Movimentos básicos na performance do contrabaixo: descrição e análise cinesiológica

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2015
Autor(a) principal: Leonardo Lopes
Orientador(a): Fausto Borem de Oliveira
Banca de defesa: Maicon Rodrigues Albuquerque, Valdir Claudino, Guilherme Menezes Lage
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Minas Gerais
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/1843/AAGS-A3FHU6
Resumo: Atingir um alto grau de proficiência na performance de um instrumento musical exige o aprendizado de habilidades motoras que busca, através da prática, a melhora permanente do desempenho. A eficiência desse processo pode ser comprometida pela falta de fundamentação científica observada em tradicionais métodos de ensino. Fora das amarras da tradição, o diálogo interdisciplinar entre a Cinesiologia e a Performance Musical pode apresentar um grande potencial para tratar diferentes questões ainda não devidamente investigadas na literatura desse instrumento. Dessa forma, as ações articulares e grupos musculares dos conjuntos esquerdo e direito dos membros superiores do contrabaixista são avaliadas quanto à amplitude, velocidade e direção dos movimentos, assim como as etapas sequenciais de sua realização. As descrições e as análises foram realizadas a partir da observação de um registro audiovisual da performance de um contrabaixista de nível avançado (com mais de 10 anos de prática), executando padrões de movimentos previamente selecionados. Dessa forma, espera-se que o conhecimento e a aplicação de princípios cinesiológicos na performance do contrabaixo possam contribuir para que o indivíduo aprenda com maior eficiência os movimentos corporais, potencializando o processo de aprendizagem técnico-musical.
id UFMG_d698e3a57d58b9214334e3f215a007bb
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/AAGS-A3FHU6
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Fausto Borem de OliveiraMaicon Rodrigues AlbuquerqueValdir ClaudinoGuilherme Menezes LageLeonardo Lopes2019-08-11T09:35:38Z2019-08-11T09:35:38Z2015-06-25http://hdl.handle.net/1843/AAGS-A3FHU6Atingir um alto grau de proficiência na performance de um instrumento musical exige o aprendizado de habilidades motoras que busca, através da prática, a melhora permanente do desempenho. A eficiência desse processo pode ser comprometida pela falta de fundamentação científica observada em tradicionais métodos de ensino. Fora das amarras da tradição, o diálogo interdisciplinar entre a Cinesiologia e a Performance Musical pode apresentar um grande potencial para tratar diferentes questões ainda não devidamente investigadas na literatura desse instrumento. Dessa forma, as ações articulares e grupos musculares dos conjuntos esquerdo e direito dos membros superiores do contrabaixista são avaliadas quanto à amplitude, velocidade e direção dos movimentos, assim como as etapas sequenciais de sua realização. As descrições e as análises foram realizadas a partir da observação de um registro audiovisual da performance de um contrabaixista de nível avançado (com mais de 10 anos de prática), executando padrões de movimentos previamente selecionados. Dessa forma, espera-se que o conhecimento e a aplicação de princípios cinesiológicos na performance do contrabaixo possam contribuir para que o indivíduo aprenda com maior eficiência os movimentos corporais, potencializando o processo de aprendizagem técnico-musical.Achieving a high degree of proficiency in the performance of a musical instrument requires learning motor skills that aims at, through practice, permanent improvement. This process can be less efficient due to the lack of scientific basis observed in traditional teaching methods. Outside the realm of tradition, the interdisciplinary dialogue between the Kinesiology and Music Performance may have great potential to address different issues not yet properly investigated in the literature of the double bass. Thus, joint actions and muscle groups of the left and right upper limbs of the double bassist are evaluated for amplitude, speed and direction of movements, as well as the sequential steps taking place in their realization. The descriptions and analyzes were carried out departing from observation of audiovisual recordings of the performance of an advanced double bass player (with over 10 years of practice), executing previously selected movement patterns. Thus, the knowledge and application of kinesiology principles in double bass performance may help students and professionals learn body movements more efficiently, improving the musical and technical learning process.