Avaliação comportamental do processamento auditivo em adultos antes e após a reabilitação auditiva

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2013
Autor(a) principal: Cristiane Bueno Sales
Orientador(a): Carlos Faria Santos Amaral
Banca de defesa: Luciana Macedo de Resende, Rogerio Gomes Beato
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Minas Gerais
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9G8EYT
Resumo: Introdução: A audição é fundamental para a comunicação humana. O impacto da perda auditiva pode provocar consequências biológicas, psicológicas e sociais. O processo de reabilitação auditiva auxilia os indivíduos com perda auditiva a melhorar o desempenho frente às dificuldades de comunicação, presentes nas situações de vida diária. Há boas razões para se acreditar em mudanças fisiológicas no sistema auditivo central, decorrentes da sua estimulação após a adaptação auditiva associada ao treinamento auditivo. Objetivo: Descrever os achados dos testes comportamentais do processamento auditivo em pacientes com diagnóstico de perda auditiva neurossensorial de grau leve a moderado e verificar se a reabilitação auditiva produz mudanças nos resultados dos padrões de resposta a estes testes. Métodos: Trata-se de estudo experimental em que foram comparados os achados da avaliação comportamental do processamento auditivo em 22 pacientes com perda auditiva pós-lingual leve ou moderada, antes e após a reabilitação auditiva. Foram estudados todos os mecanismos envolvidos na avaliação comportamental do processamento auditivo das quatro grandes categorias funcionais propostas pela literatura. Resultados: A reabilitação auditiva em pacientes com perda auditiva leve e moderada ocasionou melhora significante das habilidades do processamento auditivo. Diferentemente dos estudos já publicados, a comparação dos resultados nas situações inicial e final não sofreu influências de outras variáveis. Estes resultados sugerem que os padrões de respostas do sistema auditivo central de adultos podem modificar-se com a reabilitação auditiva. Conclusão: Os resultados reforçam a importância da indicação rotineira nos Serviços de Atenção à Saúde Auditiva de avaliações comportamentais do processamento auditivo e reabilitação auditiva, compreendendo a adaptação de AASI e o treinamento das habilidades auditivas, independentemente da idade do paciente. A adaptação de AASI associada à melhora na velocidade do processamento auditivo pode contribuir para que o paciente esteja mais bem preparado para enfrentar as situações do dia-a-dia, resultando em integração social mais adequada.
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Métodos: Trata-se de estudo experimental em que foram comparados os achados da avaliação comportamental do processamento auditivo em 22 pacientes com perda auditiva pós-lingual leve ou moderada, antes e após a reabilitação auditiva. Foram estudados todos os mecanismos envolvidos na avaliação comportamental do processamento auditivo das quatro grandes categorias funcionais propostas pela literatura. Resultados: A reabilitação auditiva em pacientes com perda auditiva leve e moderada ocasionou melhora significante das habilidades do processamento auditivo. Diferentemente dos estudos já publicados, a comparação dos resultados nas situações inicial e final não sofreu influências de outras variáveis. Estes resultados sugerem que os padrões de respostas do sistema auditivo central de adultos podem modificar-se com a reabilitação auditiva. Conclusão: Os resultados reforçam a importância da indicação rotineira nos Serviços de Atenção à Saúde Auditiva de avaliações comportamentais do processamento auditivo e reabilitação auditiva, compreendendo a adaptação de AASI e o treinamento das habilidades auditivas, independentemente da idade do paciente. A adaptação de AASI associada à melhora na velocidade do processamento auditivo pode contribuir para que o paciente esteja mais bem preparado para enfrentar as situações do dia-a-dia, resultando em integração social mais adequada.Introduction: Hearing is fundamental to human communication. The impact of hearing loss can cause biological, psychological and social consequences. The auditory process of rehabilitation aids individuals with hearing loss to improve communication performance present in daily life situations. There are good reasons to believe in physiological changes of the central auditory system due to its stimulation after auditory adaptation associated with hearing training. Objectives: To describe the findings of behavioral tests of auditory processing in patients with mild to moderate neurosensory hearing loss and to verify if the auditory rehabilitation produces changes in the response patterns to these tests. Methods: This is an experimental study in which the findings of behavioral assessment of auditory processing of 22 patients with mild or moderate post-lingual hearing loss were compared before and after rehabilitation. We studied all the mechanisms involved in the behavioral assessment of auditory processing of the four major functional categories proposed in the literature. Results: Auditory rehabilitation in patients with mild to moderate hearing loss caused significant improvement of auditory processing. Unlike previously published studies, the comparison of the results of the initial and final evaluations did not suffer influence of other variables. These results suggest that the response patterns of the adult central auditory system may change with auditory rehabilitation. Conclusion: The results emphasize the importance of routine indication by Health Care Hearing Services of behavioral assessments of auditory processing and auditory rehabilitation, including the hearing aid fitting and the training of listening skills, regardless of patient age. The hearing aid fitting associated with improvement in the speed of auditory processing may contribute to better prepare patients to daily life situations, resulting in more adequate social integration.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGPercepção auditivaSurdezFonoaudiologiaAuxiliares de audiçãoSurdez/reabilitaçãoPerda auditiva neurossensorial/complicaçõesAudiçãoCorreção de deficiência auditivaAuxiliares de audiçãoEducação de pessoas com deficiência auditivaAudiçãoCorreção de deficiência auditivaPerda auditivaAvaliação comportamental do processamento auditivo em adultos antes e após a reabilitação auditivainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALcristiane_bueno_sales___mestrado_final.pdfapplication/pdf1965128https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9G8EYT/1/cristiane_bueno_sales___mestrado_final.pdf820bc9fc01dc795cb62cf9b127eaa5c5MD51TEXTcristiane_bueno_sales___mestrado_final.pdf.txtcristiane_bueno_sales___mestrado_final.pdf.txtExtracted texttext/plain111902https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9G8EYT/2/cristiane_bueno_sales___mestrado_final.pdf.txtb2dda12680de8742e45cf9c48ac795feMD521843/BUBD-9G8EYT2019-11-14 07:37:05.628oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9G8EYTRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T10:37:05Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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