Educação infantil e infraestrutura: uma análise do Programa Proinfância no município de João Pessoa (PB)

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2019
Autor(a) principal: Martins, Jéssica Nascimento
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal da Paraíba
Brasil
Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
UFPB
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19642
Resumo: This study aims to discuss the Early Childhood Education and Infrastructure of institutions for the care of young children from the implementation of the Proinfância Program in João Pessoa (PB). The research aims to analyze the Proinfância Program and its developments, as a public policy of infrastructure and access, and the process of implementation of the Program in Early Childhood Education in the Municipal School of João Pessoa (PB). The methodological approach of this study is shaped by the qualitative research of documental character, based on dialectical methodological bases, because it uses the contributions of historical and dialectical materialism to better understand and analyze the object of study. For the development of the research, a survey of theoretical references and public policies was conducted, which supported the analysis of the Proinfância Program and its consequences. Regarding the results, we infer that Proinfância had a strong influence on the expansion process of Early Childhood Education in João Pessoa (PB), from the year 2014. The data surveyed reveal advances and setbacks in the face of the implementation of this infrastructure policy, since the At the same time that the educational expansion becomes a reality from the built day care centers, the setbacks can be seen from the data that quantify the number of works that were canceled and paralyzed in the municipality, which represent a higher quantity than the works that have been realized.
id UFPB_60c953333d1cbf6db4692920c080a18c
oai_identifier_str oai:repositorio.ufpb.br:123456789/19642
network_acronym_str UFPB
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB
repository_id_str
spelling Educação infantil e infraestrutura: uma análise do Programa Proinfância no município de João Pessoa (PB)Educação infantilInfraestruturaPolíticas públicasProinfânciaEarly childhood educationInfrastructurePublic policyProinfancyCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOThis study aims to discuss the Early Childhood Education and Infrastructure of institutions for the care of young children from the implementation of the Proinfância Program in João Pessoa (PB). The research aims to analyze the Proinfância Program and its developments, as a public policy of infrastructure and access, and the process of implementation of the Program in Early Childhood Education in the Municipal School of João Pessoa (PB). The methodological approach of this study is shaped by the qualitative research of documental character, based on dialectical methodological bases, because it uses the contributions of historical and dialectical materialism to better understand and analyze the object of study. For the development of the research, a survey of theoretical references and public policies was conducted, which supported the analysis of the Proinfância Program and its consequences. Regarding the results, we infer that Proinfância had a strong influence on the expansion process of Early Childhood Education in João Pessoa (PB), from the year 2014. The data surveyed reveal advances and setbacks in the face of the implementation of this infrastructure policy, since the At the same time that the educational expansion becomes a reality from the built day care centers, the setbacks can be seen from the data that quantify the number of works that were canceled and paralyzed in the municipality, which represent a higher quantity than the works that have been realized.NenhumaO presente estudo procura discutir a Educação Infantil e a Infraestrutura das instituições de atendimento às crianças pequenas a partir da implantação do Programa Proinfância em João Pessoa (PB). A pesquisa objetiva analisar o Programa Proinfância e os seus desdobramentos, enquanto política pública de infraestrutura e acesso, e o processo de implantação do Programa na Educação Infantil na Rede Municipal de Ensino do Município de João Pessoa (PB). A abordagem metodológica deste estudo é configurada no aporte da pesquisa qualitativa de caráter documental, fundamentada em bases metodológicas da dialética, pois utiliza as contribuições do materialismo histórico e dialético para compreender e analisar melhor o objeto de estudo. Para o desenvolvimento da pesquisa foi realizado um levantamento de referenciais teóricos e de políticas públicas, que fundamentaram as análises acerca do Programa Proinfância e seus desdobramentos. No tocante aos resultados, inferimos que o Proinfância exerceu forte influência no processo de expansão da Educação Infantil em João Pessoa (PB), a partir do ano de 2014. Os dados pesquisados revelam avanços e retrocessos frente à efetivação dessa política de infraestrutura, pois ao mesmo tempo em que a expansão educacional passa a ser uma realidade a partir das creches construídas, os retrocessos podem ser vistos a