“P’rá ver a banda passar”: uma etnografia musical da Banda Marcial Castro Alves

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2010
Autor(a) principal: Souza, Erihuus de Luna
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal da Paraíba
Brasil
Música
Programa de Pós-Graduação em Música
UFPB
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/8757
Resumo: This work can be divided into four parts. The first part consists in references of theoretical and methodological and contains two chapters. The first chapter contextualizes the marching bands, presenting and describing the methodological procedures used to perform this work, as well as the rationale and literature review. This is the theoretical framework that supports the analysis and subsequent discussion. The second chapter presents the bands in a broad sense and diachronic, since his arrival in Brazil and the course of this story, through Paraíba, definitions of musical bands, the fanfare and marching bands to achieve the specificity of BMCA - Banda Marcial Castro Alves - style and drum corp. The second part consists of the presentation, analysis and discussion of the dice, involving the third chapter, which contextualizes the relationship with the band's social environment, interaction with the community and the school. The fourth chapter presents the transformation of the drum corp fanfare, the BMCA. The third part that covers five chapters describing the forms of admission, teaching and learning music in BMCA, in the form of a daily test.The sixth chapter reports the daily presentations that followed and analyzed during the research, from presentations in theaters, parades and competitions to my participation as a musician in the band. Part Four, chapter seven analyzes of works in styles representative, composed or arranged for bands to BMCA. The final consideration presents some conclusions and possible research contributions.
id UFPB_eb71ff7f59cc0a80e3210df5bec358fe
oai_identifier_str oai:repositorio.ufpb.br:tede/8757
network_acronym_str UFPB
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB
repository_id_str
spelling “P’rá ver a banda passar”: uma etnografia musical da Banda Marcial Castro AlvesBanda MarcialEtnomusicologiaEnsino e Aprendizagem MusicalMarching BandEthnomusicologyTeaching and Learning MusicARTES::MUSICAThis work can be divided into four parts. The first part consists in references of theoretical and methodological and contains two chapters. The first chapter contextualizes the marching bands, presenting and describing the methodological procedures used to perform this work, as well as the rationale and literature review. This is the theoretical framework that supports the analysis and subsequent discussion. The second chapter presents the bands in a broad sense and diachronic, since his arrival in Brazil and the course of this story, through Paraíba, definitions of musical bands, the fanfare and marching bands to achieve the specificity of BMCA - Banda Marcial Castro Alves - style and drum corp. The second part consists of the presentation, analysis and discussion of the dice, involving the third chapter, which contextualizes the relationship with the band's social environment, interaction with the community and the school. The fourth chapter presents the transformation of the drum corp fanfare, the BMCA. The third part that covers five chapters describing the forms of admission, teaching and learning music in BMCA, in the form of a daily test.The sixth chapter reports the daily presentations that followed and analyzed during the research, from presentations in theaters, parades and competitions to my participation as a musician in the band. Part Four, chapter seven analyzes of works in styles representative, composed or arranged for bands to BMCA. The final consideration presents some conclusions and possible research contributions.Este trabalho pode ser dividido em quatro partes. A primeira parte consiste nos referenciais teórico-metodológicos e contém dois capítulos. O primeiro capítulo contextualiza as bandas marciais, apresentando e descrevendo os procedimentos metodológicos utilizados para a realização do presente trabalho, assim como a justificativa e a revisão da literatura. Esse referencial teórico é que sustenta a análise e discussão subsequentes. No segundo capítulo apresenta-se as bandas em um sentido amplo e diacrônico, desde a sua chegada no Brasil e o transcorrer desta história, passando pela Paraíba, as definições de bandas musicais, de fanfarras e de bandas marciais até alcançar a especificidade da BMCA – Banda Marcial Castro Alves – e do estilo drum corp. A segunda parte consiste na apresentação, análise e discussões dos dados, envolvendo o terceiro capítulo, que contextualiza a relação da banda com o entorno social, a interação com a comunidade e o espaço escolar. O quarto capítulo apresenta a transformação, de fanfarra a drum corp, da BMCA. A terceira parte que abrange os capítulos cinco que descreve as formas de ingresso, o ensino e a aprendizagem musical na BMCA, em forma de um diário de ensaios. O sexto capítulo reporta ao diário de apresentações que acompanhei e analisei durante a pesquisa, desde apresentações em teatros, desfiles e concursos até minha participação como instrumentista na banda. Quarta parte, capítulo sete analisa de obras, em estilos representativos, compostas para bandas ou arranjadas para a BMCA. As considerações finais apresentam algumas conclusões, bem como possíveis contribuições da pesquisa.Universidade Federal da ParaíbaBrasilMúsicaPrograma de Pós-Graduação em MúsicaUFPBSatomi, Alice Lumihttp://lattes.cnpq.br/2073986486219986Souza, Erihuus de Luna2017-01-05T16:56:13Z2018-07-21T00:23:16Z2018-07-21T00:23:16Z2010-09-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSOUZA, Erihuus de Luna. “P’rá ver a banda passar”: uma etnografia musical da Banda Marcial Castro Alves. 