Gestão de conteúdo na Embrapa
Ano de defesa: | 2006 |
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Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | , |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal de Minas Gerais
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | http://hdl.handle.net/1843/VALA-6WLJUV |
Resumo: | O rápido crescimento do volume de informação constitui, atualmente, um dos grandes desafios para a sociedade. Informações desatualizadas, duplicadas, com grande número de inconsistências e de baixa qualidade são problemas freqüentes. Nesse cenário, a gestão da informação e do conhecimento constitui uma tarefa complexa para as organizações. Então, a estratégia de gestão de conteúdo tem sido apresentada como uma nova forma de enfrentar esse desafio. É apontada como a chave para o gerenciamento moderno da informação. Este trabalho apresenta os principais conceitos teóricos relacionados à gestão de conteúdo na empresa. É também apresentado e discutido, através de uma estratégia de estudo de caso, um modelo de gestão de conteúdo aplicado a um sítio Web de uma organização pública, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Conclui-se que a gestão de conteúdo é um processo complexo, que engloba um conjunto de atividades inter-relacionadas e executadas por diferentes profissionais, muitas vezes, dispersos na organização. As tecnologias de informação constituem uma parte importante desse processo, são ferramentas que auxiliam os usuários em um determinado contexto organizacional. Em síntese, um processo de gestão de conteúdo mais efetivo exige uma abordagem mais ecológica e integrada, ou seja, baseada em componentes sociais, organizacionais e tecnológicos. |
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Marcello Peixoto BaxGeorge Leal JamilMonica Erichsen Nassif BorgesEnilda Alves Coelho2019-08-12T20:56:11Z2019-08-12T20:56:11Z2006-12-20http://hdl.handle.net/1843/VALA-6WLJUVO rápido crescimento do volume de informação constitui, atualmente, um dos grandes desafios para a sociedade. Informações desatualizadas, duplicadas, com grande número de inconsistências e de baixa qualidade são problemas freqüentes. Nesse cenário, a gestão da informação e do conhecimento constitui uma tarefa complexa para as organizações. Então, a estratégia de gestão de conteúdo tem sido apresentada como uma nova forma de enfrentar esse desafio. É apontada como a chave para o gerenciamento moderno da informação. Este trabalho apresenta os principais conceitos teóricos relacionados à gestão de conteúdo na empresa. É também apresentado e discutido, através de uma estratégia de estudo de caso, um modelo de gestão de conteúdo aplicado a um sítio Web de uma organização pública, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Conclui-se que a gestão de conteúdo é um processo complexo, que engloba um conjunto de atividades inter-relacionadas e executadas por diferentes profissionais, muitas vezes, dispersos na organização. As tecnologias de informação constituem uma parte importante desse processo, são ferramentas que auxiliam os usuários em um determinado contexto organizacional. Em síntese, um processo de gestão de conteúdo mais efetivo exige uma abordagem mais ecológica e integrada, ou seja, baseada em componentes sociais, organizacionais e tecnológicos.The rapid growth of information nowadays constitutes one of the great challenges in this information society. Outdated information, duplications, inconsistencies, low quality, among others, are frequent problems. In this scene, the information and knowledge management constitute a complex task for the organizations. So, the strategy of content management has been presented as a new way to face this challenge. It is pointed as the key of the modern information management. This work presents the main theoretical concepts related to enterprise content management. It is also, presented and argued, through a strategy of case study, a Web content management model applied to a Web site in a public organization, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA). In summary, the Content Management is a complex process with interrelated activities that, in turn, are executed by distinct professionals in the organization. The information technologies constitute an important part of this process and are tools that help the users in a specific organizational context. The most effective content management process demands an ecological and integrated approach, based on social, organizational and technological components.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGGestão do conhecimentoCiência da informaçãoGerenciamento da informaçãoTecnologia da informaçãoEmbrapaGestão de conteúdoGestão de conhecimentoCiência da informaçãoGestão de conteúdo na Embrapainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALmestrado___enilda_alves_coelho.pdfapplication/pdf3167727https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VALA-6WLJUV/1/mestrado___enilda_alves_coelho.pdfc85e73a8a008284f877fdd1c05438c49MD51TEXTmestrado___enilda_alves_coelho.pdf.txtmestrado___enilda_alves_coelho.pdf.txtExtracted texttext/plain174874https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VALA-6WLJUV/2/mestrado___enilda_alves_coelho.pdf.txt97a438c34b3609fefca1f269b31051ccMD521843/VALA-6WLJUV2019-11-14 19:53:22.525oai:repositorio.ufmg.br:1843/VALA-6WLJUVRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T22:53:22Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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