A estética do retrato no cinema de Andrea Tonacci a partir de Jean-Luc Nancy.

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2020
Autor(a) principal: Moreira, Pedro Carvalho
Orientador(a): Alves Júnior, Douglas Garcia
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/13149
Resumo: Programa de Pós-Graduação em Filosofia. Departamento de Filosofia, Instituto de Filosofia, Artes e Cultura, Universidade Federal de Ouro Preto.
id UFOP_5ca3820d6836edf33a6a664f6116fe1b
oai_identifier_str oai:localhost:123456789/13149
network_acronym_str UFOP
network_name_str Repositório Institucional da UFOP
repository_id_str
spelling Moreira, Pedro CarvalhoAlves Júnior, Douglas GarciaFigueiredo, Virginia de AraújoRangel, Marcelo de MelloAlves Júnior, Douglas Garcia2021-03-13T14:07:05Z2021-03-13T14:07:05Z2020MOREIRA, Pedro Carvalho. A estética do retrato no cinema de Andrea Tonacci a partir de Jean-Luc Nancy. 115 f. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Instituto de Filosofia, Artes e Cultura, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2020.http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/13149Programa de Pós-Graduação em Filosofia. Departamento de Filosofia, Instituto de Filosofia, Artes e Cultura, Universidade Federal de Ouro Preto.Esta dissertação investiga relações entre a estética do retrato proposta pelo filósofo Jean-Luc Nancy e a obra do cineasta ítalo-brasileiro Andrea Tonacci (1944-2016). Para tanto, busca-se, inicialmente, compreender como a imagem se insere no pensamento do filósofo para, em seguida, refletir sobre as questões estéticas que o retrato pictórico coloca em jogo, tendo como referência dois de seus principais textos sobre o tema: Le Regard du Portrait (2001) e L’Autre Portrait (2014). A partir de conceitos como imagem, mímesis, fundo, distinto, retrato autônomo, outro retrato, methexis, ser-singular-plural, identidade, semelhança, evidência e uma discussão em torno da filosofia do sujeito realizada por Nancy, buscamos uma chave interpretativa, ou uma possível entrada para discutir Serras da Desordem (2006) - uma das obras mais marcantes de toda a trajetória de Andrea Tonacci, cuja complexidade e variedade de temas abordados sugere uma infinidade de caminhos investigativos. No entanto, não pretendemos produzir uma leitura inequívoca da obra de um cineasta através de conceitos filosóficos, mas buscamos, sob a luz dos textos de Jean-Luc Nancy, um caminho possível para percorrer um filme por demais profuso e que, por esta razão, repele qualquer tipo de interpretação totalizante. Nesse sentido, não há a intenção de propor analogias diretas entre a arte pictórica e o cinema de Tonacci, mas de investigar as possibilidades que o gênero retrato oferece para discussão de Serras. Somado a isso, acreditamos que o filme de Tonacci nos oferece a possibilidade de qualificar certas questões suscitadas pela filosofia de Nancy por meio de uma discussão centrada no contexto brasileiro, sobretudo se levarmos em conta que a obra em questão tem como protagonista Carapiru - um índio Awá Guajá que sobreviveu a um massacre e passou 10 anos de sua vida vagando solitário, pois acreditava ser o último sobrevivente de seu povo.This Masters dissertation investigates the relationship between the portrait aesthetics proposed by the philosopher Jean-Luc Nancy and the work of the Italian-Brazilian filmmaker Andrea Tonacci (1944-2016). Therefore, we initially seek to understand how the image fits into the philosopher’s thought and then discuss the aesthetics issues placed by the pictorial portrait mediated by two of his main texts about the subject: Le Regard du Portrait (2001) e L’Autre Portrait (2014). Beginning with concepts such as image, mimesis, ground, distinct, autonomous portrait, other portrait, methexis, being-singular-plural, identity, resemblance, evidence and a discussion around the philosophy of the subject performed by Nancy, we seek for an interpretative key or a possible path to discuss The Hills of Disorder (2006). It is one of the most striking works amongst the whole career of Andrea Tonacci and the complexity and variety of topics that are covered by his film suggest various investigative paths. However, we do not intend to produce an unambiguous interpretation of the work of a filmmaker through philosophical concepts, but otherwise search for a possible way, enlightened by the texts of Jean-Luc Nancy, to go through a very profuse film that repels any kind of totalizing interpretation. Therefore, there is no intention to propose direct analogies between the pictorial art and Tonacci’s cinema, but otherwise to investigate the possibilities that the portrait genre offers to discuss The Hills of Disorder. Furthermore, we believe that Tonacci’s film enhances the possibilities of qualifying certain questions raised by Nancy’s philosophy by means of a discussion centered on the Brazilian context. Especially if we consider that the work in question has as protagonist named Carapiru – an Awá Guajá indian who survived a massacre and spent 10 years of his life wandering alone, because he believed to be the last survivor of his people.Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 04/03/2021 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.info:eu-repo/semantics/openAccessJean-Luc NancyRetratosSujeito - filosofiaIdentidade - conceito filosóficoFilosofia no cinemaA estética do retrato no cinema de Andrea Tonacci a partir de Jean-Luc Nancy.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFOPinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOPLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-8924http://www.repositorio.ufop.br/bitstream/123456789/13149/5/license.txt62604f8d955274beb56c80ce1ee5dcaeMD55CC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; charset=utf-849http://www.repositorio.ufop.br/bitstream/123456789/13149/2/license_url4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2fMD52license_textlicense_texttext/html; charset=utf-80http://www.repositorio.ufop.br/bitstream/123456789/13149/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53license_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-80http://www.repositorio.ufop.br/bitstream/123456789/13149/4/license_rdfd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54ORIGINALDISSERTAÇÃO_EstéticaRetratoCinema.pdfDISSERTAÇÃO_EstéticaRetratoCinema.pdfapplication/pdf10922062http://www.repositorio.ufop.br/bitstream/123456789/13149/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O_Est%c3%a9ticaRetratoCinema.pdf56fb44878bab117c0e093ccfd5e1b1e7MD51123456789/131492021-03-13 09:08:43.831oai:localhost: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ório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufop.br/oai/requestrepositorio@ufop.edu.bropendoar:32332021-03-13T14:08:43Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A estética do retrato no cinema de Andrea Tonacci a partir de Jean-Luc Nancy.
title A estética do retrato no cinema de Andrea Tonacci a partir de Jean-Luc Nancy.
spellingShingle A estética do retrato no cinema de Andrea Tonacci a partir de Jean-Luc Nancy.
Moreira, Pedro Carvalho
Jean-Luc Nancy
Retratos
Sujeito - filosofia
Identidade - conceito filosófico
Filosofia no cinema
title_short A estética do retrato no cinema de Andrea Tonacci a partir de Jean-Luc Nancy.
title_full A estética do retrato no cinema de Andrea Tonacci a partir de Jean-Luc Nancy.
title_fullStr A estética do retrato no cinema de Andrea Tonacci a partir de Jean-Luc Nancy.
title_full_unstemmed A estética do retrato no cinema de Andrea Tonacci a partir de Jean-Luc Nancy.
title_sort A estética do retrato no cinema de Andrea Tonacci a partir de Jean-Luc Nancy.
author Moreira, Pedro Carvalho
author_facet Moreira, Pedro Carvalho
author_role author
dc.contributor.referee.pt_BR.fl_str_mv Alves Júnior, Douglas Garcia
Figueiredo, Virginia de Araújo
Rangel, Marcelo de Mello
dc.contributor.author.fl_str_mv Moreira, Pedro Carvalho
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Alves Júnior, Douglas Garcia
contributor_str_mv Alves Júnior, Douglas Garcia
dc.subject.por.fl_str_mv Jean-Luc Nancy
Retratos
Sujeito - filosofia
Identidade - conceito filosófico
Filosofia no cinema
topic Jean-Luc Nancy
Retratos
Sujeito - filosofia
Identidade - conceito filosófico
Filosofia no cinema
description Programa de Pós-Graduação em Filosofia. Departamento de Filosofia, Instituto de Filosofia, Artes e Cultura, Universidade Federal de Ouro Preto.
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-03-13T14:07:05Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-03-13T14:07:05Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv MOREIRA, Pedro Carvalho. A estética do retrato no cinema de Andrea Tonacci a partir de Jean-Luc Nancy. 115 f. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Instituto de Filosofia, Artes e Cultura, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2020.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/13149
identifier_str_mv MOREIRA, Pedro Carvalho. A estética do retrato no cinema de Andrea Tonacci a partir de Jean-Luc Nancy. 115 f. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Instituto de Filosofia, Artes e Cultura, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2020.
url http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/13149
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFOP
instname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron:UFOP
instname_str Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron_str UFOP
institution UFOP
reponame_str Repositório Institucional da UFOP
collection Repositório Institucional da UFOP
bitstream.url.fl_str_mv http://www.repositorio.ufop.br/bitstream/123456789/13149/5/license.txt
http://www.repositorio.ufop.br/bitstream/123456789/13149/2/license_url
http://www.repositorio.ufop.br/bitstream/123456789/13149/3/license_text
http://www.repositorio.ufop.br/bitstream/123456789/13149/4/license_rdf
http://www.repositorio.ufop.br/bitstream/123456789/13149/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O_Est%c3%a9ticaRetratoCinema.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 62604f8d955274beb56c80ce1ee5dcae
4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2f
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
56fb44878bab117c0e093ccfd5e1b1e7
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufop.edu.br
_version_ 1793531430216663040