“Vivenciando etapas do método científico por meio do ensino da botânica em ciências naturais, construção possível em uma escola municipal de Cuiabá MT”

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2015
Autor(a) principal: Duarte, Leodenil Alves
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Mato Grosso
Brasil
Instituto de Física (IF)
UFMT CUC - Cuiabá
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://ri.ufmt.br/handle/1/268
Resumo: This study aimed to analyze the autonomous performance and participation of the students in a class of 7th grade elementary school in a municipal school of Cuiabá-MT into their construction of scientific knowledge and their interaction with the methodologies applied to teaching of Botany in Natural Sciences, proposing a way for a elaboration of a significant lesson, using a pedagogical teaching tool. The two suggested techniques: decal and leaf epidermal print, both seen into the microscope, indicates a stronger educational tool for teaching botany in elementary school, because it can help to recognize the flora biodiversity of a specific place or region, characterized as a valuable strategy in botany concepts, besides plant manipulations and their structures, engaging and exciting the learning and building the students to the scientific method. The educational product called "world of leaves" brought objectives, the contents, the materials and the structure of the class divided into 5 steps, ranging from botanical collection to the experimentation. As methodological strategy it was possible to work plant morphology and anatomy. Other contents that are inherent to those techniques used are ecology and plant physiology and cytology. This product can be performed in the laboratory or in another area of the school ambience, becoming a dynamic and surprising alternative that provides greater interaction between students and teachers, arousing interest to the relation of biological diversity, experienced day by day, along with the scientific knowledge.
id UFMT_891465a7f783691c1bce19095df4f4a0
oai_identifier_str oai:localhost:1/268
network_acronym_str UFMT
network_name_str Repositório Institucional da UFMT
repository_id_str
spelling “Vivenciando etapas do método científico por meio do ensino da botânica em ciências naturais, construção possível em uma escola municipal de Cuiabá MT”Vivenciando etapas do método científico por meio do ensino da botânica em ciências naturais, construção possível em uma escola municipal de Cuiabá MTEnsino de botânicaEstratégias de ensinoMétodo científicoCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRABotany teachingTeaching strategiesScientific methodThis study aimed to analyze the autonomous performance and participation of the students in a class of 7th grade elementary school in a municipal school of Cuiabá-MT into their construction of scientific knowledge and their interaction with the methodologies applied to teaching of Botany in Natural Sciences, proposing a way for a elaboration of a significant lesson, using a pedagogical teaching tool. The two suggested techniques: decal and leaf epidermal print, both seen into the microscope, indicates a stronger educational tool for teaching botany in elementary school, because it can help to recognize the flora biodiversity of a specific place or region, characterized as a valuable strategy in botany concepts, besides plant manipulations and their structures, engaging and exciting the learning and building the students to the scientific method. The educational product called "world of leaves" brought objectives, the contents, the materials and the structure of the class divided into 5 steps, ranging from botanical collection to the experimentation. As methodological strategy it was possible to work plant morphology and anatomy. Other contents that are inherent to those techniques used are ecology and plant physiology and cytology. This product can be performed in the laboratory or in another area of the school ambience, becoming a dynamic and surprising alternative that provides greater interaction between students and teachers, arousing interest to the relation of biological diversity, experienced day by day, along with the scientific knowledge.O presente estudo teve como propósito analisar a atuação e participação dos estudantes, de uma turma de 7º ano do ensino fundamental, numa escola municipal em Cuiabá/MT, na construção do conhecimento científico e sua interação com as metodologias aplicadas no ensino da botânica em Ciências Naturais, propondo um roteiro para a elaboração de uma aula significativa, utilizando ferramenta pedagógica. As duas técnicas sugeridas: do decalque e a impressão de folhas, vista ao microscópio, configuram um forte instrumento didático para o ensino da botânica no ensino fundamental, pois auxilia no reconhecimento da riqueza da flora de um determinado local ou região, caracterizando-se como uma valiosa estratégia no desenvolvimento de conceitos da botânica a partir da manipulação de plantas e de suas estruturas, de forma a tornar o aprendizado mais envolvente e instigante e ainda constrói junto aos estudantes etapas do método científico. O produto educacional "no mundo das folhas" trouxe em seu roteiro os objetivos, os conteúdos abordados, os materiais necessários e a estrutura da aula dividida em 05 passos, que vão desde a coleta de material botânico a experimentação. Como estratégia metodológica aborda-se a morfologia e a anatomia vegetal. Outros conteúdos que são inerentes às técnicas utilizadas são a ecologia, a fisiologia e a citologia vegetal. Este produto pode ser realizado em laboratório ou em outro espaço do ambiente escolar tornando uma alternativa dinâmica e surpreendente que proporciona uma maior interação entre estudantes e professores, despertando o interesse através da relação da riqueza biológica, vivenciada no cotidiano, com o conhecimento científico.Universidade Federal de Mato GrossoBrasilInstituto de Física (IF)UFMT CUC - CuiabáPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências NaturaisMansilla, Débora Eriléia Pedrottihttp://lattes.cnpq.br/7018286591963865Mansilla, Débora Eriléia Pedrotti569.620.701-44http://lattes.cnpq.br/7018286591963865Hardoim, Edna Lopes663.553.117-34http://lattes.cnpq.br/7813077353342953569.620.701-44Añez , Rogério Benedito da Silva545.169.271-87http://lattes.cnpq.br/1344182508125916Duarte, Leodenil Alves2017-04-27T14:05:37Z2015-08-132017-04-27T14:05:37Z2015-08-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisDUARTE, Leodenil Alves. “Vivenciando etapas do método científico por meio do ensino da botânica em ciências naturais, construção possível em uma escola municipal de Cuiabá MT”. 2015. xi, 33 f. Dissertação (Mestrado profissional em Ensino de Ciências Naturais) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Física, Cuiabá, 2015.http://ri.ufmt.br/handle/1/268porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMTinstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMT2017-04-29T07:00:10ZRepositório InstitucionalPUB
