Carreira em tecnologia da informação: um estudo junto a profissionais de Minas Gerais
Ano de defesa: | 2018 |
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Autor(a) principal: | |
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Tipo de documento: | Tese |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal de Minas Gerais
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AZMMHD |
Resumo: | Esta Tese teve como objetivo discutir como profissionais de Tecnologia da Informação (TI) estão construindo suas carreiras no contexto atual, de modo a sugerir um Modelo de Análise das Carreiras em TI. Tema recente, o debate sobre carreiras ganhou ainda mais relevância em um ambiente em que várias e diferentes tem sido as trajetórias profissionais traçadas pelas pessoas. Com a evolução do campo de TI, esses profissionais também têm tido um leque maior de possibilidades de trabalho e desenvolvimento de carreira, e com isso, têm muito a dizer sobre suas especificidades e sobre o modo como lidam com o trabalho. Nesta perspectiva, foi realizada uma pesquisa descritiva-qualitativa junto a 30 profissionais de TI dos setores privado e público, além de autônomos e empreendedores, que lidam com inovação em Minas Gerais. Aplicou-se um questionário demográfico-funcional e foram realizadas entrevistas semi-estruturadas. Tais entrevistas foram analisadas a partir de quatro categorias presentes na literatura do tema, que são: caracterização, desenvolvimento, desafios para as pessoas e desafios para as empresas. Após análise inicial, essas categorias foram reavaliadas, de modo a gerar um Modelo de Análise, considerando os aspectos individuais, organizacionais e contextuais das carreiras de TI. Os resultados revelaram que o campo de TI evoluiu e tem exigido dos profissionais uma postura mais ativa quanto ao aprendizado, desenvolvimento de habilidades e competências, leitura e adaptação do mercado em que atua. Notou-se, ainda, que a aprendizagem ocorre por mecanismos formais e informais e que a certificação não é o recurso utilizado pela maioria dos profissionais entrevistados. No que tange às empresas, ficou evidente que o tema carreiras não é visto como uma prioridade, em função de outras demandas e também do despreparo de gestores. Além disso, as políticas e práticas de gestão utilizadas nem sempre estão adaptadas às particularidades do campo de TI. Tendo em vista esses resultados, o Modelo de Análise construído sugere que no quesito individual é importante considerar o momento da escolha e/ou mudança profissional, a formação e a postura exigidas, assim como as condições da profissão de TI. Já no quesito organizacional identificou-se que são necessárias políticas e práticas gerais e também associadas às carreiras em TI nas empresas. E, como fatores contextuais chegou-se à conclusão que aspectos econômicos, políticos, sociais e culturais também influenciam as carreiras em Tecnologia da Informação. O desenvolvimento da presente pesquisa e do Modelo de Análise das Carreiras em TI contribui para o resgate teórico acerca dos temas carreiras e tecnologia da informação, além de fornecer informações que podem subsidiar a prática da escolha/recolocação profissional, a geração de políticas e práticas de gestão nas empresas, voltadas para o público de TI, dentre outros. |
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Allan Claudius Queiroz BarbosaVictor Natanael Schwetter SilveiraZélia Miranda KilimnikAmyra Moyzes SarsurReginaldo de Jesus Carvalho LimaElida Patricia de Souza2019-08-11T07:39:09Z2019-08-11T07:39:09Z2018-04-20http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AZMMHDEsta Tese teve como objetivo discutir como profissionais de Tecnologia da Informação (TI) estão construindo suas carreiras no contexto atual, de modo a sugerir um Modelo de Análise das Carreiras em TI. Tema recente, o debate sobre carreiras ganhou ainda mais relevância em um ambiente em que várias e diferentes tem sido as trajetórias profissionais traçadas pelas pessoas. Com a evolução do campo de TI, esses profissionais também têm tido um leque maior de possibilidades de trabalho e desenvolvimento de carreira, e com isso, têm muito a dizer sobre suas especificidades e sobre o modo como lidam com o trabalho. Nesta perspectiva, foi realizada uma pesquisa descritiva-qualitativa junto a 30 profissionais de TI dos setores privado e público, além de autônomos e empreendedores, que lidam com inovação em Minas Gerais. Aplicou-se um questionário demográfico-funcional e foram realizadas entrevistas semi-estruturadas. Tais entrevistas foram analisadas a partir de quatro categorias presentes na literatura do tema, que são: caracterização, desenvolvimento, desafios para as pessoas e desafios para as empresas. Após análise inicial, essas categorias foram reavaliadas, de modo a gerar um Modelo de Análise, considerando os aspectos individuais, organizacionais e contextuais das carreiras de TI. Os resultados revelaram que o campo de TI evoluiu e tem exigido dos profissionais uma postura mais ativa quanto ao aprendizado, desenvolvimento de habilidades e competências, leitura e adaptação do