A dança no processo formativo do educando: elementos para um entendimento da dança na/da escola

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2003
Autor(a) principal: Natalia Martins Carneiro
Orientador(a): Neidson Rodrigues
Banca de defesa: Rodrigo Antonio de Paiva Duarte, Eustaquia Salvadora de Sousa
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Minas Gerais
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/1843/EJRA-5V7QF6
Resumo: Este trabalho consiste num esforço teórico por uma compreensão dadança histórico-socialmente construída e objetiva um entendimento da sua dimensão educativa no contexto escolar. A discussão dos conceitos de formação, de experiência e de arte representa o primeiro passo para um entendimento da dança como elemento educativo. Constituem-se em ferramentas teóricas para o passo intermediário, que busca uma análise da dança e suas relações com esses conceitos. Por fim, pretende-se responder à questão fundamental deste trabalho: Dança,experiência formativa na escola? Discutir teoricamente o caráter mediador da dança na escola significa construir um olhar sobre um fazer pedagógico da dança ou sobre a sua realidade no contexto escolar, refletindo como a sua promoção (enquanto experiência de um fazer artístico) e o seu desenvolvimento (enquanto possibilidade de formação) podem se apresentar na escola com o propósito deformação humana.
id UFMG_b4d8a571c8a2d90b2612c7dfe2f4651b
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/EJRA-5V7QF6
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Neidson RodriguesMaria Aparecida Paiva S dos SantosRodrigo Antonio de Paiva DuarteEustaquia Salvadora de SousaNatalia Martins Carneiro2019-08-13T10:18:07Z2019-08-13T10:18:07Z2003-02-05http://hdl.handle.net/1843/EJRA-5V7QF6Este trabalho consiste num esforço teórico por uma compreensão dadança histórico-socialmente construída e objetiva um entendimento da sua dimensão educativa no contexto escolar. A discussão dos conceitos de formação, de experiência e de arte representa o primeiro passo para um entendimento da dança como elemento educativo. Constituem-se em ferramentas teóricas para o passo intermediário, que busca uma análise da dança e suas relações com esses conceitos. Por fim, pretende-se responder à questão fundamental deste trabalho: Dança,experiência formativa na escola? Discutir teoricamente o caráter mediador da dança na escola significa construir um olhar sobre um fazer pedagógico da dança ou sobre a sua realidade no contexto escolar, refletindo como a sua promoção (enquanto experiência de um fazer artístico) e o seu desenvolvimento (enquanto possibilidade de formação) podem se apresentar na escola com o propósito deformação humana.This work is a theorical effort towards the understanding of thehistorically and socially built dance and its aim is to understand its educational dimension in the school context. The discussion of education, experience and art concepts represents the first step to understand the dance as an education element. These atr theoricaltools for the intermediate step, that seeks an analysis of the dance and its relationships with these concepts. At last, we intend to answer the fundamental question of this work: Dance, education experience in school? Discussing the mediation aspect of the dance in school is to build a view over the pedagogical aspects of the dance in school or its reality in school context; analyzing how its incentive (as experience of art) and its development (as education possibility) can be presented in school with human education goal.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducaçãoDança na educação   Dança  Estudo e ensinoEducaçãoDançaA dança no processo formativo do educando: elementos para um entendimento da dança na/da escolainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALeduca__o_nat_lia_martins_carneiro_disserta__o.pdfapplication/pdf946634https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/EJRA-5V7QF6/1/educa__o_nat_lia_martins_carneiro_disserta__o.pdfb0d5a3875a5ef8a2d323ad10549851bbMD51TEXTeduca__o_nat_lia_martins_carneiro_disserta__o.pdf.txteduca__o_nat_lia_martins_carneiro_disserta__o.pdf.txtExtracted texttext/plain311668https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/EJRA-5V7QF6/2/educa__o_nat_lia_martins_carneiro_disserta__o.pdf.txt252f232db1e614ef505f3d867a4cbcc5MD521843/EJRA-5V7QF62019-11-14 22:31:21.203oai:repositorio.ufmg.br:1843/EJRA-5V7QF6Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-15T01:31:21Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A dança no processo formativo do educando: elementos para um entendimento da dança na/da escola
title A dança no processo formativo do educando: elementos para um entendimento da dança na/da escola
spellingShingle A dança no processo formativo do educando: elementos para um entendimento da dança na/da escola
Natalia Martins Carneiro
Educação
Dança
Educação
Dança na educação   
Dança  Estudo e ensino
title_short A dança no processo formativo do educando: elementos para um entendimento da dança na/da escola
title_full A dança no processo formativo do educando: elementos para um entendimento da dança na/da escola
title_fullStr A dança no processo formativo do educando: elementos para um entendimento da dança na/da escola
title_full_unstemmed A dança no processo formativo do educando: elementos para um entendimento da dança na/da escola
title_sort A dança no processo formativo do educando: elementos para um entendimento da dança na/da escola
author Natalia Martins Carneiro
author_facet Natalia Martins Carneiro
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Neidson Rodrigues
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Maria Aparecida Paiva S dos Santos
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Rodrigo Antonio de Paiva Duarte
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Eustaquia Salvadora de Sousa
dc.contributor.author.fl_str_mv Natalia Martins Carneiro
contributor_str_mv Neidson Rodrigues
Maria Aparecida Paiva S dos Santos
Rodrigo Antonio de Paiva Duarte
Eustaquia Salvadora de Sousa
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Dança
topic Educação
Dança
Educação
Dança na educação   
Dança  Estudo e ensino
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Educação
Dança na educação   
Dança  Estudo e ensino
description Este trabalho consiste num esforço teórico por uma compreensão dadança histórico-socialmente construída e objetiva um entendimento da sua dimensão educativa no contexto escolar. A discussão dos conceitos de formação, de experiência e de arte representa o primeiro passo para um entendimento da dança como elemento educativo. Constituem-se em ferramentas teóricas para o passo intermediário, que busca uma análise da dança e suas relações com esses conceitos. Por fim, pretende-se responder à questão fundamental deste trabalho: Dança,experiência formativa na escola? Discutir teoricamente o caráter mediador da dança na escola significa construir um olhar sobre um fazer pedagógico da dança ou sobre a sua realidade no contexto escolar, refletindo como a sua promoção (enquanto experiência de um fazer artístico) e o seu desenvolvimento (enquanto possibilidade de formação) podem se apresentar na escola com o propósito deformação humana.
publishDate 2003
dc.date.issued.fl_str_mv 2003-02-05
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-13T10:18:07Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-13T10:18:07Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/EJRA-5V7QF6
url http://hdl.handle.net/1843/EJRA-5V7QF6
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/EJRA-5V7QF6/1/educa__o_nat_lia_martins_carneiro_disserta__o.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/EJRA-5V7QF6/2/educa__o_nat_lia_martins_carneiro_disserta__o.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv b0d5a3875a5ef8a2d323ad10549851bb
252f232db1e614ef505f3d867a4cbcc5
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589670067503104