Modos de uso e o processo de apropriação do conceito de elemento químico por estudantes do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2009
Autor(a) principal: Nilma Soares da Silva
Orientador(a): Orlando Gomes de Aguiar Junior
Banca de defesa: Otávio Aloísio Maldaner, Lenir Basso Zanon, Eduardo Fleury Mortimer, Andrea Horta Machado
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Minas Gerais
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/1843/FAEC-83VRD4
Resumo: Este trabalho relata uma pesquisa que investiga o uso e apropriação do conceito de elemento químico por estudantes do Ensino Fundamental. Para isso, acompanhamos uma sala de aula do 8º ano do Ensino Fundamental na qual o professor desenvolve um trabalho comprometido com a construção de conceitos científicos mediada pelas interações discursivas. Adotamos, como referencial teórico, os trabalhos de Vygotsky sobre o processo de construção de conceitos científicos numa perspectiva históricocultural do desenvolvimento humano. Investigamos as interações discursivas estabelecidas em sala de aula como forma de identificar o modo como os estudantes apropriam-se da linguagem típica do contexto em estudo, e, consequentemente internalizam gradativamente, em diferentes níveis, o conceito de elemento químico. Analisamos também as produções escritas dos estudantes com o objetivo de contrastar o entendimento dos estudantes acerca do conceito em estudo em outra forma de representação que é a linguagem escrita. Identificamos uma dinâmica discursiva que contribui para o processo de formação de conceitos e também avanços não só no uso do conceito de elemento químico como também dos conceitos de ciclo de materiais, átomo, molécula, substância, mistura e reação química, partes da rede de relações conceituais estabelecida na sequência de ensino acompanhada. Por outro lado, constatamos também problemas que se configuram no processo de formação do conceito e na permanência de uso indistinto de alguns desses conceitos. Cientes de que o conceito de elemento químico engloba dificuldades inerentes ao seu caráter abstrato, identificamos a contribuição do uso de uma abordagem que relaciona fenômeno, linguagem e representação através de modelos de partículas para um melhor entendimento desse conceito. Identificamos, ainda, a importância de uma intensificação no incentivo à escrita como uma importante ferramenta para a criação de um sistema conceitual coerente.
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Investigamos as interações discursivas estabelecidas em sala de aula como forma de identificar o modo como os estudantes apropriam-se da linguagem típica do contexto em estudo, e, consequentemente internalizam gradativamente, em diferentes níveis, o conceito de elemento químico. Analisamos também as produções escritas dos estudantes com o objetivo de contrastar o entendimento dos estudantes acerca do conceito em estudo em outra forma de representação que é a linguagem escrita. Identificamos uma dinâmica discursiva que contribui para o processo de formação de conceitos e também avanços não só no uso do conceito de elemento químico como também dos conceitos de ciclo de materiais, átomo, molécula, substância, mistura e reação química, partes da rede de relações conceituais estabelecida na sequência de ensino acompanhada. Por outro lado, constatamos também problemas que se configuram no processo de formação do conceito e na permanência de uso indistinto de alguns desses conceitos. Cientes de que o conceito de elemento químico engloba dificuldades inerentes ao seu caráter abstrato, identificamos a contribuição do uso de uma abordagem que relaciona fenômeno, linguagem e representação através de modelos de partículas para um melhor entendimento desse conceito. Identificamos, ainda, a importância de uma intensificação no incentivo à escrita como uma importante ferramenta para a criação de um sistema conceitual coerente.This paper reports a research that investigates the use and appropriation of the concept of chemical element by junior high students. To do this we followed an 8th grade classroom in which the teacher develops a work committed to the construction of scientific concepts mediated by discursive interactions. As theoretical reference we adopted the works of Vygotsky on the construction process of scientific concepts in a historical cultural perspective of human development. We have investigated the discursive interaction established in the classroom as a way to investigate how students appropriate themselves of the typical language of the study in context, and, thus gradually internalize, at different levels, the concept of chemical element. We have also analyzed students written work aiming at contrasting their understanding of the concept under investigation in another form of representation, which is the written language. We have identified a discursive dynamics which contributes to the process of concept formation and also to developments not only in the use of the concept of chemical element, but also in the concepts of cycle of materials, atom, molecule, substance, mixture and chemical reaction, parts of the conceptual relations network established in the sequence of the analyzed learning process. On the other hand, we also verified problems which appeared in the process of concept formation and the continued indistinct use of some of these concepts. Aware that the concept of chemical element encompasses inherent difficulties to its abstract character, we have identified the contribution of the use of an approach which relates phenomenon, language and representation through particle models in the improvement of this concept understanding. We have also identified the importance of strengthening the incentive to write as an important tool for the creation of a coherent conceptual system.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGQuímica Estudo e ensinoElementos quimicos Estudo e ensinoEducaçãoEnsinoQuímica no ensino fundamentalModos de uso e o processo de apropriação do conceito de elemento químico por estudantes do ensino fundamentalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtese_nilma_soares_da_silva___modos_de_uso_e_o_processo_de_a1.pdfapplication/pdf2357135https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-83VRD4/1/tese_nilma_soares_da_silva___modos_de_uso_e_o_processo_de_a1.pdfcd5ec8ef3d8eb489538282544b4073a2MD51TEXTtese_nilma_soares_da_silva___modos_de_uso_e_o_processo_de_a1.pdf.txttese_nilma_soares_da_silva___modos_de_uso_e_o_processo_de_a1.pdf.txtExtracted texttext/plain539734https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-83VRD4/2/tese_nilma_soares_da_silva___modos_de_uso_e_o_processo_de_a1.pdf.txt1b7a64b475b32f0d2c352ebb12756f09MD521843/FAEC-83VRD42019-11-14 19:31:47.639oai:repositorio.ufmg.br:1843/FAEC-83VRD4Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T22:31:47Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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