dc.title.none.fl_str_mv “Vivenciando etapas do método científico por meio do ensino da botânica em ciências naturais, construção possível em uma escola municipal de Cuiabá MT”
Vivenciando etapas do método científico por meio do ensino da botânica em ciências naturais, construção possível em uma escola municipal de Cuiabá MT
title “Vivenciando etapas do método científico por meio do ensino da botânica em ciências naturais, construção possível em uma escola municipal de Cuiabá MT”
spellingShingle “Vivenciando etapas do método científico por meio do ensino da botânica em ciências naturais, construção possível em uma escola municipal de Cuiabá MT”
Duarte, Leodenil Alves
Ensino de botânica
Estratégias de ensino
Método científico
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Botany teaching
Teaching strategies
Scientific method
title_short “Vivenciando etapas do método científico por meio do ensino da botânica em ciências naturais, construção possível em uma escola municipal de Cuiabá MT”
title_full “Vivenciando etapas do método científico por meio do ensino da botânica em ciências naturais, construção possível em uma escola municipal de Cuiabá MT”
title_fullStr “Vivenciando etapas do método científico por meio do ensino da botânica em ciências naturais, construção possível em uma escola municipal de Cuiabá MT”
title_full_unstemmed “Vivenciando etapas do método científico por meio do ensino da botânica em ciências naturais, construção possível em uma escola municipal de Cuiabá MT”
title_sort “Vivenciando etapas do método científico por meio do ensino da botânica em ciências naturais, construção possível em uma escola municipal de Cuiabá MT”
author Duarte, Leodenil Alves
author_facet Duarte, Leodenil Alves
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Mansilla, Débora Eriléia Pedrotti
http://lattes.cnpq.br/7018286591963865
Mansilla, Débora Eriléia Pedrotti
569.620.701-44
http://lattes.cnpq.br/7018286591963865
Hardoim, Edna Lopes
663.553.117-34
http://lattes.cnpq.br/7813077353342953
569.620.701-44
Añez , Rogério Benedito da Silva
545.169.271-87
http://lattes.cnpq.br/1344182508125916
dc.contributor.author.fl_str_mv Duarte, Leodenil Alves
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de botânica
Estratégias de ensino
Método científico
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Botany teaching
Teaching strategies
Scientific method
topic Ensino de botânica
Estratégias de ensino
Método científico
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Botany teaching
Teaching strategies
Scientific method
description This study aimed to analyze the autonomous performance and participation of the students in a class of 7th grade elementary school in a municipal school of Cuiabá-MT into their construction of scientific knowledge and their interaction with the methodologies applied to teaching of Botany in Natural Sciences, proposing a way for a elaboration of a significant lesson, using a pedagogical teaching tool. The two suggested techniques: decal and leaf epidermal print, both seen into the microscope, indicates a stronger educational tool for teaching botany in elementary school, because it can help to recognize the flora biodiversity of a specific place or region, characterized as a valuable strategy in botany concepts, besides plant manipulations and their structures, engaging and exciting the learning and building the students to the scientific method. The educational product called "world of leaves" brought objectives, the contents, the materials and the structure of the class divided into 5 steps, ranging from botanical collection to the experimentation. As methodological strategy it was possible to work plant morphology and anatomy. Other contents that are inherent to those techniques used are ecology and plant physiology and cytology. This product can be performed in the laboratory or in another area of the school ambience, becoming a dynamic and surprising alternative that provides greater interaction between students and teachers, arousing interest to the relation of biological diversity, experienced day by day, along with the scientific knowledge.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-08-13
2015-08-13
2017-04-27T14:05:37Z
2017-04-27T14:05:37Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv DUARTE, Leodenil Alves. “Vivenciando etapas do método científico por meio do ensino da botânica em ciências naturais, construção possível em uma escola municipal de Cuiabá MT”. 2015. xi, 33 f. Dissertação (Mestrado profissional em Ensino de Ciências Naturais) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Física, Cuiabá, 2015.
http://ri.ufmt.br/handle/1/268
identifier_str_mv DUARTE, Leodenil Alves. “Vivenciando etapas do método científico por meio do ensino da botânica em ciências naturais, construção possível em uma escola municipal de Cuiabá MT”. 2015. xi, 33 f. Dissertação (Mestrado profissional em Ensino de Ciências Naturais) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Física, Cuiabá, 2015.
url http://ri.ufmt.br/handle/1/268
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
Brasil
Instituto de Física (IF)
UFMT CUC - Cuiabá
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
Brasil
Instituto de Física (IF)
UFMT CUC - Cuiabá
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMT
instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron:UFMT
instname_str Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron_str UFMT
institution UFMT
reponame_str Repositório Institucional da UFMT
collection Repositório Institucional da UFMT
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777380694464397312