Análise das influências do ensino explícito de argumentação nos conhecimentos docentes sobre argumentação de professores de química em formação inicial

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2015
Autor(a) principal: Stefannie de Sa Ibraim
Orientador(a): Rosaria da Silva Justi
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Minas Gerais
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9VFGH5
Resumo: Vários autores ressaltam as contribuições da argumentação para o ensino de ciências e destacam a relação entre prática do professor e a argumentação dos alunos, além de salientar a importância do professor na condução e criação de situações argumentativas em sala de aula. Portanto, é essencial que o professor tenha conhecimentos sobre argumentação para que possa efetivamente favorecer a ocorrência e conduzir situações argumentativas em suas salas de ciências. Essa necessidade implica que o professor tenha, em algum momento de sua formação, oportunidades de começar a desenvolver esses conhecimentos, Essas considerações nos estimulam a investigar as influências do ensino explícito de argumentação nos conhecimentos docentes sobre argumentação de professores de química em formação inicial. Neste trabalho, estabelecemos duas categorias de conhecimentos as quais julgamos essenciais para o ensino pautado em argumentação: conhecimento sobre argumentação, o qual engloba elementos como evidência e justificativa, e as capacidades de propor alternativa, contra-argumentação e refutar; e conhecimento par a ação docente em argumentação, o que envolve os conhecimentos de estratégias de ensino e matérias instrucionais, e habilidades para conduzir situações argumentativas. Portanto, nossa investigação foi direcionada para casa uma das dimensões desses conhecimentos. Com o intuito de atingir nosso objetivo, acompanhamos aulas de uma disciplina de um curso de Licenciatura em Química de uma universidade pública durante um semestre letivo. Nesta disciplina ocorre ensino explícito de argumentação. Todas as aulas foram registradas em vídeo e os materiais produzidos e utilizados pelas seis alunas foram coletados. Além disso, foram feitas notas de campo. A integração dos dados provenientes de diversas fontes nos permitiu construir um estudo de caso que retrata o ensino explícito d argumentação vivenciado na turma. A análise dos dados indicou que o ensino explícito de argumentação influenciou na aprendizagem conceitual das alunas sobre argumentação, principalmente em relação aos elementos evidências e justificativas. Entretanto, elas tiveram algumas dificuldades quando precisaram mobilizar esse conhecimento em situações dialógicas. Assim, embora as alunas tenham desenvolvido seus conhecimentos conceituais sobre argumentação, o uso da abordagem argumentativa em situações de ensino ainda parece desafiador. Além disso, percebemos que houve influência no conhecimento para ação docente. Porém, esta parece ter sido restrita apenas aos conhecimentos de estratégias de ensino e matérias instrucionais. Acreditamos que o domínio das habilidades para conduzir situações argumentativas tenha sido comprometido por outros conhecimentos que fogem ao escopo do ensino explícito de argumentação. As conclusões desse trabalho indicam contribuições para a área de formação de professores em argumentação no que diz respeito aos conhecimentos essências ao ensino por argumentação e, sobre a estrutura dos programas de formação inicial direcionados ao ensino sobre argumentação.
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spelling Rosaria da Silva JustiStefannie de Sa Ibraim2019-08-10T11:27:08Z2019-08-10T11:27:08Z2015-02-12http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9VFGH5Vários autores ressaltam as contribuições da argumentação para o ensino de ciências e destacam a relação entre prática do professor e a argumentação dos alunos, além de salientar a importância do professor na condução e criação de situações argumentativas em sala de aula. Portanto, é essencial que o professor tenha conhecimentos sobre argumentação para que possa efetivamente favorecer a ocorrência e conduzir situações argumentativas em suas salas de ciências. Essa necessidade implica que o professor tenha, em algum momento de sua formação, oportunidades de começar a desenvolver esses conhecimentos, Essas considerações nos estimulam a investigar as influências do ensino explícito de argumentação nos conhecimentos docentes sobre argumentação de professores de química em formação inicial. Neste trabalho, estabelecemos duas categorias de conhecimentos as quais julgamos essenciais para o ensino pautado em argumentação: conhecimento sobre argumentação, o qual engloba elementos como evidência e justificativa, e as capacidades de propor alternativa, contra-argumentação e refutar; e conhecimento par a ação docente em argumentação, o que envolve os conhecimentos de estratégias de ensino e matérias instrucionais, e habilidades para conduzir situações argumentativas. Portanto, nossa investigação foi direcionada para casa uma das dimensões desses conhecimentos. Com o intuito de atingir nosso objetivo, acompanhamos aulas de uma disciplina de um curso de Licenciatura em Química de uma universidade pública durante um semestre letivo. Nesta disciplina ocorre ensino explícito de argumentação. Todas as aulas foram registradas em vídeo e os materiais