Do long play ao mp3: indústria fonográfica brasileira na era digital
Ano de defesa: | 2013 |
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Universidade Federal de Pernambuco
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Resumo: | A presente dissertação analisa impactos das tecnologias surgidas a partir dos anos 1990, sobre a indústria fonográfica brasileira. Ampara-se no eixo teórico da ciência econômica, sua relação com processos de inovação e o posterior impulso ao estudo da economia da cultura. O trabalho trata do surgimento da música gravada, sua introdução no Brasil e suas fases. A pesquisa aponta como a invenção do (long play) LP tornou esta atividade uma das maiores indústrias do mundo. A investigação ressalta ainda as principais características da indústria fonográfica, de áudio e de instrumentos musicais no Brasil, durante o período da substituição de importações até a abertura comercial. Em sequência, aborda o padrão inaugurado com a introdução do (compact disc) CD e o surgimento de uma nova plataforma de negócios a partir do formato digital na música. O estudo analisa também marcos da propriedade intelectual, direito autoral, pirataria e as particularidades do comportamento dos mercados doméstico e externo dos principais elos da cadeia produtiva entre 2000 e 2011. Conclui-se que, o setor fonográfico ainda não foi capaz de recuperar as perdas com a pirataria, e que a indústria brasileira de áudio e instrumentos musicais dá sinais bastante visíveis de sua baixa competitividade |
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Nunes, Fernando José de HolandaLima, João Policarpo Rodrigues 2015-03-06T14:10:55Z2015-03-06T14:10:55Z2013-09-12https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/11128A presente dissertação analisa impactos das tecnologias surgidas a partir dos anos 1990, sobre a indústria fonográfica brasileira. Ampara-se no eixo teórico da ciência econômica, sua relação com processos de inovação e o posterior impulso ao estudo da economia da cultura. O trabalho trata do surgimento da música gravada, sua introdução no Brasil e suas fases. A pesquisa aponta como a invenção do (long play) LP tornou esta atividade uma das maiores indústrias do mundo. A investigação ressalta ainda as principais características da indústria fonográfica, de áudio e de instrumentos musicais no Brasil, durante o período da substituição de importações até a abertura comercial. Em sequência, aborda o padrão inaugurado com a introdução do (compact disc) CD e o surgimento de uma nova plataforma de negócios a partir do formato digital na música. O estudo analisa também marcos da propriedade intelectual, direito autoral, pirataria e as particularidades do comportamento dos mercados doméstico e externo dos principais elos da cadeia produtiva entre 2000 e 2011. Conclui-se que, o setor fonográfico ainda não foi capaz de recuperar as perdas com a pirataria, e que a indústria brasileira de áudio e instrumentos musicais dá sinais bastante visíveis de sua baixa competitividadeporUniversidade Federal de PernambucoAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessIndústria fonográficaTecnologiaPropriedade intelectual e piratariaDo long play ao mp3: indústria fonográfica brasileira na era digitalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETHUMBNAILDISSERTAÇÃO Fernando José de Holanda Nunes.pdf.jpgDISSERTAÇÃO Fernando José de Holanda Nunes.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1176https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/11128/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Fernando%20Jos%c3%a9%20de%20Holanda%20Nunes.pdf.jpg58d562ff75dd7a2e5159f620e4e6e3c3MD55ORIGINALDISSERTAÇÃO Fernando José de Holanda Nunes.pdfDISSERTAÇÃO Fernando José de Holanda Nunes.pdfapplication/pdf1312274https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/11128/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Fernando%20Jos%c3%a9%20de%20Holanda%20Nunes.pdf51dc6922077b05bbeb257bcd834f8b61MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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