Contribuições das práticas de modelagem e argumentação para a compreensão do processo de dissolução: um estudo de caso com os estudantes do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2015
Autor(a) principal: Mary Mendes Oliveira dos Anjos
Orientador(a): Rosaria da Silva Justi
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Minas Gerais
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A7EF97
Resumo: De acordo com a literatura, a participação de estudantes em situações de ensino fundamentado em modelagem pode promover a aprendizagem conceitual e favorecer o desenvolvimento de habilidades como a imaginação e a criatividade, além de ajudá-los a compreender o papel central dos modelos na ciência. A literatura também defende que a ocorrência da prática de argumentação nas aulas de ciências pode ser muito enriquecedora, pois auxilia os alunos a identificar evidências, fazer afirmações e, especialmente, justificar essas afirmações, o que também pode contribuir para que eles percebam que a ciência é uma construção entre pares, que tem limitações, que é situada social e historicamente. No entanto, a incorporação de ambas as práticas, modelagem e argumentação, em sala de aula é um desafio tanto para professores quanto para os alunos, pois se distancia sensivelmente dos padrões tradicionais das salas de aulas, onde predominam o discurso monológico, o "estigma do erro" e o padrão de discurso pergunta do professor- resposta do aluno - avaliação do professor (IRA). Neste trabalho, um grupo de alunos do último ano do ensino fundamental participou de uma série de atividades de modelagem para o ensino do tem dissolução. Nessas aulas, várias práticas científicas foram incentivadas, com especial destaque para a argumentação. Nesse contexto, os objetivos deste trabalho são analisar (i) como participação dos alunos em situações argumentativas em contextos de ensino fundamentado em modelagem contribui para a aprendizagem sobre o processo de dissolução e (ii) como ação do professor na condução da situação de ensino fundamentado em modelagem contribui para a aprendizagem dos alunos sobre o processo de dissolução. Os dados foram coletados através de registro em vídeo e áudio de todas as aulas envolvidas, assim como dos materiais escritos e modelos concretos produzidos pelos alunos. Foi produzido um estudo de caso para o grupo de alunos. A análise do mesmo evidencia um movimento dinâmico de construção de conhecimento alecerçado pelos modelos construídos e modificados pelos estudantes. Além disso, evidenciamos que a professora explorou esses modelos, não se atendo apenas aos aspectos concretos, mas buscando as ideias que davam ou poderiam dar subsídios para a explicação dos fenômenos relacionados à dissolução, isto é, criando situações que favorecessem a argumentação dos estudantes. Concluimos que ao final da aplicação da unidade didática, os estudantes aprenderam sobre o processo de dissolução, o que pode ser evidenciado pela habilidade deles de explicar a dissolução à luz das evidências e outras informações disponíveis. Além disso, os estudantes tiveram oportunidade de aprender ciência não apenas com "conhecimento", mas também como "prática". Essa aprendizagem resultou do engajamento dos estudantes nas atividades e da ação da professora que usou suas habilidades pedagógicas e estratégias de ensino para apoiar os estudantes na construção do conhecimento.
