Corpo cidadão: experiências da aprendizagem do Grupo Experimental de Dança de Belo Horizonte/MG

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2011
Autor(a) principal: Natalia Martins Carneiro
Orientador(a): Maria Aparecida Paiva S dos Santos
Banca de defesa: Ana Maria Rabelo Gomes, Arnaldo Leite de Alvarenga, Eliana Ayoub, Rita Amelia Teixeira Vilela
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Minas Gerais
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-8W3L2L
Resumo: O objeto desta pesquisa são as experiências de aprendizagem do Grupo Experimental de Dança da ONG Corpo Cidadão. A dança é uma prática social milenar, que se caracteriza como experiência humana na qual a pessoa não está separada de si mesma, mas sim inteiramente presente no que faz. Em cada comunidade de prática de dança, a dança adquire forma única, que ao ser realizada em um contexto específico, traz uma organização própria em que são produzidos os seus próprios movimentos. Para descrever/analisar as experiências de aprendizagem de dança no grupo pesquisado foi utilizada a abordagem da aprendizagem situada em comunidades de prática (LAVE e WENGER, 1991) da sua dinâmica estrutural e situacional. As experiências dos jovens configuram a aprendizagem da dança que encontra-se difusa nas dinâmicas estrutural e situacional. O jovem do GED experiencia nas práticas cotidianas: o universo da dança clássica, da dança contemporânea, da roda e das apresentações e aprende a ser bailarino nas relações complexas da comunidade de prática. o jogo dos papéis sexuais, das diferentes formas de participação, das relações de poder. as ações coletivas e ensaia se auto-governar, cria possibilidades parao exercício da cidadania e ensina outras pessoas a partir deexperiências na relação social.
id UFMG_e2ad687bc7e2115f9f6a345ac2e69934
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-8W3L2L
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Maria Aparecida Paiva S dos SantosAna Maria Rabelo GomesArnaldo Leite de AlvarengaEliana AyoubRita Amelia Teixeira VilelaNatalia Martins Carneiro2019-08-10T09:07:32Z2019-08-10T09:07:32Z2011-06-03http://hdl.handle.net/1843/BUOS-8W3L2LO objeto desta pesquisa são as experiências de aprendizagem do Grupo Experimental de Dança da ONG Corpo Cidadão. A dança é uma prática social milenar, que se caracteriza como experiência humana na qual a pessoa não está separada de si mesma, mas sim inteiramente presente no que faz. Em cada comunidade de prática de dança, a dança adquire forma única, que ao ser realizada em um contexto específico, traz uma organização própria em que são produzidos os seus próprios movimentos. Para descrever/analisar as experiências de aprendizagem de dança no grupo pesquisado foi utilizada a abordagem da aprendizagem situada em comunidades de prática (LAVE e WENGER, 1991) da sua dinâmica estrutural e situacional. As experiências dos jovens configuram a aprendizagem da dança que encontra-se difusa nas dinâmicas estrutural e situacional. O jovem do GED experiencia nas práticas cotidianas: o universo da dança clássica, da dança contemporânea, da roda e das apresentações e aprende a ser bailarino nas relações complexas da comunidade de prática. o jogo dos papéis sexuais, das diferentes formas de participação, das relações de poder. as ações coletivas e ensaia se auto-governar, cria possibilidades parao exercício da cidadania e ensina outras pessoas a partir deexperiências na relação social.The research object are the learning experiences of the GrupoExperimental de Dança from NGO Corpo Cidadão. The dance is a ancient social practice, characterized as human experience in which the person is not separate from himself, but wholly present at it. In each community of dance practice, the dance gets unique way, when held in a specific context, brings their own organization in which they produced their own movements. To describe / analyze the learning experiences of dance in this group was used the approach of situated learning in communities of practice (LAVE and WENGER, 1991) from its structural dynamics and situational. The young people experiences sets the learning of dance that are diffuse in the dynamic structural and situational. The young people from GED experience in the everyday practices: the classical dance world, contemporary dance, group of dance and of presentations and learn to be a dancer in the complex relationships of the community of practice. the game of sex roles, from the different forms of participation, from power relationships. the collective actions and they test self government, they createpossibilities to citizenship exercise and teach other people from socialrelationship experiences.