Compreendendo a pirataria digital da indústria fonográfica no Brasil
Ano de defesa: | 2020 |
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Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
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Palavras-chave em Português: | |
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Resumo: | A pirataria digital vem crescendo, ao longo dos anos e gerando prejuízos em várias indústrias, dentre elas, um dos mais prejudicados, o da indústria fonográfica. Neste sentindo, este estudo tem por objetivo analisar o contexto da pirataria digital no Brasil. Para alcançar esta proposta, são apresentados dois estudos complementares. O primeiro artigo tem o objetivo de apresentar uma revisão sistemática da literatura entre os anos de 2000 e 2019. Para tal, utilizou-se do modelo meta-analítico proposto por García e Ramirez (2004) obtendo-se uma amostra final de 15 artigos. Dos artigos investigados, notou-se a ausência de artigos nacionais, evidenciando a necessidade de mais pesquisas locais, bem como uma necessidade de adequação da indústria da música e dos setores audiovisuais para o dinamismo desencadeado pela internet e pelos modelos de negócios mais recentes. Para o segundo artigo, investigou-se a relação das intenções e atitudes na compra de produtos piratas em Fortaleza. Como apontado na literatura por Kotler e Armstrong (2007), as atitudes, reações e costumes variam de região para região, tornando a cultura a maior influência no comportamento individual. A pesquisa foi conduzida em Fortaleza por ser uma capital de grande representatividade econômica na Região Nordeste. Os preditores utilizados para alcançar este objetivo foram: inferência preço-qualidade, aversão ao risco, atitude em relação a produtos piratas, risco percebido, norma subjetiva, gratificação pessoal, integridade e intenções comportamentais. Foram coletados 192 questionários analisados por meio de modelagem de equações estruturais. Os resultados são suportados pela literatura e evidenciam a intenção, diretamente, influenciada pela atitude em relação a produtos piratas e a norma subjetiva. Palavras-chave: Pirataria digital. Indústria fonográfica. Comportamento do consumidor. |
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Compreendendo a pirataria digital da indústria fonográfica no BrasilPiratariaIndústria fonográficaComportamento do consumidorA pirataria digital vem crescendo, ao longo dos anos e gerando prejuízos em várias indústrias, dentre elas, um dos mais prejudicados, o da indústria fonográfica. Neste sentindo, este estudo tem por objetivo analisar o contexto da pirataria digital no Brasil. Para alcançar esta proposta, são apresentados dois estudos complementares. O primeiro artigo tem o objetivo de apresentar uma revisão sistemática da literatura entre os anos de 2000 e 2019. Para tal, utilizou-se do modelo meta-analítico proposto por García e Ramirez (2004) obtendo-se uma amostra final de 15 artigos. Dos artigos investigados, notou-se a ausência de artigos nacionais, evidenciando a necessidade de mais pesquisas locais, bem como uma necessidade de adequação da indústria da música e dos setores audiovisuais para o dinamismo desencadeado pela internet e pelos modelos de negócios mais recentes. Para o segundo artigo, investigou-se a relação das intenções e atitudes na compra de produtos piratas em Fortaleza. Como apontado na literatura por Kotler e Armstrong (2007), as atitudes, reações e costumes variam de região para região, tornando a cultura a maior influência no comportamento individual. A pesquisa foi conduzida em Fortaleza por ser uma capital de grande representatividade econômica na Região Nordeste. Os preditores utilizados para alcançar este objetivo foram: inferência preço-qualidade, aversão ao risco, atitude em relação a produtos piratas, risco percebido, norma subjetiva, gratificação pessoal, integridade e intenções comportamentais. Foram coletados 192 questionários analisados por meio de modelagem de equações estruturais. Os resultados são suportados pela literatura e evidenciam a intenção, diretamente, influenciada pela atitude em relação a produtos piratas e a norma subjetiva. Palavras-chave: Pirataria digital. Indústria fonográfica. Comportamento do consumidor.Digital piracy has been increasing over the years and generating losses in various industries, among them, one of the most affected, the music industry. In this sense, this study aims to analyze the context of digital piracy in Brazil. To achieve this proposal, two complementary studies are presented here. The first article aims to present a systematic review of the literature between 2000 and 2019. For this, we used the meta-analytical model proposed by García and Ramirez (2004) obtaining a final sample of 15 articles. From the articles investigated, it was noticed the absence of national articles, evidencing the need for more local-based research, as well as a need for adequacy of the music industry and audiovisual sectors for the dynamism triggered by the internet and by the most recent business models. For the second article, we investigated the relationship of intentions and attitudes in the purchase of pirated products in Fortaleza. As pointed out in the literature by Kotler and Armstrong (2007), attitudes, reactions and customs vary from region to region, making culture the greatest influence on individual behavior. The research was conducted in Fortaleza because it is a city of great economic representativeness in the Northeast region. The predictors used to achieve this goal were: price-quality inference, risk aversion, attitude towards pirated products, perceived risk, subjective norm, personal gratification, integrity and behavioral intentions. A total of 192 questionnaires were collected and data analyzed using structural equation modeling. Results were supported by the literature and evidence the intention, directly, influenced by the attitude towards pirated products and the subjective norm. Keywords: Digital piracy. Phonographic industry. Consumer behDissertação enviada com autorização e certificação via CI 3861/21Lima, Afonso CarneiroUniversidade de Fortaleza. Programa de Pós-Graduação em Administração de EmpresasDiniz, Nayara Pattini2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/125359https://uol.unifor.br/auth-sophia/exibicao/25260porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFORinstname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)instacron:UNIFORinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-08-30T08:13:08Zoai::125359Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.unifor.br/bdtdONGhttp://dspace.unifor.br/oai/requestbib@unifor.br||bib@unifor.bropendoar:2023-08-30T08:13:08Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)false |
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A pirataria digital vem crescendo, ao longo dos anos e gerando prejuízos em várias indústrias, dentre elas, um dos mais prejudicados, o da indústria fonográfica. Neste sentindo, este estudo tem por objetivo analisar o contexto da pirataria digital no Brasil. Para alcançar esta proposta, são apresentados dois estudos complementares. O primeiro artigo tem o objetivo de apresentar uma revisão sistemática da literatura entre os anos de 2000 e 2019. Para tal, utilizou-se do modelo meta-analítico proposto por García e Ramirez (2004) obtendo-se uma amostra final de 15 artigos. Dos artigos investigados, notou-se a ausência de artigos nacionais, evidenciando a necessidade de mais pesquisas locais, bem como uma necessidade de adequação da indústria da música e dos setores audiovisuais para o dinamismo desencadeado pela internet e pelos modelos de negócios mais recentes. Para o segundo artigo, investigou-se a relação das intenções e atitudes na compra de produtos piratas em Fortaleza. Como apontado na literatura por Kotler e Armstrong (2007), as atitudes, reações e costumes variam de região para região, tornando a cultura a maior influência no comportamento individual. A pesquisa foi conduzida em Fortaleza por ser uma capital de grande representatividade econômica na Região Nordeste. Os preditores utilizados para alcançar este objetivo foram: inferência preço-qualidade, aversão ao risco, atitude em relação a produtos piratas, risco percebido, norma subjetiva, gratificação pessoal, integridade e intenções comportamentais. Foram coletados 192 questionários analisados por meio de modelagem de equações estruturais. Os resultados são suportados pela literatura e evidenciam a intenção, diretamente, influenciada pela atitude em relação a produtos piratas e a norma subjetiva. Palavras-chave: Pirataria digital. Indústria fonográfica. Comportamento do consumidor. |
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