Educação artística como possibilidade de experimentação utópica: o caso da Mindelo Escola Internacional de Arte em Cabo Verde

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2016
Autor(a) principal: Denise Perdigao Pereira
Orientador(a): Aracy Alves Martins Evangelista, Maria Teresa Guimarães de Medina
Banca de defesa: José Carlos de Paiva e Silva, Francisca Izabel Pereira Maciel, Joana Luísa da Silva Paradinha Ribeiro, Maria Alexandra de Sá Dias da Costa
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Minas Gerais
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AR6GRX
Resumo: A presente tese tem como objetivo analisar o campo de possibilidade da Educação Artística como lugar de experimentação utópica, no sentido em que salienta a necessidade de que sejam desenvolvidas formas de vida social substitutivas aos valores predominantes ao ethos do capitalismo tardio (MOUFFE: 2007). Neste sentido, toma-se a Mindelo_Escola Internacional de Arte (M_EIA), localizada na ilha de São Vicente, em Cabo Verde, como unidade de análise das práticas artísticas educativas desenvolvidas não apenas no interior da instituição, mas também fora dela, para as comunidades e com as suas populações. Os autores Atkinson (2008/2011), Mouffe (2007/2012) e Rancière (2000) constituem-se como referenciais teóricos centrais para tal discussão. A ferramenta metodológica adotada consistiu no estudo de caso, utilizando-se de fontes diversas tais como os discursos de diversos sujeitos envolvidos com a escola, seu projeto político-pedagógico, os programas educativos, as notas de campo e fotografias diretamente recolhidas na imersão da investigadora no local. Como conclusão da pesquisa apresenta-se a tese de que o desenvolvimento de uma Educação Artística na perspectiva contra-hegemônica só pode se dar a partir da adoção de práticas artísticas e pedagógicas abertas, que não sejam totalmente controladas, isto é, que estejam dispostas a assumir riscos, a criar espaços de dissenso, elementos fundamentais para a recriação da realidade em seus aspectos político, social, educativo e cultural.
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