A dinâmica discursiva na sala de aula e a apropriação da escrita

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 1998
Autor(a) principal: Maria do Socorro Alencar Nunes Macedo
Orientador(a): Maria das graças de castro sena
Banca de defesa: Roseli Cação Fontana, Magdah Becker Soares
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Minas Gerais
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/1843/FAEC-842P9B
Resumo: É objeto de análise deste estudo a dinâmica discursiva na sala de aula no contexto do processo de apropriação da ortografia pela criança.A opção por realizar a pesquisa no contexto da sala de aula permitiu-nos analisar os processos de interação verbal entre a professora e os alunos e entre os alinos,revelando os diferentes elementos que constituem o trabalho pedagógico. Para a análise dos dados estaremos inspirando-nos, principalmente, nos cnstrutos teóricos da psicologia histórico-cultural e dos estudos da linguagem, particularmente a teoria da enunciação de Bakthin.Segundo esses referenciais, os processos de interação social desencadeiam a elaboração do conhecimento pela mediação do outro e da linguagem. Destacamos para análise episódios de ensino-aprendizagem gravados em vídeo que nos apontam indícios da atividade intermental elaborada pelos sujeitos no processos de interlocucção com os pares e com a professora, ao problematizarem questões relatis aos aspectos ortográficos da língua escrita. Com a elaboração desse trabalho, temos a intenção de contribuir para o aprofundamento das questões relacionadas à dinâmica da elaboração do conhecimento na sala de aula e, assim, oferecer alguns elementos que possam contribuir para se pensar a formação de professores alfabetizadores.
id UFMG_9f3b727395cb4fd44d63157f18cb857a
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/FAEC-842P9B
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Maria das graças de castro senaEduardo Fleury MortimerRoseli Cação FontanaMagdah Becker SoaresMaria do Socorro Alencar Nunes Macedo2019-08-12T17:00:22Z2019-08-12T17:00:22Z1998-06-26http://hdl.handle.net/1843/FAEC-842P9BÉ objeto de análise deste estudo a dinâmica discursiva na sala de aula no contexto do processo de apropriação da ortografia pela criança.A opção por realizar a pesquisa no contexto da sala de aula permitiu-nos analisar os processos de interação verbal entre a professora e os alunos e entre os alinos,revelando os diferentes elementos que constituem o trabalho pedagógico. Para a análise dos dados estaremos inspirando-nos, principalmente, nos cnstrutos teóricos da psicologia histórico-cultural e dos estudos da linguagem, particularmente a teoria da enunciação de Bakthin.Segundo esses referenciais, os processos de interação social desencadeiam a elaboração do conhecimento pela mediação do outro e da linguagem. Destacamos para análise episódios de ensino-aprendizagem gravados em vídeo que nos apontam indícios da atividade intermental elaborada pelos sujeitos no processos de interlocucção com os pares e com a professora, ao problematizarem questões relatis aos aspectos ortográficos da língua escrita. Com a elaboração desse trabalho, temos a intenção de contribuir para o aprofundamento das questões relacionadas à dinâmica da elaboração do conhecimento na sala de aula e, assim, oferecer alguns elementos que possam contribuir para se pensar a formação de professores alfabetizadores.This study analyzes the process by wich children appropriate ortography in the context of classroom discoursive dynamics.The fact of having chosen to condut this research in the classroom has allowed us to analyze the process of verbal interaction between teachr and student and amongst students themselves, thus revealing different elements which make up pedagogical work. In order to analyze data, we will dra mainly on the theoreticl constructs of historical-cultural psychology and on those of lnguae studies, specilly on Bakhtin's enunciation theory. According to these references, social interaction proceses generate Knowledge through mediation of ohers and thouh language. We have highlihted vídeo ecorded teaching-lerning processes which eveal evidence of intermental and inramental actiities elaborated by subjects in interlocution processes with their pers and teacher, as they raise questions concrning written language features. Through this analisis our aim is to contribute to questions concerning the elabotion of knowledge in the clasrrom this offering elements which may contribute to the eduction of those involved in teaching how to read and rite.