A paisagem sonora de Vila Rica e a música barroca das Minas Gerais (1711-1822)

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2011
Autor(a) principal: Fabio Henrique Viana
Orientador(a): Adalgisa Arantes Campos
Banca de defesa: Jose Newton Coelho Meneses, Andre Cavazotti e Silva, Francisco de Assis Costa Taborda, Fábio César Montanheiro
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Minas Gerais
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Som
Link de acesso: http://hdl.handle.net/1843/FAFI-8M5JZR
Resumo: O objetivo deste trabalho é tentar conhecer a paisagem sonora de Vila Rica, no século XVIII, e a comparar com a música ali escrita. Partindo da ideia do compositor canadense R. Murray Schafer (2001), que considera a música como o melhor registro permanente de sons do passado, constituindo-se como uma espécie de paisagem sonora ideal que recria na imaginação algo semelhante ao que se verifica na paisagem sonora da época em que foi escrita, pretende-se ver em que medida a música composta em Vila Rica, no século XVIII, idealiza a paisagem sonora da qual faz parte. Nos dois primeiros capítulos são descritos os sons ouvidos nos espaços públicos de Vila Rica e o calendário cultual da freguesia do Pilar, o qual é tomado como parâmetro de marcação do tempo na Vila. Nos dois últimos capítulos, a paisagem sonora de Vila Rica é analisada e comparada com duas peças musicais contemporâneas. O método e as fontes usadas nos permitiram estudar apenas a estrutura da paisagem sonora da Vila e ver um reflexo dessa estrutura na música da época, a qual, apesar de todo o aparato clássico e pré-clássico que utiliza, pode ser considerada barroca.
id UFMG_eaf38be45c71c302e5fa353fc40960fd
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/FAFI-8M5JZR
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Adalgisa Arantes CamposJose Newton Coelho MenesesAndre Cavazotti e SilvaFrancisco de Assis Costa TabordaFábio César MontanheiroFabio Henrique Viana2019-08-11T12:15:57Z2019-08-11T12:15:57Z2011-05-24http://hdl.handle.net/1843/FAFI-8M5JZRO objetivo deste trabalho é tentar conhecer a paisagem sonora de Vila Rica, no século XVIII, e a comparar com a música ali escrita. Partindo da ideia do compositor canadense R. Murray Schafer (2001), que considera a música como o melhor registro permanente de sons do passado, constituindo-se como uma espécie de paisagem sonora ideal que recria na imaginação algo semelhante ao que se verifica na paisagem sonora da época em que foi escrita, pretende-se ver em que medida a música composta em Vila Rica, no século XVIII, idealiza a paisagem sonora da qual faz parte. Nos dois primeiros capítulos são descritos os sons ouvidos nos espaços públicos de Vila Rica e o calendário cultual da freguesia do Pilar, o qual é tomado como parâmetro de marcação do tempo na Vila. Nos dois últimos capítulos, a paisagem sonora de Vila Rica é analisada e comparada com duas peças musicais contemporâneas. O método e as fontes usadas nos permitiram estudar apenas a estrutura da paisagem sonora da Vila e ver um reflexo dessa estrutura na música da época, a qual, apesar de todo o aparato clássico e pré-clássico que utiliza, pode ser considerada barroca.The objective of this work is to approach the soundscape of the 18th century Vila Rica and compare it with the music written there at the time. Starting from the Canadian composer R. Murray Schafers idea (2001) of music as the best permanent register of sounds from the past, constituting itself a kind of ideal soundscape that recreates in imagination something similar to the soundscape that we find in the period in which that music was written, we intend to evaluate in which way the music composed in Vila Rica, in the 18th century, idealizes the soundscape of which such music is constituent. In the first two chapters we describe the sounds heard in public spaces of Vila Rica and the worship calendar of the parish of Pilar, which is taken as a parameter of time measurement at the Vila. In the two last chapters, the soundscape of Vila Rica is analyzed and compared with two contemporary musical pieces. The method and sources utilized permitted us to study only the structure of the Vilas soundscape and to recognize a reflection of this structure in the music of this period, which, despite the classical and pre-classical display that it utilizes, may be considered baroque.