2010. 187f. Dissertação ( Mestrado em Música) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2010.https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/8757porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPBinstname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)instacron:UFPB2018-09-06T01:48:15Zoai:repositorio.ufpb.br:tede/8757Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufpb.br/PUBhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/oai/requestdiretoria@ufpb.br|| diretoria@ufpb.bropendoar:2018-09-06T01:48:15Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB - Universidade Federal da Paraíba (UFPB)false
dc.title.none.fl_str_mv “P’rá ver a banda passar”: uma etnografia musical da Banda Marcial Castro Alves
title “P’rá ver a banda passar”: uma etnografia musical da Banda Marcial Castro Alves
spellingShingle “P’rá ver a banda passar”: uma etnografia musical da Banda Marcial Castro Alves
Souza, Erihuus de Luna
Banda Marcial
Etnomusicologia
Ensino e Aprendizagem Musical
Marching Band
Ethnomusicology
Teaching and Learning Music
ARTES::MUSICA
title_short “P’rá ver a banda passar”: uma etnografia musical da Banda Marcial Castro Alves
title_full “P’rá ver a banda passar”: uma etnografia musical da Banda Marcial Castro Alves
title_fullStr “P’rá ver a banda passar”: uma etnografia musical da Banda Marcial Castro Alves
title_full_unstemmed “P’rá ver a banda passar”: uma etnografia musical da Banda Marcial Castro Alves
title_sort “P’rá ver a banda passar”: uma etnografia musical da Banda Marcial Castro Alves
author Souza, Erihuus de Luna
author_facet Souza, Erihuus de Luna
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Satomi, Alice Lumi
http://lattes.cnpq.br/2073986486219986
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Erihuus de Luna
dc.subject.por.fl_str_mv Banda Marcial
Etnomusicologia
Ensino e Aprendizagem Musical
Marching Band
Ethnomusicology
Teaching and Learning Music
ARTES::MUSICA
topic Banda Marcial
Etnomusicologia
Ensino e Aprendizagem Musical
Marching Band
Ethnomusicology
Teaching and Learning Music
ARTES::MUSICA
description This work can be divided into four parts. The first part consists in references of theoretical and methodological and contains two chapters. The first chapter contextualizes the marching bands, presenting and describing the methodological procedures used to perform this work, as well as the rationale and literature review. This is the theoretical framework that supports the analysis and subsequent discussion. The second chapter presents the bands in a broad sense and diachronic, since his arrival in Brazil and the course of this story, through Paraíba, definitions of musical bands, the fanfare and marching bands to achieve the specificity of BMCA - Banda Marcial Castro Alves - style and drum corp. The second part consists of the presentation, analysis and discussion of the dice, involving the third chapter, which contextualizes the relationship with the band's social environment, interaction with the community and the school. The fourth chapter presents the transformation of the drum corp fanfare, the BMCA. The third part that covers five chapters describing the forms of admission, teaching and learning music in BMCA, in the form of a daily test.The sixth chapter reports the daily presentations that followed and analyzed during the research, from presentations in theaters, parades and competitions to my participation as a musician in the band. Part Four, chapter seven analyzes of works in styles representative, composed or arranged for bands to BMCA. The final consideration presents some conclusions and possible research contributions.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-09-28
2017-01-05T16:56:13Z
2018-07-21T00:23:16Z
2018-07-21T00:23:16Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SOUZA, Erihuus de Luna. “P’rá ver a banda passar”: uma etnografia musical da Banda Marcial Castro Alves. 2010. 187f. Dissertação ( Mestrado em Música) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2010.
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/8757
identifier_str_mv SOUZA, Erihuus de Luna. “P’rá ver a banda passar”: uma etnografia musical da Banda Marcial Castro Alves. 2010. 187f. Dissertação ( Mestrado em Música) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2010.
url https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/8757
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Paraíba
Brasil
Música
Programa de Pós-Graduação em Música
UFPB
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Paraíba
Brasil
Música
Programa de Pós-Graduação em Música
UFPB
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB
instname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
instacron:UFPB
instname_str Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
instacron_str UFPB
institution UFPB
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB - Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
repository.mail.fl_str_mv diretoria@ufpb.br|| diretoria@ufpb.br
_version_ 1801843144772288512