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGRelação professor-alunoSala de aulaAlfabetizadoresDinâmica discursiva na sala de aulaA dinâmica discursiva na sala de aula e a apropriação da escritainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALa_dinamica_dircursiva.pdfapplication/pdf24605354https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-842P9B/1/a_dinamica_dircursiva.pdff70245ea02d069eb93a176c85b930addMD51TEXTa_dinamica_dircursiva.pdf.txta_dinamica_dircursiva.pdf.txtExtracted texttext/plain187https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-842P9B/2/a_dinamica_dircursiva.pdf.txta5b8d8c880af6630615d6618128b9fc3MD521843/FAEC-842P9B2019-11-14 18:50:38.851oai:repositorio.ufmg.br:1843/FAEC-842P9BRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T21:50:38Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A dinâmica discursiva na sala de aula e a apropriação da escrita
title A dinâmica discursiva na sala de aula e a apropriação da escrita
spellingShingle A dinâmica discursiva na sala de aula e a apropriação da escrita
Maria do Socorro Alencar Nunes Macedo
Dinâmica discursiva na sala de aula
Relação professor-aluno
Sala de aula
Alfabetizadores
title_short A dinâmica discursiva na sala de aula e a apropriação da escrita
title_full A dinâmica discursiva na sala de aula e a apropriação da escrita
title_fullStr A dinâmica discursiva na sala de aula e a apropriação da escrita
title_full_unstemmed A dinâmica discursiva na sala de aula e a apropriação da escrita
title_sort A dinâmica discursiva na sala de aula e a apropriação da escrita
author Maria do Socorro Alencar Nunes Macedo
author_facet Maria do Socorro Alencar Nunes Macedo
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Maria das graças de castro sena
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Eduardo Fleury Mortimer
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Roseli Cação Fontana
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Magdah Becker Soares
dc.contributor.author.fl_str_mv Maria do Socorro Alencar Nunes Macedo
contributor_str_mv Maria das graças de castro sena
Eduardo Fleury Mortimer
Roseli Cação Fontana
Magdah Becker Soares
dc.subject.por.fl_str_mv Dinâmica discursiva na sala de aula
topic Dinâmica discursiva na sala de aula
Relação professor-aluno
Sala de aula
Alfabetizadores
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Relação professor-aluno
Sala de aula
Alfabetizadores
description É objeto de análise deste estudo a dinâmica discursiva na sala de aula no contexto do processo de apropriação da ortografia pela criança.A opção por realizar a pesquisa no contexto da sala de aula permitiu-nos analisar os processos de interação verbal entre a professora e os alunos e entre os alinos,revelando os diferentes elementos que constituem o trabalho pedagógico. Para a análise dos dados estaremos inspirando-nos, principalmente, nos cnstrutos teóricos da psicologia histórico-cultural e dos estudos da linguagem, particularmente a teoria da enunciação de Bakthin.Segundo esses referenciais, os processos de interação social desencadeiam a elaboração do conhecimento pela mediação do outro e da linguagem. Destacamos para análise episódios de ensino-aprendizagem gravados em vídeo que nos apontam indícios da atividade intermental elaborada pelos sujeitos no processos de interlocucção com os pares e com a professora, ao problematizarem questões relatis aos aspectos ortográficos da língua escrita. Com a elaboração desse trabalho, temos a intenção de contribuir para o aprofundamento das questões relacionadas à dinâmica da elaboração do conhecimento na sala de aula e, assim, oferecer alguns elementos que possam contribuir para se pensar a formação de professores alfabetizadores.
publishDate 1998
dc.date.issued.fl_str_mv 1998-06-26
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-12T17:00:22Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-12T17:00:22Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/FAEC-842P9B
url http://hdl.handle.net/1843/FAEC-842P9B
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-842P9B/1/a_dinamica_dircursiva.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-842P9B/2/a_dinamica_dircursiva.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv f70245ea02d069eb93a176c85b930add
a5b8d8c880af6630615d6618128b9fc3
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1793891073588723712