O processo de constituição de aspirações ocupacionais na interface educação/trabalho.

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2010
Autor(a) principal: Marta Santos Sales
Orientador(a): Jorge Alexandre Barbosa Neves
Banca de defesa: Elaine Meire Vilela
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Minas Gerais
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/1843/VCSA-874LKN
Resumo: O objetivo dessa pesquisa foi investigar o processo de constituição de aspirações ocupacionais e adolescentes, considerando condição sócio-econômica, gênero e a prática de trabalho nessa fase da vida. Com relação a tal processo, o foco foi a dinâmica da relação entre pais e filhos, através das expectativas dos primeiros. Pesquisar o processo de constituição de aspirações ocupacionais significa investigar a relação entre pais e adolescentes, pois as expectativas dos primeiros é determinante no processo. Assim, o interesse foi investigar se essa relação é responsável pela inserção dos adolescentes no mercado de trabalho, nessa fase da vida (Entwisle; Alexander, Olson, 2007; Halaby, 2003). A discussão em torno do trabalho na adolescência, bem como dos mecanismos envolvidos nesse processo é de grande importância no Brasil, onde cerca de 1/3 dos adolescentes entre 15 e 17 anos encontravam-se trabalhando em 2001, conciliando estudo e trabalho ou somente trabalhando, conforme dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (PNAD) (Sabóia, Soares, Kappel, 2004). A questão do trabalho infantil e do adolescente, há muito tempo, é tema de debate no campo dos direitos sociais. Porém, apenas em 1990 com a aprovação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA)1, que o Brasil se aproximou de uma possível garantia dos direitos fundamentais e no estabelecimento de deveres da família e do Estado para com a criança e o adolescente ((Brasil, 1990). Para responder às questões propostas, realizou-se a associação de métodos quantitativos e qualitativos. Primeiro, foram considerados dois grupos de adolescentes que trabalham, aqueles oriundos da classe média e aqueles de baixa renda, que estão inseridos em programas sociais; e dois grupos controle, que foram compostos por aqueles adolescentes das referidas condições sócio-econômicas, porém que não trabalhavam. E, em todos os casos, houve a presença de educação formal. A partir disso, a amostra qualitativa foi composta por 20 adolescentes entre 15 e 18 anos de idade, que estavam cursando o ensino médio, de ambos os sexos e os respectivos pais. Esses critérios buscaram atender o objetivo de que os sujeitos estivessem no período da adolescência, no qual o processo de constituição das aspirações ocupacionais ainda está intenso, embora menos do que na infância (Bryant; Zvonkovic; Reynolds, 2007). Foi utilizado também o banco de dados da pesquisa Perdas Sociais Causadas pela Violência: Violência nas escolas, realizada em 2005, pelo Centro de Estudos de Criminalidade e Segurança Pública (CRISP), com 3.568 casos da população de estudantes da região metropolitana de Belo Horizonte. A amostra para essa etapa respeitou os mesmos critérios da etapa qualitativa, resultando em 881 casos. A pesquisa empírica não dispensa uma revisão de literatura, de modo que estudos do campo da realização do status (Featherman e Haller, 2006; Haller e Portes, 1973; Mead, 1934) e de desigualdade de classe, raça e gênero no Brasil (Aguiar, Fernandes e Neves, 2007; Ribeiro, 2003) fundamentaram a análise dos dados. Os resultados encontrados permitiram realizar uma descrição das aspirações e expectativas dos sujeitos estudados, de acordo com as variáveis selecionadas; e buscar compreender os mecanismos que os constituem que estão presentes na interação familiar, bem como realizar algumas inferências com relação à presença do trabalho na adolescência e suas implicações nas políticas públicas
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spelling Jorge Alexandre Barbosa NevesElaine Meire VilelaMarta Santos Sales2019-08-14T09:48:35Z2019-08-14T09:48:35Z2010-02-26http://hdl.handle.net/1843/VCSA-874LKNO objetivo dessa pesquisa foi investigar o processo de constituição de aspirações ocupacionais e adolescentes, considerando condição sócio-econômica, gênero e a prática de trabalho nessa fase da vida. Com relação a tal processo, o foco foi a dinâmica da relação entre pais e filhos, através das expectativas dos primeiros. Pesquisar o processo de constituição de aspirações ocupacionais significa investigar a relação entre pais e adolescentes, pois as expectativas dos primeiros é determinante no processo. Assim, o interesse foi investigar se essa relação é responsável pela inserção dos adolescentes no mercado de trabalho, nessa fase da vida (Entwisle; Alexander, Olson, 2007; Halaby, 2003). A discussão em torno do trabalho na adolescência, bem como dos mecanismos envolvidos nesse processo é de grande importância no Brasil, onde cerca de 1/3 dos adolescentes entre 15 e 17 anos encontravam-se trabalhando em 2001, conciliando estudo e trabalho ou somente trabalhando, conforme dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (PNAD) (Sabóia, Soares, Kappel, 2004). A questão do trabalho infantil e do adolescente, há muito tempo, é tema de debate no campo dos direitos sociais. Porém, apenas em 1990 com a aprovação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA)1, que o Brasil se aproximou de uma possível garantia dos direitos fundamentais e no estabelecimento de deveres da família e do Estado para com a criança e o adolescente ((Brasil, 1990). Para responder às questões propostas, realizou-se a associação de métodos quantitativos e qualitativos. Primeiro, foram considerados dois grupos de adolescentes que trabalham, aqueles oriundos da classe média e aqueles de baixa renda, que estão inseridos em programas