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGVila Rica (MG) HistóriaHistóriaMúsica Séc XVIIISomVila RicaMúsica barrocaPaisagem sonoraA paisagem sonora de Vila Rica e a música barroca das Minas Gerais (1711-1822)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALfhviana.pdfapplication/pdf77155530https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAFI-8M5JZR/1/fhviana.pdf22dbbd8e4669f6a40a6753ed45b2c6c5MD51TEXTfhviana.pdf.txtfhviana.pdf.txtExtracted texttext/plain503497https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAFI-8M5JZR/2/fhviana.pdf.txtb1e011b30996a02ffab3186950e20295MD521843/FAFI-8M5JZR2019-11-14 07:42:11.01oai:repositorio.ufmg.br:1843/FAFI-8M5JZRRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T10:42:11Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A paisagem sonora de Vila Rica e a música barroca das Minas Gerais (1711-1822)
title A paisagem sonora de Vila Rica e a música barroca das Minas Gerais (1711-1822)
spellingShingle A paisagem sonora de Vila Rica e a música barroca das Minas Gerais (1711-1822)
Fabio Henrique Viana
Som
Vila Rica
Música barroca
Paisagem sonora
Vila Rica (MG) História
História
Música Séc XVIII
title_short A paisagem sonora de Vila Rica e a música barroca das Minas Gerais (1711-1822)
title_full A paisagem sonora de Vila Rica e a música barroca das Minas Gerais (1711-1822)
title_fullStr A paisagem sonora de Vila Rica e a música barroca das Minas Gerais (1711-1822)
title_full_unstemmed A paisagem sonora de Vila Rica e a música barroca das Minas Gerais (1711-1822)
title_sort A paisagem sonora de Vila Rica e a música barroca das Minas Gerais (1711-1822)
author Fabio Henrique Viana
author_facet Fabio Henrique Viana
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Adalgisa Arantes Campos
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Jose Newton Coelho Meneses
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Andre Cavazotti e Silva
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Francisco de Assis Costa Taborda
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Fábio César Montanheiro
dc.contributor.author.fl_str_mv Fabio Henrique Viana
contributor_str_mv Adalgisa Arantes Campos
Jose Newton Coelho Meneses
Andre Cavazotti e Silva
Francisco de Assis Costa Taborda
Fábio César Montanheiro
dc.subject.por.fl_str_mv Som
Vila Rica
Música barroca
Paisagem sonora
topic Som
Vila Rica
Música barroca
Paisagem sonora
Vila Rica (MG) História
História
Música Séc XVIII
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Vila Rica (MG) História
História
Música Séc XVIII
description O objetivo deste trabalho é tentar conhecer a paisagem sonora de Vila Rica, no século XVIII, e a comparar com a música ali escrita. Partindo da ideia do compositor canadense R. Murray Schafer (2001), que considera a música como o melhor registro permanente de sons do passado, constituindo-se como uma espécie de paisagem sonora ideal que recria na imaginação algo semelhante ao que se verifica na paisagem sonora da época em que foi escrita, pretende-se ver em que medida a música composta em Vila Rica, no século XVIII, idealiza a paisagem sonora da qual faz parte. Nos dois primeiros capítulos são descritos os sons ouvidos nos espaços públicos de Vila Rica e o calendário cultual da freguesia do Pilar, o qual é tomado como parâmetro de marcação do tempo na Vila. Nos dois últimos capítulos, a paisagem sonora de Vila Rica é analisada e comparada com duas peças musicais contemporâneas. O método e as fontes usadas nos permitiram estudar apenas a estrutura da paisagem sonora da Vila e ver um reflexo dessa estrutura na música da época, a qual, apesar de todo o aparato clássico e pré-clássico que utiliza, pode ser considerada barroca.
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011-05-24
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-11T12:15:57Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-11T12:15:57Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/FAFI-8M5JZR
url http://hdl.handle.net/1843/FAFI-8M5JZR
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAFI-8M5JZR/1/fhviana.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAFI-8M5JZR/2/fhviana.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 22dbbd8e4669f6a40a6753ed45b2c6c5
b1e011b30996a02ffab3186950e20295
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801677177160204288