Alunos com transtornos globais do desenvolvimento: da categoria psiquiátrica à particularidade do caso a caso nos processos de inclusão escolar
Ano de defesa: | 2012 |
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Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal de Minas Gerais
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Programa de Pós-Graduação: |
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País: |
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Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-8ZLQD4 |
Resumo: | A pesquisa teve por objetivo geral analisar, por meio de estudos de casos clínicos, os processos de inclusão dos alunos identificados à escola regular através da categoria psiquiátrica de transtornos globais do desenvolvimento (TGD). Como objetivos específicos, listam-se: repertoriar as dificuldades dos professores na execução dos processos de inclusão; delimitar conceitualmente o termo transtorno global do desenvolvimento; e produzir material sobre tal categoria psiquiátrica, para favorecer o trabalho das equipes de inclusão e dos demais educadores nas escolas regulares. A partir da hipótese de que há dificuldades na compreensão dos educadores sobre o que seja transtorno global do desenvolvimento, este estudo investigou como ocorrem os processos de inclusão escolar destas crianças e por que alguns destes alunos constituem um problema para a escola. Para tanto, utilizou-se como metodologia de pesquisa do estudo de três casos clínicos. Na coleta de dados, utilizou-se de levantamento documental às pastas escolares dos alunos e de Entrevistas de Orientação Psicanalítica, tendo a Psicanálise como lente de leitura dos processos de inclusão escolar. Considerou-se também um percurso teórico em que se verificou a entrada do conceito categórico de transtornos globais do desenvolvimento no campo da Educação Especial no contexto da Educação Inclusiva, face à construção dos diversos paradigmas educacionais, apontando as nomeações dadas à deficiência ao longo deste processo e a busca por uma homogeneização feita pelo campo da Educação Especial Inclusiva, por ainda necessitar das categorias psiquiátricas para distinguir o público-alvo das ações de inclusão escolar. Também apresentou-se o percurso de construção teórica da categoria psiquiátrica dos transtornos globais do desenvolvimento, salientando a predominância que o autismo ganha face às outras entidades clínicas que foram agregadas à mesma categoria síndromes de Asperger, Rett e Heller e o transtorno global do desenvolvimento sem outra especificação. Finalmente, apresentaram-se as repercussões deste conceito sobre as produções teóricas e técnico-legais do campo da Educação Especial sob a perspectiva inclusiva e sobre os processos de inclusão dos alunos em questão. Considerou-se que, na execução dos processos de inclusão escolar, há particularidades que não se reduzem à nomeação categórica do público a que se destinam, que o diagnóstico clínico requerido pelo campo da Educação ao saber médico não soluciona os impasses do educador e que os maiores impasses da inclusão escolar estão nas crianças que não aprendem ou que desafiam a autoridade do professor, independentemente da condição clínica ou psíquica que possam apresentar. |
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Ana Lydia Bezerra SantiagoNadia Laguardia de LimaRaquel Martins de AssisFernanda do Valle Corrêa Ramos2019-08-11T21:02:44Z2019-08-11T21:02:44Z2012-08-30http://hdl.handle.net/1843/BUOS-8ZLQD4A pesquisa teve por objetivo geral analisar, por meio de estudos de casos clínicos, os processos de inclusão dos alunos identificados à escola regular através da categoria psiquiátrica de transtornos globais do desenvolvimento (TGD). Como objetivos específicos, listam-se: repertoriar as dificuldades dos professores na execução dos processos de inclusão; delimitar conceitualmente o termo transtorno global do desenvolvimento; e produzir material sobre tal categoria psiquiátrica, para favorecer o trabalho das equipes de inclusão e dos demais educadores nas escolas regulares. A partir da hipótese de que há dificuldades na compreensão dos educadores sobre o que seja transtorno global do desenvolvimento, este estudo investigou como ocorrem os processos de inclusão escolar destas crianças e por que alguns destes alunos constituem um problema para a escola. Para tanto, utilizou-se como metodologia de pesquisa do estudo de três casos clínicos. Na coleta de dados, utilizou-se de levantamento documental às pastas escolares dos alunos e de Entrevistas de Orientação Psicanalítica, tendo a Psicanálise como lente de leitura dos processos de inclusão escolar. Considerou-se também um percurso teórico em que se verificou a entrada do conceito categórico de transtornos globais do desenvolvimento no campo da Educação Especial no contexto da Educação Inclusiva, face à construção dos diversos paradigmas educacionais, apontando as nomeações dadas à deficiência ao longo deste processo e a busca por uma homogeneização feita