sociais; e dois grupos controle, que foram compostos por aqueles adolescentes das referidas condições sócio-econômicas, porém que não trabalhavam. E, em todos os casos, houve a presença de educação formal. A partir disso, a amostra qualitativa foi composta por 20 adolescentes entre 15 e 18 anos de idade, que estavam cursando o ensino médio, de ambos os sexos e os respectivos pais. Esses critérios buscaram atender o objetivo de que os sujeitos estivessem no período da adolescência, no qual o processo de constituição das aspirações ocupacionais ainda está intenso, embora menos do que na infância (Bryant; Zvonkovic; Reynolds, 2007). Foi utilizado também o banco de dados da pesquisa Perdas Sociais Causadas pela Violência: Violência nas escolas, realizada em 2005, pelo Centro de Estudos de Criminalidade e Segurança Pública (CRISP), com 3.568 casos da população de estudantes da região metropolitana de Belo Horizonte. A amostra para essa etapa respeitou os mesmos critérios da etapa qualitativa, resultando em 881 casos. A pesquisa empírica não dispensa uma revisão de literatura, de modo que estudos do campo da realização do status (Featherman e Haller, 2006; Haller e Portes, 1973; Mead, 1934) e de desigualdade de classe, raça e gênero no Brasil (Aguiar, Fernandes e Neves, 2007; Ribeiro, 2003) fundamentaram a análise dos dados. Os resultados encontrados permitiram realizar uma descrição das aspirações e expectativas dos sujeitos estudados, de acordo com as variáveis selecionadas; e buscar compreender os mecanismos que os constituem que estão presentes na interação familiar, bem como realizar algumas inferências com relação à presença do trabalho na adolescência e suas implicações nas políticas públicasThe goal of this research was to investigate how the process of formation of occupational aspirations and adolescents, differentiating them by class, gender and participation of the labor market. With respect to this process, the focus was the dynamics of the relationship between parents and children, through the expectations of the former. The interest of this proposal was to study how to represent the occupational aspirations in relation to parents, regarding socioeconomic factors and gender, and investigate whether this relationship is crucial to the inclusion of adolescents in the labor market that stage of life (Entwisle; Alexander, Olson, 2007; Halaby, 2003). The discussion around work in adolescence, as well as the mechanisms involved in this process is of paramount importance in Brazil, where about one third of teenagers between 15 and 17 years were working in 2001, combining study and work or just working , according to data from the National Sample Survey (PNAD) (Savoy, Smith, Kappel, 2004). The issue of child and adolescent, long ago, is the subject of debate in the field of social rights. But only in 1990 with the approval of the Child and Adolescent (ECA), that Brasil moved closer to a possible guarantee of fundamental rights and the establishment of family duties and the state towards children and adolescents ((Brazil , 1990). To answer the questions posed, there was the combination of quantitative and qualitative methods. First, we considered two groups of adolescents who work, those middle class and those with low incomes, which are embedded in social programs, and two control groups, which were composed of those teens of those socio-economic conditions, but not worked. And in all cases was the presence of formal education. From this, the qualitative sample consisted of 20 adolescents between 15 and 18 years of age who were attending high school, of both sexes and their parents. They sought to meet the objective criteria that the subjects were in the period of adolescence, where the process of formation of occupational aspirations is still intense, though less than in childhood ( Bryant, Zvonkovic e Reynolds, 2007). We also used the database of the research "Social Losses Caused by Violence: Violence in schools", held in 2005 by the Centro de Estudos em Criminalidade e Segurança Pública (CRISP), with 3568 cases of the student population of the metropolitan region of Belo horizon. The sample for this step has met the same criteria of the qualitative phase, resulting in 881 case. The empirical research does not relieve a literature review, so that field studies of the implementation of status (Featherman and Haller, 2006, Haller and Portes, 1973; Mead, 1934) and inequality of class, race and gender in Brazil (Aguiar , Fernandes and Neves, 2007; Ribeiro, 2003) based the data analysis. Findings allowed to carry out a description of the aspirations and expectations of the subjects studied, according to selected variables, and attempt to understand the mechanisms that are present in family interaction, and make some inferences regarding the presence of work in adolescence and its implications for public policy.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGOcupaçõesTrabalhoSociologiaAdolescentes Condições sociaisTrabalhoExpectativasBackgroundAspiraçõesGêneroFamíliaO processo de constituição de aspirações ocupacionais na interface educação/trabalho.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdisserta__o_final.pdfapplication/pdf959406https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VCSA-874LKN/1/disserta__o_final.pdf533619c879d9a8ea4320b42d5540adbcMD51TEXTdisserta__o_final.pdf.txtdisserta__o_final.pdf.txtExtracted texttext/plain309881https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VCSA-874LKN/2/disserta__o_final.pdf.txta397e6c1bb0b1ddba714a6153a36c4dfMD521843/VCSA-874LKN2019-11-14 20:02:00.829oai:repositorio.ufmg.br:1843/VCSA-874LKNRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T23:02Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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