Consumo de bebidas alcoólicas por jovens: implicações para o marketing social.
Ano de defesa: | 2013 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal da Paraíba
Brasil Administração Programa de Pós Graduação em Administração UFPB |
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/3841 |
Resumo: | The central theme of thesis lies upon alcohol consumption amongst young people, under a social marketing perspective. The research is justified by an analysis on the consumer as an agent who generates imbalance in the exchange system, deriving from excessive alcohol consumption in youth. This indication has as immediate consequence a broadening of the marketing view either as an activity or a knowledge, thus becoming an area oriented for the system s balance. This study aimed to analyze determining factors for alcohol consumption predisposition, to measure and to hypothesize, based on the theoretical model proposed. Hence, a literature review on prospective constructs which might influence alcohol consumption oh youngsters was carried. To enable the empirical research s operationalization, 322 questionnaires were administered, with young people from 18 to 30 years old. With presential application in the city João Pessoa. Generally speaking, result show that social reference (family and friends), sociability and personal satisfaction influence on the perceived risk, social stigmatization and feeling of self-confidence was found in the study s analysis context. In the study s final part, theoretical and practical implications are presented along with limitations and recommendations for future research. |
id |
UFPB_a1250319ac737f325ecb627ee445fafa |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufpb.br:tede/3841 |
network_acronym_str |
UFPB |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB |
repository_id_str |
|
spelling |
Consumo de bebidas alcoólicas por jovens: implicações para o marketing social.Marketing socialConsumo de bebidasPredisposição dos jovensSocial MarketingAlcoholic beverage consumptionCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOThe central theme of thesis lies upon alcohol consumption amongst young people, under a social marketing perspective. The research is justified by an analysis on the consumer as an agent who generates imbalance in the exchange system, deriving from excessive alcohol consumption in youth. This indication has as immediate consequence a broadening of the marketing view either as an activity or a knowledge, thus becoming an area oriented for the system s balance. This study aimed to analyze determining factors for alcohol consumption predisposition, to measure and to hypothesize, based on the theoretical model proposed. Hence, a literature review on prospective constructs which might influence alcohol consumption oh youngsters was carried. To enable the empirical research s operationalization, 322 questionnaires were administered, with young people from 18 to 30 years old. With presential application in the city João Pessoa. Generally speaking, result show that social reference (family and friends), sociability and personal satisfaction influence on the perceived risk, social stigmatization and feeling of self-confidence was found in the study s analysis context. In the study s final part, theoretical and practical implications are presented along with limitations and recommendations for future research.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESEsta dissertação tem como tema central o consumo de bebidas alcoólicas entre os jovens, tratado sob a perspectiva do marketing social. A pesquisa é justificada por analisar o consumidor, como um agente que gera desequilíbrios no sistema de troca decorrentes do consumo excessivo de álcool na juventude. Esta indicação tem como consequência imediata a ampliação da visão do marketing enquanto atividade ou conhecimento, pois passa a ser compreendida como uma área orientada para equilibrar o sistema. O objetivo desse estudo foi analisar os fatores condicionantes da predisposição do consumo de bebidas alcoólicas, mensurar e levantar hipóteses com base em uma proposta de modelo teórico. Para isso foi desenvolvido uma revisão de literatura elencando os potenciais construtos que influenciariam os jovens a consumirem bebidas. Para viabilizar a operacionalização da pesquisa empírica, foram aplicados 322 questionários, com jovens entre 18 e 30 anos, com aplicação presencial na cidade de João Pessoa. De maneira geral, os resultados indicaram que a referência social (familiares e amigos), sociabilidade e satisfação pessoal influenciam na predisposição do consumo de bebidas alcoólicas, não tendo sido observada influência de outros elementos como risco percebido, estigmatização social e sensação de autoconfiança no contexto de análise do estudo. Ao final do estudo são apresentadas as implicações teóricas e práticas, bem como as limitações e recomendações de futuras pesquisas na temática em questão.Universidade Federal da ParaíbaBrasilAdministraçãoPrograma de Pós Graduação em AdministraçãoUFPBCosta, Francisco José dahttp://lattes.cnpq.br/8038204590897494Bastos, Adriana de Fatima Valente2015-04-16T14:49:06Z2018-07-20T23:38:27Z2014-05-292018-07-20T23:38:27Z2013-03-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfBASTOS, Adriana de Fatima Valente. Consumo de bebidas alcoólicas por jovens: implicações para o marketing social.. 