Teste de percepção de dimensões emocionais do medo (TPDE-M) : um estudo de construção e evidências de validade
Ano de defesa: | 2020 |
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Programa de Pos Graduacao em Psicologia Cognitiva
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Link de acesso: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40010 |
Resumo: | A percepção emocional envolve, dentre outras habilidades, a identificação de emoções em outras pessoas através de expressões faciais e detectar sua intensidade. As emoções são um padrão de reação complexo, por meio do qual as pessoas tentam lidar com uma temática ou situação entendidas como significativas. Dentre os vários modelos há o que as consideram como compostas por quatro dimensões: (1) arousal, (excitação gerada pela intensidade das reações fisiológicas); (2) valência (sensação agradável ou desagradável provocada pela experiência emocional); (3) potência (sensação de uma pessoa se sentir sob controle, dominante ou submissa, controlada) e (4) surpresa (avaliação de novidades e imprevisibilidade). Esta tese objetivou construir e investigar as propriedades psicométricas de um teste para avaliação da percepção das dimensões emocionais do medo (TPDE-M), por meio de expressões faciais. Trata-se de um instrumento composto por oito estímulos de expressões faciais de medo, nos quais deverão ser avaliadas as quatro dimensões emocionais do medo, em uma escala tipo Likert de quatro pontos. Especificamente, buscou-se evidências de validade de conteúdo, além de evidências de validade baseadas na estrutura interna, juntamente com os índices de fidedignidade dos fatores obtidos (estudo 1) e evidências de validade dos escores de intensidade de percepção das dimensões emocionais baseadas nas relações com variáveis externas (estudo 2). Participaram do estudo 1, 726 participantes, com idade variando entre 18 e 70 anos, com média de 26,07 anos (DP = 9,36), sendo majoritariamente mulheres (67,6%), estudantes (48,5%) com ensino superior completo ou incompleto (68,6%). Destes, 522 participaram do estudo 2. No estudo 1 foi utilizado apenas o TPDE-M e um questionário sociodemográfico. Esses instrumentos também foram utilizados no estudo 2, juntamente com o Inventário de Competências Emocionais (ICE), o Teste de Compreensão Emocional (TCE), o Teste de Regulação Emocional (TRE), a Prova de Raciocínio Abstrato e o Inventário dos Cinco Grandes Fatores da Personalidade (IGFP-5). Na análise fatorial confirmatória foi encontrada uma estrutura com quatro fatores (relativos às quatro dimensões emocionais), com ajustes inferiores, mas próximos ao esperado. Nas análises de correlação r de Pearson, os resultados indicaram correlações moderadas com medidas de raciocínio e regulação emocional e fracas com as demais medidas. Com base nos pressupostos teóricos e nas evidências verificadas em outros estudos empíricos, considera-se que o TPDE-M apresenta boas propriedades psicométricas. |
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ALBUQUERQUE, Emily Souza Gaião ehttp://lattes.cnpq.br/5228087458616792http://lattes.cnpq.br/8234468186786568HAAS BUENO, José Maurício2021-04-28T18:34:18Z2021-04-28T18:34:18Z2020-07-17ALBUQUERQUE, Emily Souza Gaião e. Teste de percepção de dimensões emocionais do medo (TPDE-M): um estudo de construção e evidências de validade. 2020. Tese (Doutorado em Psicologia Cognitiva) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40010A percepção emocional envolve, dentre outras habilidades, a identificação de emoções em outras pessoas através de expressões faciais e detectar sua intensidade. As emoções são um padrão de reação complexo, por meio do qual as pessoas tentam lidar com uma temática ou situação entendidas como significativas. Dentre os vários modelos há o que as consideram como compostas por quatro dimensões: (1) arousal, (excitação gerada pela intensidade das reações fisiológicas); (2) valência (sensação agradável ou desagradável provocada pela experiência emocional); (3) potência (sensação de uma pessoa se sentir sob controle, dominante ou submissa, controlada) e (4) surpresa (avaliação de novidades e imprevisibilidade). Esta tese objetivou construir e investigar as propriedades psicométricas de um teste para avaliação da percepção das dimensões emocionais do medo (TPDE-M), por meio de expressões faciais. Trata-se de um instrumento composto por oito estímulos de expressões faciais de medo, nos quais deverão ser avaliadas as quatro dimensões emocionais do medo, em uma escala tipo Likert de quatro pontos. Especificamente, buscou-se evidências de validade de conteúdo, além de evidências de validade baseadas na estrutura interna, juntamente com os índices de fidedignidade dos fatores obtidos (estudo 1) e evidências de validade dos escores de intensidade de percepção das dimensões emocionais baseadas nas relações com variáveis externas (estudo 