pelo campo da Educação Especial Inclusiva, por ainda necessitar das categorias psiquiátricas para distinguir o público-alvo das ações de inclusão escolar. Também apresentou-se o percurso de construção teórica da categoria psiquiátrica dos transtornos globais do desenvolvimento, salientando a predominância que o autismo ganha face às outras entidades clínicas que foram agregadas à mesma categoria síndromes de Asperger, Rett e Heller e o transtorno global do desenvolvimento sem outra especificação. Finalmente, apresentaram-se as repercussões deste conceito sobre as produções teóricas e técnico-legais do campo da Educação Especial sob a perspectiva inclusiva e sobre os processos de inclusão dos alunos em questão. Considerou-se que, na execução dos processos de inclusão escolar, há particularidades que não se reduzem à nomeação categórica do público a que se destinam, que o diagnóstico clínico requerido pelo campo da Educação ao saber médico não soluciona os impasses do educador e que os maiores impasses da inclusão escolar estão nas crianças que não aprendem ou que desafiam a autoridade do professor, independentemente da condição clínica ou psíquica que possam apresentar.This research sought to analyze: the integration of students classified as having pervasive developmental disorder (PDD) in regular schools; to point and study the teachers difficulties in the execution of such processes; to delimit conceptually the persuasive developmentdisorder definition in order to assure its integration in regular schools; and to produce supporting material seeking to favor the integration work for education professionals in general. From the hypothesis that there are comprehension difficulties by educators on what is the persuasive development disorder, this study investigated how school integration processes happen for those children and why some students are taken as problem by schools. For this purpose, the methodology of Psychoanalytical Oriented Interview and three case studies weretaken along with the psychoanalysis approach to read these processes. It was considered a theoretical path in which it was verified the categorical concept of persuasive developmental disorder in the Special Education field contextualized in the Inclusive Education, which faced the development of a range of educational paradigms. The research pointed out the designations given to this deficiency along this process and the search for a homogeneous concept by the Inclusive Education field for it still needs psychiatric categories. It was also presented the theoretical development process of the psychiatric category of the persuasive developmental disorder, emphasizing the predominance that autism gets compared with other clinical psychic pathologies that were aggregated to the same category Asperger syndrome, Rett syndrome, Heller syndrome and the persuasive developmental disorder - not specifically oriented. Finally, it was presented this concept's unfolding on the theoretical and legaltechnical production of the Special Education in the inclusive perspective and on the inclusion processes of the related students. It was considered that, in the execution process of schoolintegration, there are particularities not restricted to the stated public category for who they are addressed, and further more, that the clinical diagnosis requested by the education field, from the medical field, doesn't answer the educators' dilemmas and that the major schoolintegration dilemma is on the children that don't learn or that challenge the teachers' authority, independently of their clinical or psychical conditions.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducaçãoPsicanálise Deficiências do desenvolvimento PsiquiatriaAutismoAlunos com transtornos globais do desenvolvimentoPsicanáliseEducação InclusivaProcessos de inclusão escolarPsiquiatriaAutismoAlunos com transtornos globais do desenvolvimento: da categoria psiquiátrica à particularidade do caso a caso nos processos de inclusão escolarinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdisserta__o_fernanda_do_valle_corr_a_ramos_em_pdf___vers_o_final_para__impress_o.pdfapplication/pdf973078https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-8ZLQD4/1/disserta__o_fernanda_do_valle_corr_a_ramos_em_pdf___vers_o_final_para__impress_o.pdf94579868dbdba381fcdfebd5e11e499eMD51TEXTdisserta__o_fernanda_do_valle_corr_a_ramos_em_pdf___vers_o_final_para__impress_o.pdf.txtdisserta__o_fernanda_do_valle_corr_a_ramos_em_pdf___vers_o_final_para__impress_o.pdf.txtExtracted texttext/plain527774https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-8ZLQD4/2/disserta__o_fernanda_do_valle_corr_a_ramos_em_pdf___vers_o_final_para__impress_o.pdf.txtb6c6a8e82b185628b820f12b8f3e2e3dMD521843/BUOS-8ZLQD42019-11-14 10:41:18.096oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-8ZLQD4Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T13:41:18Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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