Introdução ao ensino de vetores : uma proposta para a matriz curricular de matemática do ensino médio
Ano de defesa: | 2015 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal de Mato Grosso
Brasil Instituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET) – Araguaia UFMT CUA - Araguaia Programa de Pós-Graduação em Matemática - PROFMAT |
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | http://ri.ufmt.br/handle/1/2095 |
Resumo: | In this essay, it is showed a formal theory Vectors in the Plane. Furthermore, it also proposes the inclusion of vectors in the High School Math Curriculum, developing a content and a methodology to be applied in the first series of this type of education; which it intend to contribute to interdisciplinarity by the discipline of Physics. |
id |
UFMT_a07e62d676a0b6ae783628236e8aefe5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:1/2095 |
network_acronym_str |
UFMT |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMT |
repository_id_str |
|
spelling |
Introdução ao ensino de vetores : uma proposta para a matriz curricular de matemática do ensino médioGeometria analíticaMatriz curricular de matemática do ensino médioVetoresCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICAAnalytic geometryHigh school math curriculumVectorsIn this essay, it is showed a formal theory Vectors in the Plane. Furthermore, it also proposes the inclusion of vectors in the High School Math Curriculum, developing a content and a methodology to be applied in the first series of this type of education; which it intend to contribute to interdisciplinarity by the discipline of Physics.CAPESNesta dissertação, apresenta-se uma teoria formal de Vetores no Plano. Além disso, propões a inserção de vetores na Matriz Curricular de Matemática do Ensino Médio, elaborando um conteúdo e uma proposta metodológica a ser aplicada na primeira série, desta modalidade de ensino; com o qual pretende contribuir com a interdisciplinaridade junto à disciplina de Física.Universidade Federal de Mato GrossoBrasilInstituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET) – AraguaiaUFMT CUA - AraguaiaPrograma de Pós-Graduação em Matemática - PROFMATVillanueva Zevallos, Juan Elmerhttp://lattes.cnpq.br/3336518322637130Villanueva Zevallos, Juan Elmer056.504.647-07http://lattes.cnpq.br/3336518322637130Berlatto, Adilson Antonio569.370.321-53http://lattes.cnpq.br/8091331258174372056.504.647-07Ccoyllo, Rosa Elvira Quispe055.362.717-17http://lattes.cnpq.br/9178587038150097Silva, Daniel Messias da2020-10-06T19:55:09Z2015-05-252020-10-06T19:55:09Z2015-04-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisSILVA, Daniel Messias da. Introdução ao ensino de vetores: uma proposta para a matriz curricular de matemática do ensino médio. 2015. 108 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática - PROFMAT) - Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Universitário do Araguaia, Barra do Garças, 2015.http://ri.ufmt.br/handle/1/2095porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMTinstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMT2020-10-09T07:01:47ZRepositório InstitucionalPUB |
dc.title.none.fl_str_mv |
Introdução ao ensino de vetores : uma proposta para a matriz curricular de matemática do ensino médio |
title |
Introdução ao ensino de vetores : uma proposta para a matriz curricular de matemática do ensino médio |
spellingShingle |
Introdução ao ensino de vetores : uma proposta para a matriz curricular de matemática do ensino médio Silva, Daniel Messias da Geometria analítica Matriz curricular de matemática do ensino médio Vetores CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA Analytic geometry High school math curriculum Vectors |
title_short |
Introdução ao ensino de vetores : uma proposta para a matriz curricular de matemática do ensino médio |
title_full |
Introdução ao ensino de vetores : uma proposta para a matriz curricular de matemática do ensino médio |
title_fullStr |
Introdução ao ensino de vetores : uma proposta para a matriz curricular de matemática do ensino médio |
title_full_unstemmed |
Introdução ao ensino de vetores : uma proposta para a matriz curricular de matemática do ensino médio |
title_sort |
Introdução ao ensino de vetores : uma proposta para a matriz curricular de matemática do ensino médio |
author |
Silva, Daniel Messias da |
author_facet |
Silva, Daniel Messias da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Villanueva Zevallos, Juan Elmer http://lattes.cnpq.br/3336518322637130 Villanueva Zevallos, Juan Elmer 056.504.647-07 http://lattes.cnpq.br/3336518322637130 Berlatto, Adilson Antonio 569.370.321-53 http://lattes.cnpq.br/8091331258174372 056.504.647-07 Ccoyllo, Rosa Elvira Quispe 055.362.717-17 http://lattes.cnpq.br/9178587038150097 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Daniel Messias da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Geometria analítica Matriz curricular de matemática do ensino médio Vetores CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA Analytic geometry High school math curriculum Vectors |
topic |
Geometria analítica Matriz curricular de matemática do ensino médio Vetores CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA Analytic geometry High school math curriculum Vectors |
description |
In this essay, it is showed a formal theory Vectors in the Plane. Furthermore, it also proposes the inclusion of vectors in the High School Math Curriculum, developing a content and a methodology to be applied in the first series of this type of education; which it intend to contribute to interdisciplinarity by the discipline of Physics. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-05-25 2015-04-24 2020-10-06T19:55:09Z 2020-10-06T19:55:09Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SILVA, Daniel Messias da. Introdução ao ensino de vetores: uma proposta para a matriz curricular de matemática do ensino médio. 2015. 108 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática - PROFMAT) - Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Universitário do Araguaia, Barra do Garças, 2015. http://ri.ufmt.br/handle/1/2095 |
identifier_str_mv |
SILVA, Daniel Messias da. Introdução ao ensino de vetores: uma proposta para a matriz curricular de matemática do ensino médio. 2015. 108 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática - PROFMAT) - Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Universitário do Araguaia, Barra do Garças, 2015. |
url |
http://ri.ufmt.br/handle/1/2095 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso Brasil Instituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET) – Araguaia UFMT CUA - Araguaia Programa de Pós-Graduação em Matemática - PROFMAT |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso Brasil Instituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET) – Araguaia UFMT CUA - Araguaia Programa de Pós-Graduação em Matemática - PROFMAT |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMT instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) instacron:UFMT |
instname_str |
Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) |
instacron_str |
UFMT |
institution |
UFMT |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMT |
collection |
Repositório Institucional da UFMT |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1777380705695694848 |