"O que ser aos trinta": aspirações ocupacionais de jovens, negros e brancos, na cidade de Belo Horizonte

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2006
Autor(a) principal: Rodrigo Ednilson de Jesus
Orientador(a): Danielle Cireno Fernandes
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Minas Gerais
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/1843/VCSA-7NRRYB
Resumo: No mundo moderno, a educação tem se tornado, cada vez mais, um importante fator de explicação do alcance ocupacional dos indivíduos, e, ao mesmo tempo, tem ocupado um lugar central na análise da estratificação e da mobilidade social. Nos estudos recentes sobre desigualdades no Brasil há uma tendência em diagnosticar a reprodução das desigualdades históricas, no que diz respeito ao alcance educacional e ocupacional da população branca e negra. Este trabalho tem por objetivo discutir o processo social de construção das expectativas e aspirações educacionais e ocupacionais, além de investigar, de forma comparada, as aspirações ocupacionais de jovens estudantes negros e brancos da cidade de Belo Horizonte. Os resultados indicam que, uma análise adequada do processo de construção das expectativas e aspirações, deva considerar uma multidimensionalidade de fatores, incluindo um conjunto de características socioêconômicas, bem como um conjunto de características sociopsicológicas. Os resultados indicam ainda que, de par com as desigualdades socioeconômicas existentes entre a população branca e negra no Brasil, as aspirações ocupacionais de estudantes negros e brancos também são desiguais, mais otimistas entre estudantes brancos e menos otimistas entre os estudantes negros.
id UFMG_dc0ebc03e310c32c5770650cfe13da5f
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/VCSA-7NRRYB
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Danielle Cireno FernandesRodrigo Ednilson de Jesus2019-08-13T13:50:08Z2019-08-13T13:50:08Z2006-11-24http://hdl.handle.net/1843/VCSA-7NRRYBNo mundo moderno, a educação tem se tornado, cada vez mais, um importante fator de explicação do alcance ocupacional dos indivíduos, e, ao mesmo tempo, tem ocupado um lugar central na análise da estratificação e da mobilidade social. Nos estudos recentes sobre desigualdades no Brasil há uma tendência em diagnosticar a reprodução das desigualdades históricas, no que diz respeito ao alcance educacional e ocupacional da população branca e negra. Este trabalho tem por objetivo discutir o processo social de construção das expectativas e aspirações educacionais e ocupacionais, além de investigar, de forma comparada, as aspirações ocupacionais de jovens estudantes negros e brancos da cidade de Belo Horizonte. Os resultados indicam que, uma análise adequada do processo de construção das expectativas e aspirações, deva considerar uma multidimensionalidade de fatores, incluindo um conjunto de características socioêconômicas, bem como um conjunto de características sociopsicológicas. Os resultados indicam ainda que, de par com as desigualdades socioeconômicas existentes entre a população branca e negra no Brasil, as aspirações ocupacionais de estudantes negros e brancos também são desiguais, mais otimistas entre estudantes brancos e menos otimistas entre os estudantes negros.In the modern world, the education has if become, every time more, a individuals ocupational reach explanation important factor, that, then, occupies a central place in the bedding and social mobility analyzis. In the recent studies about inequalities in Brazil there is a tendency in diagnose the historical inequalities reproduction, in the that tells within reach white and black population educational and occupational respect. This work has for goal the expectations constrution social process and educational and occupational aspirations, besides investigating, of compared form, the occupational aspirations the young students black and white of city of Belo Horizonte. The results indicate that, a adequate analysis of expectations and aspirations construction process, must consider umna dimensionalidade of factors, including a characteristic socioeconomics set, as well as a characteristic socio-psychological set. The results indicate although, of pair with the inequalities socioeconomics existing between white and black population in Brazil, the young black an white students occupational aspirations also are unlike, with a significant negative impact in the students' black occupational aspirations.