Gestão de conteúdo na Embrapa

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2006
Autor(a) principal: Enilda Alves Coelho
Orientador(a): Marcello Peixoto Bax
Banca de defesa: George Leal Jamil, Monica Erichsen Nassif Borges
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Minas Gerais
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/1843/VALA-6WLJUV
Resumo: O rápido crescimento do volume de informação constitui, atualmente, um dos grandes desafios para a sociedade. Informações desatualizadas, duplicadas, com grande número de inconsistências e de baixa qualidade são problemas freqüentes. Nesse cenário, a gestão da informação e do conhecimento constitui uma tarefa complexa para as organizações. Então, a estratégia de gestão de conteúdo tem sido apresentada como uma nova forma de enfrentar esse desafio. É apontada como a chave para o gerenciamento moderno da informação. Este trabalho apresenta os principais conceitos teóricos relacionados à gestão de conteúdo na empresa. É também apresentado e discutido, através de uma estratégia de estudo de caso, um modelo de gestão de conteúdo aplicado a um sítio Web de uma organização pública, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Conclui-se que a gestão de conteúdo é um processo complexo, que engloba um conjunto de atividades inter-relacionadas e executadas por diferentes profissionais, muitas vezes, dispersos na organização. As tecnologias de informação constituem uma parte importante desse processo, são ferramentas que auxiliam os usuários em um determinado contexto organizacional. Em síntese, um processo de gestão de conteúdo mais efetivo exige uma abordagem mais ecológica e integrada, ou seja, baseada em componentes sociais, organizacionais e tecnológicos.
id UFMG_ce3197fa9430b5cf8a76a903271b8676
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/VALA-6WLJUV
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Marcello Peixoto BaxGeorge Leal JamilMonica Erichsen Nassif BorgesEnilda Alves Coelho2019-08-12T20:56:11Z2019-08-12T20:56:11Z2006-12-20http://hdl.handle.net/1843/VALA-6WLJUVO rápido crescimento do volume de informação constitui, atualmente, um dos grandes desafios para a sociedade. Informações desatualizadas, duplicadas, com grande número de inconsistências e de baixa qualidade são problemas freqüentes. Nesse cenário, a gestão da informação e do conhecimento constitui uma tarefa complexa para as organizações. Então, a estratégia de gestão de conteúdo tem sido apresentada como uma nova forma de enfrentar esse desafio. É apontada como a chave para o gerenciamento moderno da informação. Este trabalho apresenta os principais conceitos teóricos relacionados à gestão de conteúdo na empresa. É também apresentado e discutido, através de uma estratégia de estudo de caso, um modelo de gestão de conteúdo aplicado a um sítio Web de uma organização pública, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Conclui-se que a gestão de conteúdo é um processo complexo, que engloba um conjunto de atividades inter-relacionadas e executadas por diferentes profissionais, muitas vezes, dispersos na organização. As tecnologias de informação constituem uma parte importante desse processo, são ferramentas que auxiliam os usuários em um determinado contexto organizacional. Em síntese, um processo de gestão de conteúdo mais efetivo exige uma abordagem mais ecológica e integrada, ou seja, baseada em componentes sociais, organizacionais e tecnológicos.The rapid growth of information nowadays constitutes one of the great challenges in this information society. Outdated information, duplications, inconsistencies, low quality, among others, are frequent problems. In this scene, the information and knowledge management constitute a complex task for the organizations. So, the strategy of content management has been presented as a new way to face this challenge. It is pointed as the key of the modern information management. This work presents the main theoretical concepts related to enterprise content management. It is also, presented and argued, through a strategy of case study, a Web content management model applied to a Web site in a public organization, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA). In summary, the Content Management is a complex process with interrelated activities that, in turn, are executed by distinct professionals in the organization. The information technologies constitute an important part of this process and are tools that help the users in a specific organizational context. The most effective content management process demands an ecological and integrated approach, based on social, organizational and technological components.