2013. 123 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2013.https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/3841porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPBinstname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)instacron:UFPB2018-09-06T00:15:01Zoai:repositorio.ufpb.br:tede/3841Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufpb.br/PUBhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/oai/requestdiretoria@ufpb.br|| diretoria@ufpb.bropendoar:2018-09-06T00:15:01Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB - Universidade Federal da Paraíba (UFPB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Consumo de bebidas alcoólicas por jovens: implicações para o marketing social. |
title |
Consumo de bebidas alcoólicas por jovens: implicações para o marketing social. |
spellingShingle |
Consumo de bebidas alcoólicas por jovens: implicações para o marketing social. Bastos, Adriana de Fatima Valente Marketing social Consumo de bebidas Predisposição dos jovens Social Marketing Alcoholic beverage consumption CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO |
title_short |
Consumo de bebidas alcoólicas por jovens: implicações para o marketing social. |
title_full |
Consumo de bebidas alcoólicas por jovens: implicações para o marketing social. |
title_fullStr |
Consumo de bebidas alcoólicas por jovens: implicações para o marketing social. |
title_full_unstemmed |
Consumo de bebidas alcoólicas por jovens: implicações para o marketing social. |
title_sort |
Consumo de bebidas alcoólicas por jovens: implicações para o marketing social. |
author |
Bastos, Adriana de Fatima Valente |
author_facet |
Bastos, Adriana de Fatima Valente |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Costa, Francisco José da http://lattes.cnpq.br/8038204590897494 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bastos, Adriana de Fatima Valente |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Marketing social Consumo de bebidas Predisposição dos jovens Social Marketing Alcoholic beverage consumption CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO |
topic |
Marketing social Consumo de bebidas Predisposição dos jovens Social Marketing Alcoholic beverage consumption CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO |
description |
The central theme of thesis lies upon alcohol consumption amongst young people, under a social marketing perspective. The research is justified by an analysis on the consumer as an agent who generates imbalance in the exchange system, deriving from excessive alcohol consumption in youth. This indication has as immediate consequence a broadening of the marketing view either as an activity or a knowledge, thus becoming an area oriented for the system s balance. This study aimed to analyze determining factors for alcohol consumption predisposition, to measure and to hypothesize, based on the theoretical model proposed. Hence, a literature review on prospective constructs which might influence alcohol consumption oh youngsters was carried. To enable the empirical research s operationalization, 322 questionnaires were administered, with young people from 18 to 30 years old. With presential application in the city João Pessoa. Generally speaking, result show that social reference (family and friends), sociability and personal satisfaction influence on the perceived risk, social stigmatization and feeling of self-confidence was found in the study s analysis context. In the study s final part, theoretical and practical implications are presented along with limitations and recommendations for future research. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-03-04 2014-05-29 2015-04-16T14:49:06Z 2018-07-20T23:38:27Z 2018-07-20T23:38:27Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
BASTOS, Adriana de Fatima Valente. Consumo de bebidas alcoólicas por jovens: implicações para o marketing social.. 2013. 123 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2013. https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/3841 |
identifier_str_mv |
BASTOS, Adriana de Fatima Valente. Consumo de bebidas alcoólicas por jovens: implicações para o marketing social.. 2013. 123 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2013. |
url |
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/3841 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Paraíba Brasil Administração Programa de Pós Graduação em Administração UFPB |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Paraíba Brasil Administração Programa de Pós Graduação em Administração UFPB |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB instname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB) instacron:UFPB |
instname_str |
Universidade Federal da Paraíba (UFPB) |
instacron_str |
UFPB |
institution |
UFPB |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB - Universidade Federal da Paraíba (UFPB) |
repository.mail.fl_str_mv |
diretoria@ufpb.br|| diretoria@ufpb.br |
_version_ |
1801843109821153280 |