O uso do GPS como recurso pedagógico para o estudo de elementos da Geometria Analítica

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2016
Autor(a) principal: Erica de Aguiar Queiroz
Orientador(a): Samira Zaidan
Banca de defesa: Teresinha Fumi Kawasaki, Francisco Dutenhefner, Airton Carriao Machado
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Minas Gerais
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
GPS
Link de acesso: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-ANHM7M
Resumo: Este trabalho apresenta e analisa uma possibilidade de ensinar Geometria Analítica usando GPS como recurso pedagógico. O desenvolvimento desta pesquisa inicia-se com o estudo de alguns referenciais teóricos que se relacionam dom o "conhecimento pedagógico do conteúdo", o "conhecimnto tecnológico e pedagógico do conteúdo" e a "matemática escolar". Foi realizada uma pesquisa de campo com uma turma do 1º ano do Ensino Médio onde a pesquisadora desenvolveu, com a presença da professora da escola, uma sequência de atividades previamnete programadas. As aulas foram gravadas em aúdio, assim como os comentários de cada uma, realizados pela pesquisadora. Nossa análise vai considerar a proposta de aula na perspectiva do conhecimento escolar(Moreira e David 2003), valorizando o uso de tecnologias, o que se mostrou adequado à turma na ótica da professora e dos estudantes que concordaram em participar. A proposta foi muito bem aceita pelos estudantes, apoiada pela professora que demonstrou admiração pelo interesse que ela despertou nas aulas e observamos que o resultado foi positivo, já que mostrou-se interessante, dinâmico e alcançando avanços no entendimento dos conhecimentos em relação à Geometria analítica. Tal experimento confirma a importância e, ao mesmo tempo, as dificuldades do uso de tecnologia no ensino. Ao final, apresentamos uma proposta de ensino(material didático) como o uso do GPS para ensinar elementos de Geometria Analítica.
id UFMG_dbd62f1c996b772adf6ff7d2b6222098
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-ANHM7M
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Samira ZaidanTeresinha Fumi KawasakiFrancisco DutenhefnerAirton Carriao MachadoErica de Aguiar Queiroz2019-08-11T04:26:48Z2019-08-11T04:26:48Z2016-05-31http://hdl.handle.net/1843/BUBD-ANHM7MEste trabalho apresenta e analisa uma possibilidade de ensinar Geometria Analítica usando GPS como recurso pedagógico. O desenvolvimento desta pesquisa inicia-se com o estudo de alguns referenciais teóricos que se relacionam dom o "conhecimento pedagógico do conteúdo", o "conhecimnto tecnológico e pedagógico do conteúdo" e a "matemática escolar". Foi realizada uma pesquisa de campo com uma turma do 1º ano do Ensino Médio onde a pesquisadora desenvolveu, com a presença da professora da escola, uma sequência de atividades previamnete programadas. As aulas foram gravadas em aúdio, assim como os comentários de cada uma, realizados pela pesquisadora. Nossa análise vai considerar a proposta de aula na perspectiva do conhecimento escolar(Moreira e David 2003), valorizando o uso de tecnologias, o que se mostrou adequado à turma na ótica da professora e dos estudantes que concordaram em participar. A proposta foi muito bem aceita pelos estudantes, apoiada pela professora que demonstrou admiração pelo interesse que ela despertou nas aulas e observamos que o resultado foi positivo, já que mostrou-se interessante, dinâmico e alcançando avanços no entendimento dos conhecimentos em relação à Geometria analítica. Tal experimento confirma a importância e, ao mesmo tempo, as dificuldades do uso de tecnologia no ensino. Ao final, apresentamos uma proposta de ensino(material didático) como o uso do GPS para ensinar elementos de Geometria Analítica.This paper presents and analyzes a possibility of teaching analytic geometry using GPS as a pedagogical resource. The development of this research begins with the study of some theoretical frameworks that relate to the "pedagogical content knowledge", the "technological and pedagogical content knowledge" and "school mathematics". The research was conducted in school with a group of the Ist year of hight school where the researcher has developed, with the presence of the teacher of school, a sequence of previously scheduled activities. The classes were recorded in audio, included the comments of the reasearcher comments. Our analysis consider the proposed class in the perspective of school knowledge and enhancing the use of technology, which was adequate to the class in the view of the teacher and the students agreed to participate. The proposal was very well accepted by the students, supported by the teacher who showed admiration for the interest of the class and found that the result understanding of knowledge in relation to Analytical Geometry. This experiment confirms the importance and at the same time, the difficulties of thecnology use in education. In conclusion, we show proposal for classe about the GPS for theach Analytic Geometry.