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGCinesiologia  Performance musicalMusicaanálise de movimentos na músicaCinesiologia da performance musicacontrabaixoMovimentos básicos na performance do contrabaixo: descrição e análise cinesiológicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdisserta__o___leonardo_lopes.pdfapplication/pdf3492169https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AAGS-A3FHU6/1/disserta__o___leonardo_lopes.pdfbf6ad672ddbbcc689f21b98f275878b0MD51TEXTdisserta__o___leonardo_lopes.pdf.txtdisserta__o___leonardo_lopes.pdf.txtExtracted texttext/plain118862https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AAGS-A3FHU6/2/disserta__o___leonardo_lopes.pdf.txtb67db54b151a06c875ac9f32991ffcb2MD521843/AAGS-A3FHU62019-11-14 05:16:42.802oai:repositorio.ufmg.br:1843/AAGS-A3FHU6Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T08:16:42Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Movimentos básicos na performance do contrabaixo: descrição e análise cinesiológica
title Movimentos básicos na performance do contrabaixo: descrição e análise cinesiológica
spellingShingle Movimentos básicos na performance do contrabaixo: descrição e análise cinesiológica
Leonardo Lopes
análise de movimentos na música
Cinesiologia da performance musica
contrabaixo
Cinesiologia  
Performance musical
Musica
title_short Movimentos básicos na performance do contrabaixo: descrição e análise cinesiológica
title_full Movimentos básicos na performance do contrabaixo: descrição e análise cinesiológica
title_fullStr Movimentos básicos na performance do contrabaixo: descrição e análise cinesiológica
title_full_unstemmed Movimentos básicos na performance do contrabaixo: descrição e análise cinesiológica
title_sort Movimentos básicos na performance do contrabaixo: descrição e análise cinesiológica
author Leonardo Lopes
author_facet Leonardo Lopes
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Fausto Borem de Oliveira
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Maicon Rodrigues Albuquerque
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Valdir Claudino
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Guilherme Menezes Lage
dc.contributor.author.fl_str_mv Leonardo Lopes
contributor_str_mv Fausto Borem de Oliveira
Maicon Rodrigues Albuquerque
Valdir Claudino
Guilherme Menezes Lage
dc.subject.por.fl_str_mv análise de movimentos na música
Cinesiologia da performance musica
contrabaixo
topic análise de movimentos na música
Cinesiologia da performance musica
contrabaixo
Cinesiologia  
Performance musical
Musica
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Cinesiologia  
Performance musical
Musica
description Atingir um alto grau de proficiência na performance de um instrumento musical exige o aprendizado de habilidades motoras que busca, através da prática, a melhora permanente do desempenho. A eficiência desse processo pode ser comprometida pela falta de fundamentação científica observada em tradicionais métodos de ensino. Fora das amarras da tradição, o diálogo interdisciplinar entre a Cinesiologia e a Performance Musical pode apresentar um grande potencial para tratar diferentes questões ainda não devidamente investigadas na literatura desse instrumento. Dessa forma, as ações articulares e grupos musculares dos conjuntos esquerdo e direito dos membros superiores do contrabaixista são avaliadas quanto à amplitude, velocidade e direção dos movimentos, assim como as etapas sequenciais de sua realização. As descrições e as análises foram realizadas a partir da observação de um registro audiovisual da performance de um contrabaixista de nível avançado (com mais de 10 anos de prática), executando padrões de movimentos previamente selecionados. Dessa forma, espera-se que o conhecimento e a aplicação de princípios cinesiológicos na performance do contrabaixo possam contribuir para que o indivíduo aprenda com maior eficiência os movimentos corporais, potencializando o processo de aprendizagem técnico-musical.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-06-25
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-11T09:35:38Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-11T09:35:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/AAGS-A3FHU6
url http://hdl.handle.net/1843/AAGS-A3FHU6
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AAGS-A3FHU6/1/disserta__o___leonardo_lopes.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AAGS-A3FHU6/2/disserta__o___leonardo_lopes.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv bf6ad672ddbbcc689f21b98f275878b0
b67db54b151a06c875ac9f32991ffcb2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797972989011034112