A inserção e vivência da mulher na docência de matemática: uma questão de gênero

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2006
Autor(a) principal: Fernandes, Maria da Conceição Vieira
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal da Paraí­ba
BR
Educação
Programa de Pós Graduação em Educação
UFPB
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/4959
Resumo: This dissertation aims to investigate the entry and experiences of women in the teaching of mathematics at public secondary schools in Campina Grande, Paraíba. The analytical framework drew on Pierre Bourdieur´s concepts of habitus, field, capital, and symbolic violence, as well as on the contributions of feminist scholars such as Joan Scott, Helleieth Saffiot, Londa Schienbinger and Guacira Louro, among others. The following aspects were considered: the historical construction of math as a masculine field, the professional profile of teacher, their preparation as a means to understand the social and cultural construction of this professional field, local and regional quantitative data on women in this field, the associations between gender relations and myths about mathematics, and the gender relations experienced by female teachers. Empirical were collected through semi-structured interviews with five female teachers two of them retired and three still working at Escola de Ensino Médio Pe. Elpídio de Almeida in Campina Grande, with the purpose of comparing their experiences. The analysis showed that, despite advances in women participation in many fields, there is prejudice and practices associated with gender power relations which make women s access and participation in math teaching difficult. Moreover, even though teaching is regarded as a female career, math teaching is still men´s domain, mainly in the Northeast of Brazil.
id UFPB_74a657950dc75485fc293114137ae4af
oai_identifier_str oai:repositorio.ufpb.br:tede/4959
network_acronym_str UFPB
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB
repository_id_str
spelling A inserção e vivência da mulher na docência de matemática: uma questão de gêneroGêneroDocênciaMatemáticaEnsino MédioGenderTeaching professionMathematicsSecondary schoolingCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOThis dissertation aims to investigate the entry and experiences of women in the teaching of mathematics at public secondary schools in Campina Grande, Paraíba. The analytical framework drew on Pierre Bourdieur´s concepts of habitus, field, capital, and symbolic violence, as well as on the contributions of feminist scholars such as Joan Scott, Helleieth Saffiot, Londa Schienbinger and Guacira Louro, among others. The following aspects were considered: the historical construction of math as a masculine field, the professional profile of teacher, their preparation as a means to understand the social and cultural construction of this professional field, local and regional quantitative data on women in this field, the associations between gender relations and myths about mathematics, and the gender relations experienced by female teachers. Empirical were collected through semi-structured interviews with five female teachers two of them retired and three still working at Escola de Ensino Médio Pe. Elpídio de Almeida in Campina Grande, with the purpose of comparing their experiences. The analysis showed that, despite advances in women participation in many fields, there is prejudice and practices associated with gender power relations which make women s access and participation in math teaching difficult. Moreover, even though teaching is regarded as a female career, math teaching is still men´s domain, mainly in the Northeast of Brazil.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorEsta dissertação tem por objetivo pesquisar como ocorreu e se processa a inserção e a vivência das mulheres na docência da matemática em escolas de nível médio da Rede Pública de Ensino da cidade de Campina Grande, tendo como principal referencial de análise a contribuição de Pierre Bourdieu, através dos conceitos de habitus, campo, capital e violência simbólica, considerando também as contribuições de feministas, tais como Joan Scott, Helleieth Saffiot, Londa Schienbinger, Guacira Louro, entre outras estudiosas das questões de gênero. Nesta direção, apresenta-se a construção histórica do campo masculino da matemática; um levantamento do perfil do docente de matemática e de sua formação, buscando compreender o processo de construção social e cultural deste campo profissional; um levantamento quantitativo caracterizando as especificidades locais e regionais do trabalho feminino nesta área; uma análise das associações entre relações de gênero e mitos sobre a matemática; e as relações de gênero vivenciadas por mulheres docentes. O estudo das relações de gênero vivenciadas pelas professoras foi realizado por meio de dados coletados em uma entrevista semi-estruturada realizada com cinco docentes mulheres da Escola Estadual de Ensino Médio Elpídio de Almeida, em Campina Grande, dentre as quais, duas aposentadas e três em exercício, visando comparar as suas vivências. Como resultado da análise constatou-se que, apesar dos avanços das mulheres em várias áreas do conhecimento, ainda persistem, neste campo profissional, os preconceitos e práticas associadas às relações de dominação de gênero que dificultam o acesso e a inserção da mulher nesta área. Ademais, mesmo que o magistério seja considerado um campo feminino, a docência da matemática ainda é, principalmente no Nordeste brasileiro, um reduto masculino.Universidade Federal da Paraí­baBREducaçãoPrograma de Pós Graduação em EducaçãoUFPBRêgo, Rômulo Marinho dohttp://lattes.cnpq.br/7603835797321850Carvalho, Maria Eulina Pessoa dehttp://lattes.cnpq.br/4066341343633963Fernandes, Maria da Conceição Vieira2015-05-07T15:10:09Z2018-07-20T23:55:51Z2009-09-292018-07-20T23:55:51Z2006-11-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfFERNANDES, Maria da Conceição Vieira. A inserção e vivência da mulher na docência de matemática: uma questão de gênero. 