Modos de conhecimento: por uma filosofia rizomática da arte
Ano de defesa: | 2023 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | , , , |
Tipo de documento: | Tese |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal de Minas Gerais
|
Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pós-Graduação em Artes
|
Departamento: |
EBA - ESCOLA DE BELAS ARTES
|
País: |
Brasil
|
Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | http://hdl.handle.net/1843/52744 https://orcid.org/0000-0003-3601-0414 |
Resumo: | Esta tese reflete sobre a ontologia e a epistemologia da arte, diferenciando o entendimento da arte: como campo – perspectiva territorial –; como sistema; a partir de uma lógica ecossistêmica – rizomática –; e como modo de conhecimento. A partir do reconhecimento da indeterminação e da incerteza como aspectos essenciais ao desenvolvimento do conhecimento e dos processos de significação e de comunicação, empreendemos uma discussão sobre a filosofia da arte, campo notório, desde o século XX, pela dificuldade em definir suas fronteiras. Ao longo desta reflexão, a arte passa de um substantivo que categoriza objetos para um estado e um modo de conhecimento através do qual podem ser analisados e produzidos objetos, ações e eventos no mundo, em conjunção com a filosofia e a ciência: os modos de conhecimento artístico, científico e filosófico. Um objeto ou situação, nesse sentido, não será entendido como artístico por definição – uma abordagem ontológica relativa ao campo da arte –, mas somente lido transitoriamente como arte quando posto a se relacionar com o rizoma compartilhado com o mundo e com outros objetos e situações reconhecidos ou não como artísticos. Com isso, não pretendemos substituir as teorias essencialistas da arte que operam nesse sistema em uma escala reduzida, mas fornecer uma teoria que possa compreender escalas de análise mais abrangentes e relacionais da arte como um modo de conhecimento, uma lógica rizomática que se relaciona com e dá continuidade a diversos empreendimentos filosóficos do século XX, entre os quais a teoria dos sistemas, a complexidade, a teoria das redes, a cibernética e o rizoma deleuzeguattariano. |
id |
UFMG_b13efeebaf51b23b0d56820117bd5344 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/52744 |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Carlos Henrique Rezende Falcihttp://lattes.cnpq.br/5171993076380836Marilia Lyra BergamoAndré Melo MendesFabrício José FernandinoPablo Alexandre Gobira de Souza Ricardohttp://lattes.cnpq.br/4609825569884792Pedro de Freitas Veneroso2023-05-03T12:56:11Z2023-05-03T12:56:11Z2023-03-02http://hdl.handle.net/1843/52744https://orcid.org/0000-0003-3601-0414Esta tese reflete sobre a ontologia e a epistemologia da arte, diferenciando o entendimento da arte: como campo – perspectiva territorial –; como sistema; a partir de uma lógica ecossistêmica – rizomática –; e como modo de conhecimento. A partir do reconhecimento da indeterminação e da incerteza como aspectos essenciais ao desenvolvimento do conhecimento e dos processos de significação e de comunicação, empreendemos uma discussão sobre a filosofia da arte, campo notório, desde o século XX, pela dificuldade em definir suas fronteiras. Ao longo desta reflexão, a arte passa de um substantivo que categoriza objetos para um estado e um modo de conhecimento através do qual podem ser analisados e produzidos objetos, ações e eventos no mundo, em conjunção com a filosofia e a ciência: os modos de conhecimento artístico, científico e filosófico. Um objeto ou situação, nesse sentido, não será entendido como artístico por definição – uma abordagem ontológica relativa ao campo da arte –, mas somente lido transitoriamente como arte quando posto a se relacionar com o rizoma compartilhado com o mundo e com outros objetos e situações reconhecidos ou não como artísticos. Com isso, não pretendemos substituir as teorias essencialistas da arte que operam nesse sistema em uma escala reduzida, mas fornecer uma teoria que possa compreender escalas de análise mais abrangentes e relacionais da arte como um modo de conhecimento, uma lógica rizomática que se relaciona com e dá continuidade a diversos empreendimentos filosóficos do século XX, entre os quais a teoria dos sistemas, a complexidade, a teoria das redes, a cibernética e o rizoma deleuzeguattariano.This dissertation reflects on the ontology and epistemology of art, diferentiating the approaches to art as a field – territorial perspective –; as a system; based on an ecosystems logic – rhizomatic –; and as a mode of knowledge. Based on the recognition that indeterminacy and uncertainty are essential aspects related to the development of knowledge and the processes of signification and communication, we put forward a discussion focused on the philosophy of art, a field which, since the 20th century, is notorious for having borders that are dificult to define. Throughout this investigation, art goes from being a noun that categorizes objects to being a state and a mode of knowledge through which – together with science and philosophy – we can analyze and produce objects, actions and events in the world: the artistic, scientific and philosophical modes of knowledge. In this sense, an object or a situation will not be understood and artistic by definition – an ontological approach related to the understanding of art as a field –, but only examined momentarily as art when it is related to a rhizome shared with the world and with other objects and situations that are recognized as being artistic. With that we do not intend to substitute the essentialist theories of art that operate in this system in a reductive capacity, but to provide a theory that can encompass larger and relational analytical scales based on the understanding of art as a mode of knowledge, a rhizomatic logic that relates to and continues several philosophical endeavors of the 20th century, among which systems theory, complexity and the rhizome as conceptualized by Gilles Deleuze and Félix Guattari.