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGOcupaçõesSociologiaEducaçãoOcupaçõesJovensSociologiaEducação"O que ser aos trinta": aspirações ocupacionais de jovens, negros e brancos, na cidade de Belo Horizonteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALo_que_ser_aos_trinta.pdfapplication/pdf4496861https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VCSA-7NRRYB/1/o_que_ser_aos_trinta.pdfba79afc80867f058e8bf7be56ead0c49MD51TEXTo_que_ser_aos_trinta.pdf.txto_que_ser_aos_trinta.pdf.txtExtracted texttext/plain258513https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VCSA-7NRRYB/2/o_que_ser_aos_trinta.pdf.txtc802c591aeeffb5a10a232ec0d116fa4MD521843/VCSA-7NRRYB2019-11-14 23:17:55.505oai:repositorio.ufmg.br:1843/VCSA-7NRRYBRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-15T02:17:55Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv "O que ser aos trinta": aspirações ocupacionais de jovens, negros e brancos, na cidade de Belo Horizonte
title "O que ser aos trinta": aspirações ocupacionais de jovens, negros e brancos, na cidade de Belo Horizonte
spellingShingle "O que ser aos trinta": aspirações ocupacionais de jovens, negros e brancos, na cidade de Belo Horizonte
Rodrigo Ednilson de Jesus
Ocupações
Jovens
Sociologia
Educação
Ocupações
Sociologia
Educação
title_short "O que ser aos trinta": aspirações ocupacionais de jovens, negros e brancos, na cidade de Belo Horizonte
title_full "O que ser aos trinta": aspirações ocupacionais de jovens, negros e brancos, na cidade de Belo Horizonte
title_fullStr "O que ser aos trinta": aspirações ocupacionais de jovens, negros e brancos, na cidade de Belo Horizonte
title_full_unstemmed "O que ser aos trinta": aspirações ocupacionais de jovens, negros e brancos, na cidade de Belo Horizonte
title_sort "O que ser aos trinta": aspirações ocupacionais de jovens, negros e brancos, na cidade de Belo Horizonte
author Rodrigo Ednilson de Jesus
author_facet Rodrigo Ednilson de Jesus
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Danielle Cireno Fernandes
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigo Ednilson de Jesus
contributor_str_mv Danielle Cireno Fernandes
dc.subject.por.fl_str_mv Ocupações
Jovens
Sociologia
Educação
topic Ocupações
Jovens
Sociologia
Educação
Ocupações
Sociologia
Educação
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Ocupações
Sociologia
Educação
description No mundo moderno, a educação tem se tornado, cada vez mais, um importante fator de explicação do alcance ocupacional dos indivíduos, e, ao mesmo tempo, tem ocupado um lugar central na análise da estratificação e da mobilidade social. Nos estudos recentes sobre desigualdades no Brasil há uma tendência em diagnosticar a reprodução das desigualdades históricas, no que diz respeito ao alcance educacional e ocupacional da população branca e negra. Este trabalho tem por objetivo discutir o processo social de construção das expectativas e aspirações educacionais e ocupacionais, além de investigar, de forma comparada, as aspirações ocupacionais de jovens estudantes negros e brancos da cidade de Belo Horizonte. Os resultados indicam que, uma análise adequada do processo de construção das expectativas e aspirações, deva considerar uma multidimensionalidade de fatores, incluindo um conjunto de características socioêconômicas, bem como um conjunto de características sociopsicológicas. Os resultados indicam ainda que, de par com as desigualdades socioeconômicas existentes entre a população branca e negra no Brasil, as aspirações ocupacionais de estudantes negros e brancos também são desiguais, mais otimistas entre estudantes brancos e menos otimistas entre os estudantes negros.
publishDate 2006
dc.date.issued.fl_str_mv 2006-11-24
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-13T13:50:08Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-13T13:50:08Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/VCSA-7NRRYB
url http://hdl.handle.net/1843/VCSA-7NRRYB
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VCSA-7NRRYB/1/o_que_ser_aos_trinta.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VCSA-7NRRYB/2/o_que_ser_aos_trinta.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv ba79afc80867f058e8bf7be56ead0c49
c802c591aeeffb5a10a232ec0d116fa4
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797973244617162752