesquisa foi realizada em uma escola pública estadual no município de Contagem/MG no período de Março de 2013 à Dezembro de 2014. Foi selecionado um grupo de jovens, que eram apontados pela gestão escolar e pelos professores como pertencentes à carreira criminosa. O referencial teórico que embasa a presente tese encontra-se na sociologia da experiência, do sociólogo François Dubet, a teoria do Estigma de Erving Goffman, teoria da Rotulagem de Howard Becker e a teoria de Acusação do antropólogo Gilberto Velho. Em termos metodológicos, a presente tese figura-se na perspectiva sócio antropológica, utiliza-se, como instrumento de coleta de dados, a entrevista com grupos de conversação e a observação participante. Utiliza-se também, no que se refere à interpretação dos dados, a análise do discurso. Os resultados decorrentes da coleta e análise dos dados, trouxeram uma infinidade de exposição de contextos, interações e estratégias utilizadas pelos jovens, na tentativa de contrapor os rótulos e estigmas direcionados a eles.El objetivo fue estudiar la producción de estigmas y las etiquetas en un contexto escolar que podrían afectar no sólo el desarrollo educativo, así como las relaciones internas entre los estudiantes de la escuela secundaria. La encuesta se llevó a cabo en una escuela pública en la ciudad de Contagem / MG en el período Marzo 2013 a Diciembre 2014. Se seleccionó un grupo de jóvenes que fueron designados por la dirección del centro y los profesores como pertenecientes a la carrera criminal. El marco teórico que apoya esta tesis radica en la sociología de la experiencia, el sociólogo François Dubet, la teoría estigma de Erving Goffman, la teoría de etiquetado Howard Becker y la teoría de procesamiento de lo antropólogo Gilberto Velho. En términos metodológicos, esta cifra es la tesis antropológica en el punto de vista social, se utiliza como un instrumento de recolección de datos, la entrevista con grupos de conversación y observación participante. También se utiliza en lo que respecta a la interpretación de los datos, el análisis de la voz. Los resultados derivados de la recogida y análisis de datos, trajeron una multitud de contextos de exposición, las interacciones y las estrategias utilizadas por los jóvenes, en un intento de contrarrestar las etiquetas y los estigmas dirigidas a ellos.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGSociologia educacionalEducaçãoDesajustados sociais EducaçãoAmbiente escolarJuventude Aspectos sociaisProfessorJuventudeRotulagemEscolaUm estudo sobre um grupo de jovens estigmatizados como pertencentes à carreira criminosa e ao comportamento desviante em uma escola pública de Contagem/MGinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtese_doutorado_lucas_.pdfapplication/pdf2034630https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-AR6HW7/1/tese_doutorado_lucas_.pdf5b974571a965bdb0b55c2e0d2f08bf2fMD51TEXTtese_doutorado_lucas_.pdf.txttese_doutorado_lucas_.pdf.txtExtracted texttext/plain528909https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-AR6HW7/2/tese_doutorado_lucas_.pdf.txt8ebcb230df07eef4d6cdfbe3c49f2a0eMD521843/BUOS-AR6HW72019-11-14 10:04:30.421oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-AR6HW7Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T13:04:30Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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