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorporUniversidade Federal de Minas GeraisPrograma de Pós-Graduação em ArtesUFMGBrasilEBA - ESCOLA DE BELAS ARTESArte - FilosofiaArte e filosofiaOntologiaEpistemologiaEspaço e tempo em arteArte e ciênciaTeoria da arteFilosofia da arteComplexidadeIncertezaRizomaEpistemologiaModos de conhecimento: por uma filosofia rizomática da arteModes of knowledge: for a rhizomatic philosophy of artinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALTese_ModosDeConhecimento.pdfTese_ModosDeConhecimento.pdfapplication/pdf1791653https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/52744/1/Tese_ModosDeConhecimento.pdf6712d8ad87f2a9f30cd959e0de002425MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82118https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/52744/2/license.txtcda590c95a0b51b4d15f60c9642ca272MD521843/527442023-05-03 09:56:11.602oai:repositorio.ufmg.br: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ório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2023-05-03T12:56:11Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Modos de conhecimento: por uma filosofia rizomática da arte |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
Modes of knowledge: for a rhizomatic philosophy of art |
title |
Modos de conhecimento: por uma filosofia rizomática da arte |
spellingShingle |
Modos de conhecimento: por uma filosofia rizomática da arte Pedro de Freitas Veneroso Teoria da arte Filosofia da arte Complexidade Incerteza Rizoma Epistemologia Arte - Filosofia Arte e filosofia Ontologia Epistemologia Espaço e tempo em arte Arte e ciência |
title_short |
Modos de conhecimento: por uma filosofia rizomática da arte |
title_full |
Modos de conhecimento: por uma filosofia rizomática da arte |
title_fullStr |
Modos de conhecimento: por uma filosofia rizomática da arte |
title_full_unstemmed |
Modos de conhecimento: por uma filosofia rizomática da arte |
title_sort |
Modos de conhecimento: por uma filosofia rizomática da arte |
author |
Pedro de Freitas Veneroso |
author_facet |
Pedro de Freitas Veneroso |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Carlos Henrique Rezende Falci |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5171993076380836 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Marilia Lyra Bergamo |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
André Melo Mendes |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Fabrício José Fernandino |
dc.contributor.referee4.fl_str_mv |
Pablo Alexandre Gobira de Souza Ricardo |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4609825569884792 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pedro de Freitas Veneroso |
contributor_str_mv |
Carlos Henrique Rezende Falci Marilia Lyra Bergamo André Melo Mendes Fabrício José Fernandino Pablo Alexandre Gobira de Souza Ricardo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Teoria da arte Filosofia da arte Complexidade Incerteza Rizoma Epistemologia |
topic |
Teoria da arte Filosofia da arte Complexidade Incerteza Rizoma Epistemologia Arte - Filosofia Arte e filosofia Ontologia Epistemologia Espaço e tempo em arte Arte e ciência |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Arte - Filosofia Arte e filosofia Ontologia Epistemologia Espaço e tempo em arte Arte e ciência |
description |
Esta tese reflete sobre a ontologia e a epistemologia da arte, diferenciando o entendimento da arte: como campo – perspectiva territorial –; como sistema; a partir de uma lógica ecossistêmica – rizomática –; e como modo de conhecimento. A partir do reconhecimento da indeterminação e da incerteza como aspectos essenciais ao desenvolvimento do conhecimento e dos processos de significação e de comunicação, empreendemos uma discussão sobre a filosofia da arte, campo notório, desde o século XX, pela dificuldade em definir suas fronteiras. Ao longo desta reflexão, a arte passa de um substantivo que categoriza objetos para um estado e um modo de conhecimento através do qual podem ser analisados e produzidos objetos, ações e eventos no mundo, em conjunção com a filosofia e a ciência: os modos de conhecimento artístico, científico e filosófico. Um objeto ou situação, nesse sentido, não será entendido como artístico por definição – uma abordagem ontológica relativa ao campo da arte –, mas somente lido transitoriamente como arte quando posto a se relacionar com o rizoma compartilhado com o mundo e com outros objetos e situações reconhecidos ou não como artísticos. Com isso, não pretendemos substituir as teorias essencialistas da arte que operam nesse sistema em uma escala reduzida, mas fornecer uma teoria que possa compreender escalas de análise mais abrangentes e relacionais da arte como um modo de conhecimento, uma lógica rizomática que se relaciona com e dá continuidade a diversos empreendimentos filosóficos do século XX, entre os quais a teoria dos sistemas, a complexidade, a teoria das redes, a cibernética e o rizoma deleuzeguattariano. |
publishDate |
2023 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-05-03T12:56:11Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-05-03T12:56:11Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023-03-02 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/52744 |
dc.identifier.orcid.pt_BR.fl_str_mv |
https://orcid.org/0000-0003-3601-0414 |
url |
http://hdl.handle.net/1843/52744 https://orcid.org/0000-0003-3601-0414 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Artes |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
EBA - ESCOLA DE BELAS ARTES |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/52744/1/Tese_ModosDeConhecimento.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/52744/2/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
6712d8ad87f2a9f30cd959e0de002425 cda590c95a0b51b4d15f60c9642ca272 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1793890893749551104 |