partir dos dados que quantificam o número de obras que foram canceladas e paralisadas no município, as quais representam um quantitativo superior às obras que foram concretizadas.Universidade Federal da ParaíbaBrasilEducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUFPBAveiro, Jorge Fernando Hermidahttp://lattes.cnpq.br/5339043311979485Martins, Jéssica Nascimento2021-03-01T01:04:33Z2019-12-122021-03-01T01:04:33Z2019-11-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19642porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPBinstname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)instacron:UFPB2021-08-05T23:12:14Zoai:repositorio.ufpb.br:123456789/19642Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufpb.br/PUBhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/oai/requestdiretoria@ufpb.br|| diretoria@ufpb.bropendoar:2021-08-05T23:12:14Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB - Universidade Federal da Paraíba (UFPB)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação infantil e infraestrutura: uma análise do Programa Proinfância no município de João Pessoa (PB)
title Educação infantil e infraestrutura: uma análise do Programa Proinfância no município de João Pessoa (PB)
spellingShingle Educação infantil e infraestrutura: uma análise do Programa Proinfância no município de João Pessoa (PB)
Martins, Jéssica Nascimento
Educação infantil
Infraestrutura
Políticas públicas
Proinfância
Early childhood education
Infrastructure
Public policy
Proinfancy
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Educação infantil e infraestrutura: uma análise do Programa Proinfância no município de João Pessoa (PB)
title_full Educação infantil e infraestrutura: uma análise do Programa Proinfância no município de João Pessoa (PB)
title_fullStr Educação infantil e infraestrutura: uma análise do Programa Proinfância no município de João Pessoa (PB)
title_full_unstemmed Educação infantil e infraestrutura: uma análise do Programa Proinfância no município de João Pessoa (PB)
title_sort Educação infantil e infraestrutura: uma análise do Programa Proinfância no município de João Pessoa (PB)
author Martins, Jéssica Nascimento
author_facet Martins, Jéssica Nascimento
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Aveiro, Jorge Fernando Hermida
http://lattes.cnpq.br/5339043311979485
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Jéssica Nascimento
dc.subject.por.fl_str_mv Educação infantil
Infraestrutura
Políticas públicas
Proinfância
Early childhood education
Infrastructure
Public policy
Proinfancy
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic Educação infantil
Infraestrutura
Políticas públicas
Proinfância
Early childhood education
Infrastructure
Public policy
Proinfancy
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description This study aims to discuss the Early Childhood Education and Infrastructure of institutions for the care of young children from the implementation of the Proinfância Program in João Pessoa (PB). The research aims to analyze the Proinfância Program and its developments, as a public policy of infrastructure and access, and the process of implementation of the Program in Early Childhood Education in the Municipal School of João Pessoa (PB). The methodological approach of this study is shaped by the qualitative research of documental character, based on dialectical methodological bases, because it uses the contributions of historical and dialectical materialism to better understand and analyze the object of study. For the development of the research, a survey of theoretical references and public policies was conducted, which supported the analysis of the Proinfância Program and its consequences. Regarding the results, we infer that Proinfância had a strong influence on the expansion process of Early Childhood Education in João Pessoa (PB), from the year 2014. The data surveyed reveal advances and setbacks in the face of the implementation of this infrastructure policy, since the At the same time that the educational expansion becomes a reality from the built day care centers, the setbacks can be seen from the data that quantify the number of works that were canceled and paralyzed in the municipality, which represent a higher quantity than the works that have been realized.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-12
2019-11-25
2021-03-01T01:04:33Z
2021-03-01T01:04:33Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19642
url https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19642
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Paraíba
Brasil
Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
UFPB
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Paraíba
Brasil
Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
UFPB
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB
instname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
instacron:UFPB
instname_str Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
instacron_str UFPB
institution UFPB
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB - Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
repository.mail.fl_str_mv diretoria@ufpb.br|| diretoria@ufpb.br
_version_ 1801843186049482752