produzidos e utilizados pelas seis alunas foram coletados. Além disso, foram feitas notas de campo. A integração dos dados provenientes de diversas fontes nos permitiu construir um estudo de caso que retrata o ensino explícito d argumentação vivenciado na turma. A análise dos dados indicou que o ensino explícito de argumentação influenciou na aprendizagem conceitual das alunas sobre argumentação, principalmente em relação aos elementos evidências e justificativas. Entretanto, elas tiveram algumas dificuldades quando precisaram mobilizar esse conhecimento em situações dialógicas. Assim, embora as alunas tenham desenvolvido seus conhecimentos conceituais sobre argumentação, o uso da abordagem argumentativa em situações de ensino ainda parece desafiador. Além disso, percebemos que houve influência no conhecimento para ação docente. Porém, esta parece ter sido restrita apenas aos conhecimentos de estratégias de ensino e matérias instrucionais. Acreditamos que o domínio das habilidades para conduzir situações argumentativas tenha sido comprometido por outros conhecimentos que fogem ao escopo do ensino explícito de argumentação. As conclusões desse trabalho indicam contribuições para a área de formação de professores em argumentação no que diz respeito aos conhecimentos essências ao ensino por argumentação e, sobre a estrutura dos programas de formação inicial direcionados ao ensino sobre argumentação.Many authors emphasise the contributions of argumentation to science teaching, the relationship between teachers practice and students argumentation, and the importance of teaches role in generating and conducting argumentative situations in regular classrooms. Therefore, it is essential that teachers have knowledge on argumentation in order to relly so you can effectively promote the occurrence and lead argumentative situations in their science classrooms. This necessity implies that the teacher has, at some point in their training, opportunities to start developing this knowledge, These considerations encourage us to investigate the influences of explicit teaching argumentation in teaching knowledge of chemistry teachers of argument in initial training. In this work, we established two categories of knowledge which we consider essential to the education based on arguments: knowledge of argumentation, which includes elements such as evidence and justification, and the capacity to propose alternative, counter-argument and refute; knowledge and pair the teaching action in argument, which involves the knowledge of teaching strategies and instructional materials, and skills to lead argumentative situations. Therefore, our research was directed to house one of the dimensions of such knowledge. In order to achieve our goal, we follow lessons of a subject of a Bachelor's Degree in Chemistry from a public university for a semester. This course is explicit teaching of argument. All lessons were recorded on video and the materials produced and used by the six students were collected. In addition, field notes were made. The integration of data from different sources has allowed us to build a case study that shows the explicit teaching d argument experienced in the classroom. Data analysis indicated that the explicit teaching of argument influenced the conceptual learning of the students on argumentation, especially in relation to evidence and justifications elements. However, they had some difficulties when they needed to mobilize this knowledge in dialogical situations. Thus, although the students have developed their conceptual knowledge on argumentation, the use of argumentative approach in teaching situations still looks challenging. In addition, we realized that there was an influence on knowledge for teaching activities. However, this seems to have been restricted to the knowledge of teaching strategies and instructional materials. We believe that the mastery of skills to lead argumentative situations has been compromised by other knowledge beyond the scope of explicit teaching of argument. The conclusions of this study point to contributions of argumentation to future teachers knowledge in argumentation-based teaching, to the organisation and structure of teachers initial education in training contexts related to argumentation.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducaçãoProfessores e alunosProfessores FormaçãoCiencia Estudo e ensinoEstudos em grupoProfessores de quimicaEducação Conhecimento inclusão socialAnálise das influências do ensino explícito de argumentação nos conhecimentos docentes sobre argumentação de professores de química em formação inicialinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdissertac_a_o_ssibraim.pdfapplication/pdf2328556https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9VFGH5/1/dissertac_a_o_ssibraim.pdf558a9aeb6bdfa4e81e717d30794b8cfbMD51TEXTdissertac_a_o_ssibraim.pdf.txtdissertac_a_o_ssibraim.pdf.txtExtracted texttext/plain0https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9VFGH5/2/dissertac_a_o_ssibraim.pdf.txtd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD521843/BUBD-9VFGH52019-11-14 05:34:59.77oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9VFGH5Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T08:34:59Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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