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGGestão do conhecimentoCiência da informaçãoGerenciamento da informaçãoTecnologia da informaçãoEmbrapaGestão de conteúdoGestão de conhecimentoCiência da informaçãoGestão de conteúdo na Embrapainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALmestrado___enilda_alves_coelho.pdfapplication/pdf3167727https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VALA-6WLJUV/1/mestrado___enilda_alves_coelho.pdfc85e73a8a008284f877fdd1c05438c49MD51TEXTmestrado___enilda_alves_coelho.pdf.txtmestrado___enilda_alves_coelho.pdf.txtExtracted texttext/plain174874https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VALA-6WLJUV/2/mestrado___enilda_alves_coelho.pdf.txt97a438c34b3609fefca1f269b31051ccMD521843/VALA-6WLJUV2019-11-14 19:53:22.525oai:repositorio.ufmg.br:1843/VALA-6WLJUVRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T22:53:22Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Gestão de conteúdo na Embrapa
title Gestão de conteúdo na Embrapa
spellingShingle Gestão de conteúdo na Embrapa
Enilda Alves Coelho
Embrapa
Gestão de conteúdo
Gestão de conhecimento
Ciência da informação
Gestão do conhecimento
Ciência da informação
Gerenciamento da informação
Tecnologia da informação
title_short Gestão de conteúdo na Embrapa
title_full Gestão de conteúdo na Embrapa
title_fullStr Gestão de conteúdo na Embrapa
title_full_unstemmed Gestão de conteúdo na Embrapa
title_sort Gestão de conteúdo na Embrapa
author Enilda Alves Coelho
author_facet Enilda Alves Coelho
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Marcello Peixoto Bax
dc.contributor.referee1.fl_str_mv George Leal Jamil
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Monica Erichsen Nassif Borges
dc.contributor.author.fl_str_mv Enilda Alves Coelho
contributor_str_mv Marcello Peixoto Bax
George Leal Jamil
Monica Erichsen Nassif Borges
dc.subject.por.fl_str_mv Embrapa
Gestão de conteúdo
Gestão de conhecimento
Ciência da informação
topic Embrapa
Gestão de conteúdo
Gestão de conhecimento
Ciência da informação
Gestão do conhecimento
Ciência da informação
Gerenciamento da informação
Tecnologia da informação
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Gestão do conhecimento
Ciência da informação
Gerenciamento da informação
Tecnologia da informação
description O rápido crescimento do volume de informação constitui, atualmente, um dos grandes desafios para a sociedade. Informações desatualizadas, duplicadas, com grande número de inconsistências e de baixa qualidade são problemas freqüentes. Nesse cenário, a gestão da informação e do conhecimento constitui uma tarefa complexa para as organizações. Então, a estratégia de gestão de conteúdo tem sido apresentada como uma nova forma de enfrentar esse desafio. É apontada como a chave para o gerenciamento moderno da informação. Este trabalho apresenta os principais conceitos teóricos relacionados à gestão de conteúdo na empresa. É também apresentado e discutido, através de uma estratégia de estudo de caso, um modelo de gestão de conteúdo aplicado a um sítio Web de uma organização pública, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Conclui-se que a gestão de conteúdo é um processo complexo, que engloba um conjunto de atividades inter-relacionadas e executadas por diferentes profissionais, muitas vezes, dispersos na organização. As tecnologias de informação constituem uma parte importante desse processo, são ferramentas que auxiliam os usuários em um determinado contexto organizacional. Em síntese, um processo de gestão de conteúdo mais efetivo exige uma abordagem mais ecológica e integrada, ou seja, baseada em componentes sociais, organizacionais e tecnológicos.
publishDate 2006
dc.date.issued.fl_str_mv 2006-12-20
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-12T20:56:11Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-12T20:56:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/VALA-6WLJUV
url http://hdl.handle.net/1843/VALA-6WLJUV
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VALA-6WLJUV/1/mestrado___enilda_alves_coelho.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VALA-6WLJUV/2/mestrado___enilda_alves_coelho.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv c85e73a8a008284f877fdd1c05438c49
97a438c34b3609fefca1f269b31051cc
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801677401573294080