mercado em que atua. Notou-se, ainda, que a aprendizagem ocorre por mecanismos formais e informais e que a certificação não é o recurso utilizado pela maioria dos profissionais entrevistados. No que tange às empresas, ficou evidente que o tema carreiras não é visto como uma prioridade, em função de outras demandas e também do despreparo de gestores. Além disso, as políticas e práticas de gestão utilizadas nem sempre estão adaptadas às particularidades do campo de TI. Tendo em vista esses resultados, o Modelo de Análise construído sugere que no quesito individual é importante considerar o momento da escolha e/ou mudança profissional, a formação e a postura exigidas, assim como as condições da profissão de TI. Já no quesito organizacional identificou-se que são necessárias políticas e práticas gerais e também associadas às carreiras em TI nas empresas. E, como fatores contextuais chegou-se à conclusão que aspectos econômicos, políticos, sociais e culturais também influenciam as carreiras em Tecnologia da Informação. O desenvolvimento da presente pesquisa e do Modelo de Análise das Carreiras em TI contribui para o resgate teórico acerca dos temas carreiras e tecnologia da informação, além de fornecer informações que podem subsidiar a prática da escolha/recolocação profissional, a geração de políticas e práticas de gestão nas empresas, voltadas para o público de TI, dentre outros.This thesis aimed to discuss how Information Technology (IT) professionals are building their careers in the current context, in order to suggest a Career Analysis Model in IT. A recent theme, the debate on "careers" has gained even more relevance in an environment in which several and different professional trajectories have been traced by people. With the evolution of the IT field, these professionals have also had a greater range of job possibilities and career development, and with that, they have a lot to say about their specifics and how they deal with work. In this perspective, a descriptive-qualitative research was carried out with 30 IT professionals from the private and public sectors, as well as autonomous and entrepreneurs, who deal with innovation in Minas Gerais. A demographic-functional questionnaire was applied and semi-structured interviews were conducted. These interviews were analyzed from four categories present in the literature of the theme, which are: characterization, development, challenges for the people and challenges for the companies. After initial analysis, these categories were re-evaluated in order to generate an Analysis Model, considering the individual, organizational and contextual aspects of IT careers. The results revealed that the field of IT has evolved and has required professionals to be more active in learning, developing skills and competences, reading and adapting the market in which it operates. It was also noted that learning occurs through formal and informal mechanisms and that certification is not the resource used by the majority of professionals interviewed. With regard to companies, it became evident that the theme of "careers" is not seen as a priority, due to other demands and also the lack of preparation of managers. In addition, the management policies and practices used are not always adapted to the particularities of the IT field. In view of these results, the constructed Analysis Model suggests that in the individual question it is important to consider the moment of choice and / or professional change, the training and posture required, as well as the conditions of the IT profession. Already in the organizational question it was identified that policies and practices are necessary and also associated with IT careers in companies. And, as contextual factors came to the conclusion that economic, political, social and cultural aspects also influence the careers in Information Technology. The development of this research and the IT Careers Analysis Model contributes to the theoretical rescue on the topics "careers" and "information technology", besides providing information that can subsidize the practice of professional choice / replacement, the generation of policies and practices in companies, aimed at the IT public, among others.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGAdministraçãoProfissionais de tecnologia da informaçãoModelo de análiseCarreirasGestão de pessoasCarreira em tecnologia da informação: um estudo junto a profissionais de Minas Geraisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtese__lida.pdfapplication/pdf2372762https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-AZMMHD/1/tese__lida.pdf5d443854bfb4fdab9dc61ee9638b35c2MD51TEXTtese__lida.pdf.txttese__lida.pdf.txtExtracted texttext/plain423771https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-AZMMHD/2/tese__lida.pdf.txtb89e532428e6060970ff706ff3ba2fb4MD521843/BUOS-AZMMHD2019-11-14 11:15:15.845oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-AZMMHDRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T14:15:15Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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