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGMatematica Estudo e ensinoMatemática Métodos de ensinoEducaçãoSistema de Posicionamento GlobalGeometria analítica Estudo e ensinoTecnologia educacionalEnsino auxiliado por computadorGeometria analíticaEducação MatemáticaTecnologia e EnsinoGPSConhecimento escolarO uso do GPS como recurso pedagógico para o estudo de elementos da Geometria Analíticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdisserta__o___rica_de_aguiar_queiroz___2016.pdfapplication/pdf13440217https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-ANHM7M/1/disserta__o___rica_de_aguiar_queiroz___2016.pdf63eaf394285acffb606bab4034a59a74MD51TEXTdisserta__o___rica_de_aguiar_queiroz___2016.pdf.txtdisserta__o___rica_de_aguiar_queiroz___2016.pdf.txtExtracted texttext/plain130182https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-ANHM7M/2/disserta__o___rica_de_aguiar_queiroz___2016.pdf.txt907966d4f9c5d2b64335455ff752933fMD521843/BUBD-ANHM7M2019-11-14 11:48:41.004oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-ANHM7MRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T14:48:41Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O uso do GPS como recurso pedagógico para o estudo de elementos da Geometria Analítica
title O uso do GPS como recurso pedagógico para o estudo de elementos da Geometria Analítica
spellingShingle O uso do GPS como recurso pedagógico para o estudo de elementos da Geometria Analítica
Erica de Aguiar Queiroz
Geometria analítica
Educação Matemática
Tecnologia e Ensino
GPS
Conhecimento escolar
Matematica Estudo e ensino
Matemática Métodos de ensino
Educação
Sistema de Posicionamento Global
Geometria analítica Estudo e ensino
Tecnologia educacional
Ensino auxiliado por computador
title_short O uso do GPS como recurso pedagógico para o estudo de elementos da Geometria Analítica
title_full O uso do GPS como recurso pedagógico para o estudo de elementos da Geometria Analítica
title_fullStr O uso do GPS como recurso pedagógico para o estudo de elementos da Geometria Analítica
title_full_unstemmed O uso do GPS como recurso pedagógico para o estudo de elementos da Geometria Analítica
title_sort O uso do GPS como recurso pedagógico para o estudo de elementos da Geometria Analítica
author Erica de Aguiar Queiroz
author_facet Erica de Aguiar Queiroz
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Samira Zaidan
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Teresinha Fumi Kawasaki
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Francisco Dutenhefner
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Airton Carriao Machado
dc.contributor.author.fl_str_mv Erica de Aguiar Queiroz
contributor_str_mv Samira Zaidan
Teresinha Fumi Kawasaki
Francisco Dutenhefner
Airton Carriao Machado
dc.subject.por.fl_str_mv Geometria analítica
Educação Matemática
Tecnologia e Ensino
GPS
Conhecimento escolar
topic Geometria analítica
Educação Matemática
Tecnologia e Ensino
GPS
Conhecimento escolar
Matematica Estudo e ensino
Matemática Métodos de ensino
Educação
Sistema de Posicionamento Global
Geometria analítica Estudo e ensino
Tecnologia educacional
Ensino auxiliado por computador
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Matematica Estudo e ensino
Matemática Métodos de ensino
Educação
Sistema de Posicionamento Global
Geometria analítica Estudo e ensino
Tecnologia educacional
Ensino auxiliado por computador
description Este trabalho apresenta e analisa uma possibilidade de ensinar Geometria Analítica usando GPS como recurso pedagógico. O desenvolvimento desta pesquisa inicia-se com o estudo de alguns referenciais teóricos que se relacionam dom o "conhecimento pedagógico do conteúdo", o "conhecimnto tecnológico e pedagógico do conteúdo" e a "matemática escolar". Foi realizada uma pesquisa de campo com uma turma do 1º ano do Ensino Médio onde a pesquisadora desenvolveu, com a presença da professora da escola, uma sequência de atividades previamnete programadas. As aulas foram gravadas em aúdio, assim como os comentários de cada uma, realizados pela pesquisadora. Nossa análise vai considerar a proposta de aula na perspectiva do conhecimento escolar(Moreira e David 2003), valorizando o uso de tecnologias, o que se mostrou adequado à turma na ótica da professora e dos estudantes que concordaram em participar. A proposta foi muito bem aceita pelos estudantes, apoiada pela professora que demonstrou admiração pelo interesse que ela despertou nas aulas e observamos que o resultado foi positivo, já que mostrou-se interessante, dinâmico e alcançando avanços no entendimento dos conhecimentos em relação à Geometria analítica. Tal experimento confirma a importância e, ao mesmo tempo, as dificuldades do uso de tecnologia no ensino. Ao final, apresentamos uma proposta de ensino(material didático) como o uso do GPS para ensinar elementos de Geometria Analítica.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016-05-31
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-11T04:26:48Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-11T04:26:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUBD-ANHM7M
url http://hdl.handle.net/1843/BUBD-ANHM7M
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-ANHM7M/1/disserta__o___rica_de_aguiar_queiroz___2016.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-ANHM7M/2/disserta__o___rica_de_aguiar_queiroz___2016.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 63eaf394285acffb606bab4034a59a74
907966d4f9c5d2b64335455ff752933f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797973196887031808