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducaçãoDança Aspectos sociaisDança  Aprendizagem experimentalEducaçãoDançaCorpo cidadão: experiências da aprendizagem do Grupo Experimental de Dança de Belo Horizonte/MGinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALeduca__o_nat_lia_martins_carneiro_tese.pdfapplication/pdf1402995https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-8W3L2L/1/educa__o_nat_lia_martins_carneiro_tese.pdf32049af196323c6f90bc835d6bf16185MD51TEXTeduca__o_nat_lia_martins_carneiro_tese.pdf.txteduca__o_nat_lia_martins_carneiro_tese.pdf.txtExtracted texttext/plain215931https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-8W3L2L/2/educa__o_nat_lia_martins_carneiro_tese.pdf.txta4a034edcd987bbffef5aa74214bd975MD521843/BUOS-8W3L2L2019-11-14 06:32:27.905oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-8W3L2LRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T09:32:27Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Corpo cidadão: experiências da aprendizagem do Grupo Experimental de Dança de Belo Horizonte/MG
title Corpo cidadão: experiências da aprendizagem do Grupo Experimental de Dança de Belo Horizonte/MG
spellingShingle Corpo cidadão: experiências da aprendizagem do Grupo Experimental de Dança de Belo Horizonte/MG
Natalia Martins Carneiro
Educação
Dança
Educação
Dança Aspectos sociais
Dança  Aprendizagem experimental
title_short Corpo cidadão: experiências da aprendizagem do Grupo Experimental de Dança de Belo Horizonte/MG
title_full Corpo cidadão: experiências da aprendizagem do Grupo Experimental de Dança de Belo Horizonte/MG
title_fullStr Corpo cidadão: experiências da aprendizagem do Grupo Experimental de Dança de Belo Horizonte/MG
title_full_unstemmed Corpo cidadão: experiências da aprendizagem do Grupo Experimental de Dança de Belo Horizonte/MG
title_sort Corpo cidadão: experiências da aprendizagem do Grupo Experimental de Dança de Belo Horizonte/MG
author Natalia Martins Carneiro
author_facet Natalia Martins Carneiro
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Maria Aparecida Paiva S dos Santos
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Ana Maria Rabelo Gomes
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Arnaldo Leite de Alvarenga
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Eliana Ayoub
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Rita Amelia Teixeira Vilela
dc.contributor.author.fl_str_mv Natalia Martins Carneiro
contributor_str_mv Maria Aparecida Paiva S dos Santos
Ana Maria Rabelo Gomes
Arnaldo Leite de Alvarenga
Eliana Ayoub
Rita Amelia Teixeira Vilela
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Dança
topic Educação
Dança
Educação
Dança Aspectos sociais
Dança  Aprendizagem experimental
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Educação
Dança Aspectos sociais
Dança  Aprendizagem experimental
description O objeto desta pesquisa são as experiências de aprendizagem do Grupo Experimental de Dança da ONG Corpo Cidadão. A dança é uma prática social milenar, que se caracteriza como experiência humana na qual a pessoa não está separada de si mesma, mas sim inteiramente presente no que faz. Em cada comunidade de prática de dança, a dança adquire forma única, que ao ser realizada em um contexto específico, traz uma organização própria em que são produzidos os seus próprios movimentos. Para descrever/analisar as experiências de aprendizagem de dança no grupo pesquisado foi utilizada a abordagem da aprendizagem situada em comunidades de prática (LAVE e WENGER, 1991) da sua dinâmica estrutural e situacional. As experiências dos jovens configuram a aprendizagem da dança que encontra-se difusa nas dinâmicas estrutural e situacional. O jovem do GED experiencia nas práticas cotidianas: o universo da dança clássica, da dança contemporânea, da roda e das apresentações e aprende a ser bailarino nas relações complexas da comunidade de prática. o jogo dos papéis sexuais, das diferentes formas de participação, das relações de poder. as ações coletivas e ensaia se auto-governar, cria possibilidades parao exercício da cidadania e ensina outras pessoas a partir deexperiências na relação social.
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011-06-03
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-10T09:07:32Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-10T09:07:32Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUOS-8W3L2L
url http://hdl.handle.net/1843/BUOS-8W3L2L
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-8W3L2L/1/educa__o_nat_lia_martins_carneiro_tese.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-8W3L2L/2/educa__o_nat_lia_martins_carneiro_tese.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 32049af196323c6f90bc835d6bf16185
a4a034edcd987bbffef5aa74214bd975
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589679871688704