2). Participaram do estudo 1, 726 participantes, com idade variando entre 18 e 70 anos, com média de 26,07 anos (DP = 9,36), sendo majoritariamente mulheres (67,6%), estudantes (48,5%) com ensino superior completo ou incompleto (68,6%). Destes, 522 participaram do estudo 2. No estudo 1 foi utilizado apenas o TPDE-M e um questionário sociodemográfico. Esses instrumentos também foram utilizados no estudo 2, juntamente com o Inventário de Competências Emocionais (ICE), o Teste de Compreensão Emocional (TCE), o Teste de Regulação Emocional (TRE), a Prova de Raciocínio Abstrato e o Inventário dos Cinco Grandes Fatores da Personalidade (IGFP-5). Na análise fatorial confirmatória foi encontrada uma estrutura com quatro fatores (relativos às quatro dimensões emocionais), com ajustes inferiores, mas próximos ao esperado. Nas análises de correlação r de Pearson, os resultados indicaram correlações moderadas com medidas de raciocínio e regulação emocional e fracas com as demais medidas. Com base nos pressupostos teóricos e nas evidências verificadas em outros estudos empíricos, considera-se que o TPDE-M apresenta boas propriedades psicométricas.CNPqEmotional perception involves identifying emotions in other people through facial expressions and detecting its intensity. Emotions are a complex reaction pattern, through which people try to deal with a theme or situation which is considered significant to them. They are composed of four dimensions: (1) arousal (excitement generated by the intensity of physiological reactions); (2) valence (pleasant or unpleasant sensation caused by the emotional experience); (3) potency (sensation of a person feeling under control, dominant or submissive or controlled) and (4) surprise (evaluation of unpredictability). This thesis aimed to build and investigate the psychometric properties of a test to assess the emotional dimensions of fear (TPDE-M). This is an instrument composed of eight stimuli of facial expressions of fear, in which the four dimensions must be evaluated on a Likert scale of four points. Specifically, evidence of validity based on the internal structure was sought, together with the reliability indexes of the factors obtained (study 1) and evidence of validity of the intensity scores of emotional dimensions perception based on the relations with external variables (study 2). The sample of study 1 was composed by 726 participants, aged between 18 and 70 years, with an average of 26.07 years (SD = 9.36), being mostly students (48.5%) with complete or incomplete higher education (68.6 %). 522 of them also participated in the study 2. In study 1, only the TPDE-M and a sociodemographic questionnaire were used. These instruments were also used in study 2, together with the Emotional Competence Inventory (ICE), the Emotional Understanding Test (TCE), the Emotional Regulation Test (TRE), the Abstract Reasoning Test and the Five Great Factors Inventory of Personality (IGFP-5). In the confirmatory factor analysis, a structure with four factors (related to the four emotional dimensions) was found with lower adjustments, but close to what was expected. In Pearson's r correlation analyzes, the results indicated moderate correlations with reasoning and emotional regulation measures and weak correlations with the other measures. Based on theoretical assumptions and evidence verified in other empirical studies, it is considered that TPDE-M has good psychometric properties.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em Psicologia CognitivaUFPEBrasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessPsicologia CognitivaPsicologia – Alegria – AngústiaMulheres – PsicologiaPercepção – CogniçãoAnsiedadeTestes psicológicosTeste de percepção de dimensões emocionais do medo (TPDE-M) : um estudo de construção e evidências de validadeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisdoutoradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETEXTTESE Emily Souza Gaião e Albuquerque.pdf.txtTESE Emily Souza Gaião e Albuquerque.pdf.txtExtracted texttext/plain392084https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/40010/4/TESE%20Emily%20Souza%20Gai%c3%a3o%20e%20Albuquerque.pdf.txt91b66714875281408bbb21d23d9eebc4MD54THUMBNAILTESE Emily Souza Gaião e Albuquerque.pdf.jpgTESE Emily Souza Gaião e Albuquerque.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1208https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/40010/5/TESE%20Emily%20Souza%20Gai%c3%a3o%20e%20Albuquerque.pdf.jpg24c079636e9309a4f2b3523ac55c45bdMD55ORIGINALTESE Emily Souza Gaião e Albuquerque.pdfTESE Emily Souza Gaião e Albuquerque.pdfapplication/pdf1492418https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/40010/1/TESE%20Emily%20Souza%20Gai%c3%a3o%20e%20Albuquerque.pdfe1c0d3342a57fe09f7f86b1ed44f2a14MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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