2006. 108 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2006.https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/4959porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPBinstname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)instacron:UFPB2018-09-06T02:00:36Zoai:repositorio.ufpb.br:tede/4959Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufpb.br/PUBhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/oai/requestdiretoria@ufpb.br|| diretoria@ufpb.bropendoar:2018-09-06T02:00:36Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB - Universidade Federal da Paraíba (UFPB)false
dc.title.none.fl_str_mv A inserção e vivência da mulher na docência de matemática: uma questão de gênero
title A inserção e vivência da mulher na docência de matemática: uma questão de gênero
spellingShingle A inserção e vivência da mulher na docência de matemática: uma questão de gênero
Fernandes, Maria da Conceição Vieira
Gênero
Docência
Matemática
Ensino Médio
Gender
Teaching profession
Mathematics
Secondary schooling
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short A inserção e vivência da mulher na docência de matemática: uma questão de gênero
title_full A inserção e vivência da mulher na docência de matemática: uma questão de gênero
title_fullStr A inserção e vivência da mulher na docência de matemática: uma questão de gênero
title_full_unstemmed A inserção e vivência da mulher na docência de matemática: uma questão de gênero
title_sort A inserção e vivência da mulher na docência de matemática: uma questão de gênero
author Fernandes, Maria da Conceição Vieira
author_facet Fernandes, Maria da Conceição Vieira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rêgo, Rômulo Marinho do
http://lattes.cnpq.br/7603835797321850
Carvalho, Maria Eulina Pessoa de
http://lattes.cnpq.br/4066341343633963
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Maria da Conceição Vieira
dc.subject.por.fl_str_mv Gênero
Docência
Matemática
Ensino Médio
Gender
Teaching profession
Mathematics
Secondary schooling
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic Gênero
Docência
Matemática
Ensino Médio
Gender
Teaching profession
Mathematics
Secondary schooling
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description This dissertation aims to investigate the entry and experiences of women in the teaching of mathematics at public secondary schools in Campina Grande, Paraíba. The analytical framework drew on Pierre Bourdieur´s concepts of habitus, field, capital, and symbolic violence, as well as on the contributions of feminist scholars such as Joan Scott, Helleieth Saffiot, Londa Schienbinger and Guacira Louro, among others. The following aspects were considered: the historical construction of math as a masculine field, the professional profile of teacher, their preparation as a means to understand the social and cultural construction of this professional field, local and regional quantitative data on women in this field, the associations between gender relations and myths about mathematics, and the gender relations experienced by female teachers. Empirical were collected through semi-structured interviews with five female teachers two of them retired and three still working at Escola de Ensino Médio Pe. Elpídio de Almeida in Campina Grande, with the purpose of comparing their experiences. The analysis showed that, despite advances in women participation in many fields, there is prejudice and practices associated with gender power relations which make women s access and participation in math teaching difficult. Moreover, even though teaching is regarded as a female career, math teaching is still men´s domain, mainly in the Northeast of Brazil.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-11-27
2009-09-29
2015-05-07T15:10:09Z
2018-07-20T23:55:51Z
2018-07-20T23:55:51Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv FERNANDES, Maria da Conceição Vieira. A inserção e vivência da mulher na docência de matemática: uma questão de gênero. 2006. 108 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2006.
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/4959
identifier_str_mv FERNANDES, Maria da Conceição Vieira. A inserção e vivência da mulher na docência de matemática: uma questão de gênero. 2006. 108 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2006.
url https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/4959
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Paraí­ba
BR
Educação
Programa de Pós Graduação em Educação
UFPB
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Paraí­ba
BR
Educação
Programa de Pós Graduação em Educação
UFPB
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB
instname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
instacron:UFPB
instname_str Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
instacron_str UFPB
institution UFPB
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB - Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
repository.mail.fl_str_mv diretoria@ufpb.br|| diretoria@ufpb.br
_version_ 1798964116994392064