Introdução ao ensino de vetores : uma proposta para a matriz curricular de matemática do ensino médio

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2015
Autor(a) principal: Silva, Daniel Messias da
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Mato Grosso
Brasil
Instituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET) – Araguaia
UFMT CUA - Araguaia
Programa de Pós-Graduação em Matemática - PROFMAT
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://ri.ufmt.br/handle/1/2095
Resumo: In this essay, it is showed a formal theory Vectors in the Plane. Furthermore, it also proposes the inclusion of vectors in the High School Math Curriculum, developing a content and a methodology to be applied in the first series of this type of education; which it intend to contribute to interdisciplinarity by the discipline of Physics.
id UFMT_a07e62d676a0b6ae783628236e8aefe5
oai_identifier_str oai:localhost:1/2095
network_acronym_str UFMT
network_name_str Repositório Institucional da UFMT
repository_id_str
spelling Introdução ao ensino de vetores : uma proposta para a matriz curricular de matemática do ensino médioGeometria analíticaMatriz curricular de matemática do ensino médioVetoresCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICAAnalytic geometryHigh school math curriculumVectorsIn this essay, it is showed a formal theory Vectors in the Plane. Furthermore, it also proposes the inclusion of vectors in the High School Math Curriculum, developing a content and a methodology to be applied in the first series of this type of education; which it intend to contribute to interdisciplinarity by the discipline of Physics.CAPESNesta dissertação, apresenta-se uma teoria formal de Vetores no Plano. Além disso, propões a inserção de vetores na Matriz Curricular de Matemática do Ensino Médio, elaborando um conteúdo e uma proposta metodológica a ser aplicada na primeira série, desta modalidade de ensino; com o qual pretende contribuir com a interdisciplinaridade junto à disciplina de Física.Universidade Federal de Mato GrossoBrasilInstituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET) – AraguaiaUFMT CUA - AraguaiaPrograma de Pós-Graduação em Matemática - PROFMATVillanueva Zevallos, Juan Elmerhttp://lattes.cnpq.br/3336518322637130Villanueva Zevallos, Juan Elmer056.504.647-07http://lattes.cnpq.br/3336518322637130Berlatto, Adilson Antonio569.370.321-53http://lattes.cnpq.br/8091331258174372056.504.647-07Ccoyllo, Rosa Elvira Quispe055.362.717-17http://lattes.cnpq.br/9178587038150097Silva, Daniel Messias da2020-10-06T19:55:09Z2015-05-252020-10-06T19:55:09Z2015-04-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisSILVA, Daniel Messias da. Introdução ao ensino de vetores: uma proposta para a matriz curricular de matemática do ensino médio. 2015. 108 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática - PROFMAT) - Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Universitário do Araguaia, Barra do Garças, 2015.http://ri.ufmt.br/handle/1/2095porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMTinstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMT2020-10-09T07:01:47ZRepositório InstitucionalPUB
dc.title.none.fl_str_mv Introdução ao ensino de vetores : uma proposta para a matriz curricular de matemática do ensino médio
title Introdução ao ensino de vetores : uma proposta para a matriz curricular de matemática do ensino médio
spellingShingle Introdução ao ensino de vetores : uma proposta para a matriz curricular de matemática do ensino médio
Silva, Daniel Messias da
Geometria analítica
Matriz curricular de matemática do ensino médio
Vetores
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Analytic geometry
High school math curriculum
Vectors
title_short Introdução ao ensino de vetores : uma proposta para a matriz curricular de matemática do ensino médio
title_full Introdução ao ensino de vetores : uma proposta para a matriz curricular de matemática do ensino médio
title_fullStr Introdução ao ensino de vetores : uma proposta para a matriz curricular de matemática do ensino médio
title_full_unstemmed Introdução ao ensino de vetores : uma proposta para a matriz curricular de matemática do ensino médio
title_sort Introdução ao ensino de vetores : uma proposta para a matriz curricular de matemática do ensino médio
author Silva, Daniel Messias da
author_facet Silva, Daniel Messias da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Villanueva Zevallos, Juan Elmer
http://lattes.cnpq.br/3336518322637130
Villanueva Zevallos, Juan Elmer
056.504.647-07
http://lattes.cnpq.br/3336518322637130
Berlatto, Adilson Antonio
569.370.321-53
http://lattes.cnpq.br/8091331258174372
056.504.647-07
Ccoyllo, Rosa Elvira Quispe
055.362.717-17
http://lattes.cnpq.br/9178587038150097
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Daniel Messias da
dc.subject.por.fl_str_mv Geometria analítica
Matriz curricular de matemática do ensino médio
Vetores
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Analytic geometry
High school math curriculum
Vectors
topic Geometria analítica
Matriz curricular de matemática do ensino médio
Vetores
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Analytic geometry
High school math curriculum
Vectors
description In this essay, it is showed a formal theory Vectors in the Plane. Furthermore, it also proposes the inclusion of vectors in the High School Math Curriculum, developing a content and a methodology to be applied in the first series of this type of education; which it intend to contribute to interdisciplinarity by the discipline of Physics.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-05-25
2015-04-24
2020-10-06T19:55:09Z
2020-10-06T19:55:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, Daniel Messias da. Introdução ao ensino de vetores: uma proposta para a matriz curricular de matemática do ensino médio. 2015. 108 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática - PROFMAT) - Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Universitário do Araguaia, Barra do Garças, 2015.
http://ri.ufmt.br/handle/1/2095
identifier_str_mv SILVA, Daniel Messias da. Introdução ao ensino de vetores: uma proposta para a matriz curricular de matemática do ensino médio. 2015. 108 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática - PROFMAT) - Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Universitário do Araguaia, Barra do Garças, 2015.
url http://ri.ufmt.br/handle/1/2095
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
Brasil
Instituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET) – Araguaia
UFMT CUA - Araguaia
Programa de Pós-Graduação em Matemática - PROFMAT
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
Brasil
Instituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET) – Araguaia
UFMT CUA - Araguaia
Programa de Pós-Graduação em Matemática - PROFMAT
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMT
instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron:UFMT
instname_str Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron_str UFMT
institution UFMT
reponame_str Repositório Institucional da UFMT
collection Repositório Institucional da UFMT
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777380705695694848