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No entanto, a incorporação de ambas as práticas, modelagem e argumentação, em sala de aula é um desafio tanto para professores quanto para os alunos, pois se distancia sensivelmente dos padrões tradicionais das salas de aulas, onde predominam o discurso monológico, o "estigma do erro" e o padrão de discurso pergunta do professor- resposta do aluno - avaliação do professor (IRA). Neste trabalho, um grupo de alunos do último ano do ensino fundamental participou de uma série de atividades de modelagem para o ensino do tem dissolução. Nessas aulas, várias práticas científicas foram incentivadas, com especial destaque para a argumentação. Nesse contexto, os objetivos deste trabalho são analisar (i) como participação dos alunos em situações argumentativas em contextos de ensino fundamentado em modelagem contribui para a aprendizagem sobre o processo de dissolução e (ii) como ação do professor na condução da situação de ensino fundamentado em modelagem contribui para a aprendizagem dos alunos sobre o processo de dissolução. Os dados foram coletados através de registro em vídeo e áudio de todas as aulas envolvidas, assim como dos materiais escritos e modelos concretos produzidos pelos alunos. Foi produzido um estudo de caso para o grupo de alunos. A análise do mesmo evidencia um movimento dinâmico de construção de conhecimento alecerçado pelos modelos construídos e modificados pelos estudantes. Além disso, evidenciamos que a professora explorou esses modelos, não se atendo apenas aos aspectos concretos, mas buscando as ideias que davam ou poderiam dar subsídios para a explicação dos fenômenos relacionados à dissolução, isto é, criando situações que favorecessem a argumentação dos estudantes. Concluimos que ao final da aplicação da unidade didática, os estudantes aprenderam sobre o processo de dissolução, o que pode ser evidenciado pela habilidade deles de explicar a dissolução à luz das evidências e outras informações disponíveis. Além disso, os estudantes tiveram oportunidade de aprender ciência não apenas com "conhecimento", mas também como "prática". Essa aprendizagem resultou do engajamento dos estudantes nas atividades e da ação da professora que usou suas habilidades pedagógicas e estratégias de ensino para apoiar os estudantes na construção do conhecimento.According to the literature, the participation of students based teaching situations in modeling can promote conceptual learning and encourage the development of skills such as imagination and creativity, and help them understand the central role of models in science. The literature also argues that the occurrence of the practice of argumentation in science classes can be very enriching, because it helps students identify evidence, make statements and especially to justify these claims, which can also contribute to make them realize that science is a building between peers, which has limitations, it is social and historically situated. However, the incorporation of both practices, modeling and argumentation in the classroom is a challenge both for teachers and for students, because it significantly distance of traditional standards of classrooms, dominated the monologic speech, the "stigma error "and the standard of speech question of teacher-response of the student - teacher assessment (IRA). In this work, a group of students from the last year of elementary school participated in a number of modeling activities for teaching has dissolved. In these classes, several scientific practices were encouraged, with special emphasis on the argument. In this context, the objectives of this work are to analyze (i) as student participation in argumentative situations based learning environments in modeling contributes to learning about the process of dissolution and (ii) as a teacher of action in the conduct of reasoned teaching situation modeling contributes to student learning about the process of dissolution. Data were collected through record video and audio of all classes involved, as well as the written materials and concrete models produced by students. a case study was produced for the group of students. The analysis of the same shows a dynamic movement of knowledge construction alecerçado by models built and modified by the students. In addition, we noted that the teacher has explored these models, not sticking only to specific aspects, but seeking ideas that led or could make allowances for the explanation of phenomena related to dissolution, that is, creating situations favoring the reasoning of students. We conclude that the end of the application of the teaching unit, students learned about the process of dissolution, which can be evidenced by their ability to explain the dissolution in the light of the evidence and other information available. In addition, students had the opportunity to learn science not only to "knowledge," but also as "practice". This learning resulted from the involvement of students in activities and action of the teacher who used his teaching skills and teaching strategies to support students in the construction of knowledge.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducaçãoModelos e construção de modelosCiencia Estudo e ensinoEstudos em grupoEDUCAÇÃO- CONHECIMENTO INCLUSÃO SOCIALContribuições das práticas de modelagem e argumentação para a compreensão do processo de dissolução: um estudo de caso com os estudantes do ensino fundamentalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdissertac_a_o_mmoanjos_final.pdfapplication/pdf2026914https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-A7EF97/1/dissertac_a_o_mmoanjos_final.pdf72ff9cfd3f188468c68e453907046af4MD51TEXTdissertac_a_o_mmoanjos_final.pdf.txtdissertac_a_o_mmoanjos_final.pdf.txtExtracted texttext/plain0https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-A7EF97/2/dissertac_a_o_mmoanjos_final.pdf.txtd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD521843/BUBD-A7EF972019-11-14 19:18:17.597oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-A7EF97Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T22:18:17Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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