Concepções acerca da formação humana no pensamento educacional brasileiro atual : o campo da formação humana e a questão fundacional/ antifundacional

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2022
Autor(a) principal: SANTOS, Marcelo Gonçalves
Orientador(a): SILVA, André Gustavo Ferreira da
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Pernambuco
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pos Graduacao em Educacao
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49629
Resumo: A presente tese trata das concepções sobre a formação humana presentes no pensamento educacional brasileiro atual, discernindo-as, como também discernindo o campo discursivo que elas constituem e mediante o qual são constituídas. Tais concepções, e o respectivo campo discursivo, são confrontados com os paradigmas antifundacionais. Com efeito, a pesquisa propõe-se a identificar e discernir compreensivamente as concepções e o campo discursivo acerca da formação humana no pensamento educacional brasileiro atual, confrontando-os com a problemática do desvanecimento dos princípios formativos moderno- iluministas, desvanecimento provocado pelas objeções e pelos princípios oriundos no antifundacionismo. Para isso, adota um desígnio teórico-metodológico pertencente ao campo antifundacional e, especialmente, próprio da hermenêutica. Assim o é porque visa a compreensão das concepções e do campo da formação humana e não a produção de um conhecimento sobre eles, não o desvelamento de verdades a seu respeito por um sujeito pesquisador a partir do qual há a explicitação de suas verdades, como, também, porque implica em uma abertura à experiência, uma abertura ao mundo da vida, em busca de um diálogo alteritariamente fundado, sem dominação autorreferenciada. Não obstante, a adoção deste desígnio não implica em um posicionamento a favor das concepções afins ao antifundacionismo e contra as fundacionistas, importando, em realidade, na renúncia à produção de um conhecimento autocentrado que determine a verdade sobre o campo da formação humana e suas concepções. A aproximação compreensiva ao campo da formação humana que é intentada torna-se possível a partir do significado concernente a discurso, qual seja: uma estrutura formada por narrativas e práticas levadas a efeito por um conjunto de sujeitos. A compreensão dá-se, então, mediante a aproximação às narrativas e práticas conceptuais desses sujeitos, o que este trabalho busca fazer. A Tese, portanto, discerne oito concepções que integram o campo da formação humana no pensamento educacional brasileiro atual, discernindo, ao mesmo tempo, o próprio campo. Discerne, igualmente, os posicionamentos que as oito concepções adotam em relação à questão do fundacionismo/ antifundacionismo.
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spelling SANTOS, Marcelo Gonçalveshttps://lattes.cnpq.br/3918941012750884https://lattes.cnpq.br/3966877544841288SILVA, André Gustavo Ferreira da2023-04-11T12:12:27Z2023-04-11T12:12:27Z2022-12-30SANTOS, Marcelo Gonçalves. Concepções acerca da formação humana no pensamento educacional brasileiro atual: o campo da formação humana e a questão fundacional/ antifundacional. 2022. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49629A presente tese trata das concepções sobre a formação humana presentes no pensamento educacional brasileiro atual, discernindo-as, como também discernindo o campo discursivo que elas constituem e mediante o qual são constituídas. Tais concepções, e o respectivo campo discursivo, são confrontados com os paradigmas antifundacionais. Com efeito, a pesquisa propõe-se a identificar e discernir compreensivamente as concepções e o campo discursivo acerca da formação humana no pensamento educacional brasileiro atual, confrontando-os com a problemática do desvanecimento dos princípios formativos moderno- iluministas, desvanecimento provocado pelas objeções e pelos princípios oriundos no antifundacionismo. Para isso, adota um desígnio teórico-metodológico pertencente ao campo antifundacional e, especialmente, próprio da hermenêutica. Assim o é porque visa a compreensão das concepções e do campo da formação humana e não a produção de um conhecimento sobre eles, não o desvelamento de verdades a seu respeito por um sujeito pesquisador a partir do qual há a explicitação de suas verdades, como, também, porque implica em uma abertura à experiência, uma abertura ao mundo da vida, em busca de um diálogo alteritariamente fundado, sem dominação autorreferenciada. 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Discerne, igualmente, os posicionamentos que as oito concepções adotam em relação à questão do fundacionismo/ antifundacionismo.CAPESEsta tesis trata de las concepciones sobre la formación humana presentes en el pensamiento educativo brasileño actual, discerniéndolas, así como discerniendo el campo discursivo que constituyen y a través del cual se constituyen. Tales concepciones, y el respectivo campo discursivo, se confrontan con los paradigmas antifundacionalistas. En efecto, la investigación se propone identificar y discernir comprensivamente las concepciones y el campo discursivo sobre la formación humana en el pensamiento educativo brasileño actual, confrontándolos con el problema del desvanecimiento de los principios formativos de la Ilustración moderna, desvanecimiento causado por objeciones y principios derivados del antifundacionalismo. Para ello, adopta un diseño teórico-metodológico perteneciente al campo antifundacional y, en especial, propio de la hermenéutica. Esto porque busca la comprensión de las concepciones y del campo de la formación humana y no la producción de conocimiento sobre ellos, no el develamiento de verdades sobre ellos por parte de un sujeto investigador a partir del cual ocurre la explicación de sus verdades, como, también, porque implica una apertura a la experiencia, una apertura al mundo de la vida, en busca de un diálogo fundado en la alteridad, sin dominación autorreferencial. Sin embargo, la adopción de este diseño teórico- metodológico no implica una posición a favor de concepciones afines al antifundacionalismo y en contra del fundacionalismo, implicando, en realidad, la renuncia a la producción de un conocimiento autocentrado que determine la verdad sobre el campo de la la formación humana y sus concepciones. El acercamiento comprensivo al campo de la formación humana que se pretende se hace posible a partir del significado relativo al discurso, esto es: una estructura formada por relatos y prácticas realizadas por un conjunto de sujetos. La comprensión pasa, entonces, por el acercamiento a las narrativas y prácticas conceptuales de estos sujetos, lo que este trabajo pretende hacer. La tesis, por lo tanto, discierne ocho concepciones que integran el campo de la formación humana en el pensamiento educativo brasileño actual, discerniendo, al mismo tiempo, el campo mismo. También discierne los posicionamientos que adoptan las ocho concepciones en relación al tema fundacionalismo/antifundacionalismo.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em EducacaoUFPEBrasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessFormação humanaHermenêuticaCampo discursivoAntifundacionismoPensamento educacional brasileiroConcepções acerca da formação humana no pensamento educacional brasileiro atual : o campo da formação humana e a questão fundacional/ antifundacionalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisdoutoradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPEORIGINALTESE Marcelo Gonçalves Santos.pdfTESE Marcelo Gonçalves Santos.pdfapplication/pdf4306581https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/49629/1/TESE%20Marcelo%20Gon%c3%a7alves%20Santos.pdf89baec99959990cb1e2711c7a3679bc9MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; 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