Educação em serviços penais: diretrizes para a escola de formação do sistema prisional em Minas Gerais
Ano de defesa: | 2007 |
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Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | , , |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal de Minas Gerais
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | http://hdl.handle.net/1843/FAEC-85JPED |
Resumo: | A presente pesquisa trata da importância da Escola de formação penitenciária para a política penitenciária no Estado de Minas Gerais, importância esta que a torna um objeto de curiosidade da pesquisa, por ser ela uma instância formadora, de modo complexo e singular, dos profissionais que atuam nas unidades penais. Trata-se de uma pesquisa documental na qual se resgata parte da história de constituição da Escola de Formação em Serviços Penais em Minas Gerais. A metodologia utilizada compreendeu a análise de documentos oficiais, legislação, relatórios, planos orçamentários, estatísticas e indicadores. Dentre as considerações finais do trabalho, a análise dos documentos nos levou a concluir que a educação em serviços penais é essencial para o exercício profissional, em um contexto marcado por contradições, urgências e fatos críticos, na prestação de uma assistência especializada ao condenado. Conclui-se, também, que há um distanciamento entre as diretrizes que estabelecem a educação em serviços penais como ação essencial e diferenciada e a realidade social que se impõe, não sendo esta política de qualificação do sistema penitenciário estadual sistematicamente e consistentemente implementada. |
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Luiz Alberto Oliveira GoncalvesMagda Lúcia ChamonRogerio Cunha de CamposPaulo Henrique de Queiroz NogueiraRailander Quintao de Figueiredo2019-08-14T09:26:09Z2019-08-14T09:26:09Z2007-12-19http://hdl.handle.net/1843/FAEC-85JPEDA presente pesquisa trata da importância da Escola de formação penitenciária para a política penitenciária no Estado de Minas Gerais, importância esta que a torna um objeto de curiosidade da pesquisa, por ser ela uma instância formadora, de modo complexo e singular, dos profissionais que atuam nas unidades penais. Trata-se de uma pesquisa documental na qual se resgata parte da história de constituição da Escola de Formação em Serviços Penais em Minas Gerais. A metodologia utilizada compreendeu a análise de documentos oficiais, legislação, relatórios, planos orçamentários, estatísticas e indicadores. Dentre as considerações finais do trabalho, a análise dos documentos nos levou a concluir que a educação em serviços penais é essencial para o exercício profissional, em um contexto marcado por contradições, urgências e fatos críticos, na prestação de uma assistência especializada ao condenado. Conclui-se, também, que há um distanciamento entre as diretrizes que estabelecem a educação em serviços penais como ação essencial e diferenciada e a realidade social que se impõe, não sendo esta política de qualificação do sistema penitenciário estadual sistematicamente e consistentemente implementada.The present research deals with the importance of the School of formation prison for the politics prison in the State of Minas Gerais, importance this, that becomes it an object of curiosity of the research, for being it a formation instance, in complex and singular way, of the professionals who act in the criminal units. One is about a documentary research in which if it rescues part of the history of constitution of the School of Formation in Criminal Services in Minas Gerais. The used methodology understood official, legislation, reports, plans the budgetary, statistical document analysis and indicating. Amongst the final definitions of the work, the analysis of documents took in to conclude them that the education in criminal services is essential for the professional exercise, in a context marked for critical contradictions, urgencies and critical facts, in the installment of a specialized assistance the sentenced. It concludes, also, that it has a distance between the lines of direction that establish the education in criminal services as essential and differentiated action and the social reality that if imposes, not being this politics of qualification of the state penitentiary system systematically and consistently implemented.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGPrisões BrasilEducaçãoSistema penitenciárioEducação em serviços penaisReincidência criminalServiços penaisEscola penitenciáriaEducação em serviços penais: diretrizes para a escola de formação do sistema prisional em Minas Geraisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdisserta__o_railander_quint_o_de_figueiredo.pdfapplication/pdf1423795https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-85JPED/1/disserta__o_railander_quint_o_de_figueiredo.pdf9884ee24e5c03ba9d73f28c17226f805MD51TEXTdisserta__o_railander_quint_o_de_figueiredo.pdf.txtdisserta__o_railander_quint_o_de_figueiredo.pdf.txtExtracted texttext/plain347224https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-85JPED/2/disserta__o_railander_quint_o_de_figueiredo.pdf.txt9f64e53fc4f79e644d1473a1d53f02b1MD521843/FAEC-85JPED2019-11-14 16:56:56.73oai:repositorio.ufmg.br:1843/FAEC-85JPEDRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T19:56:56Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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