Inovação através do design: uma análise das ações inovadoras no mercado de consoles de games

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2013
Autor(a) principal: PAIVA, Mirela de Andrade
Orientador(a): NEVES, André M.
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Pernambuco
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/11113
Resumo: Neste trabalho investigamos como os modelos de inovação através do design propostos por Roberto Verganti e Tim Brown poderiam ser aplicados para analisar o impacto no mercado de ações inovadoras na indútria de consoles de games. A partir das comunalidades entre as propostas dos dois autores, desenvolvemos um modelo de análise de elementos de inovação que aplicamos para avaliar o desenvolvimento dos consoles Nintendo Wii (exemplo citado por ambos os autores) e seus principais concorrentes, o Playstation 3 da Sony e o Xbox 360 da Microsoft. Através da análise foi possível perceber um dos motivos no posicionamento nas vendas de cada console através da investigação de três elementos de inovação: significado, tecnologia e negócio. Observamos dados quantitativos a partir destes elementos, entendendo assim o investimento que cada empresa fez em busca da inovação desde o lançamento dos consoles até o desenvolvimento da nova versão que encerra a vida útil do modelo analisado. Foi possível notar as ações de inovação de cada empresa em seu console a fim de se manter ou se tornar líder de vendas da sua categoria. O que se pode perceber é que o modelo desenvolvido para a aplicação em consoles de videogames sugere, também, a sua utilização em outros artefatos, considerando o contexto histórico dos mesmos. Entretanto, para viabilizar essa sugestão é necessário testar em diferentes situações o modelo proposto para então chegar a uma conclusão de fato.
id UFPE_75961709141a79bc4e48d22bfccac36a
oai_identifier_str oai:repositorio.ufpe.br:123456789/11113
network_acronym_str UFPE
network_name_str Repositório Institucional da UFPE
repository_id_str
spelling PAIVA, Mirela de AndradeNEVES, André M.2015-03-06T13:51:21Z2015-03-06T13:51:21Z2013-01-31https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/11113Neste trabalho investigamos como os modelos de inovação através do design propostos por Roberto Verganti e Tim Brown poderiam ser aplicados para analisar o impacto no mercado de ações inovadoras na indútria de consoles de games. A partir das comunalidades entre as propostas dos dois autores, desenvolvemos um modelo de análise de elementos de inovação que aplicamos para avaliar o desenvolvimento dos consoles Nintendo Wii (exemplo citado por ambos os autores) e seus principais concorrentes, o Playstation 3 da Sony e o Xbox 360 da Microsoft. Através da análise foi possível perceber um dos motivos no posicionamento nas vendas de cada console através da investigação de três elementos de inovação: significado, tecnologia e negócio. Observamos dados quantitativos a partir destes elementos, entendendo assim o investimento que cada empresa fez em busca da inovação desde o lançamento dos consoles até o desenvolvimento da nova versão que encerra a vida útil do modelo analisado. Foi possível notar as ações de inovação de cada empresa em seu console a fim de se manter ou se tornar líder de vendas da sua categoria. O que se pode perceber é que o modelo desenvolvido para a aplicação em consoles de videogames sugere, também, a sua utilização em outros artefatos, considerando o contexto histórico dos mesmos. Entretanto, para viabilizar essa sugestão é necessário testar em diferentes situações o modelo proposto para então chegar a uma conclusão de fato.porUniversidade Federal de PernambucoAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessInovaçãoInovação através do designVideogamesInovação através do design: uma análise das ações inovadoras no mercado de consoles de gamesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETHUMBNAILDISSERTAÇÃO MIRELA PAIVA.pdf.jpgDISSERTAÇÃO MIRELA PAIVA.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1301https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/11113/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20MIRELA%20PAIVA.pdf.jpgf390ed482cf7bfca1fbd0d17a3d79333MD55ORIGINALDISSERTAÇÃO MIRELA PAIVA.pdfDISSERTAÇÃO MIRELA PAIVA.pdfapplication/pdf2971445https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/11113/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20MIRELA%20PAIVA.pdf0cce082cd5a3ae0cc76583c942214511MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-81232https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/11113/2/license_rdf66e71c371cc565284e70f40736c94386MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82311https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/11113/3/license.txt4b8a02c7f2818eaf00dcf2260dd5eb08MD53TEXTDISSERTAÇÃO MIRELA PAIVA.pdf.txtDISSERTAÇÃO MIRELA PAIVA.pdf.txtExtracted texttext/plain100806https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/11113/4/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20MIRELA%20PAIVA.pdf.txt95314d34ed0484ff5ec7f562ddf1c8e3MD54123456789/111132019-10-25 16:42:54.758oai:repositorio.ufpe.br:123456789/11113TGljZW7Dp2EgZGUgRGlzdHJpYnVpw6fDo28gTsOjbyBFeGNsdXNpdmEKClRvZG8gZGVwb3NpdGFudGUgZGUgbWF0ZXJpYWwgbm8gUmVwb3NpdMOzcmlvIEluc3RpdHVjaW9uYWwgKFJJKSBkZXZlIGNvbmNlZGVyLCDDoCBVbml2ZXJzaWRhZGUgRmVkZXJhbCBkZSBQZXJuYW1idWNvIChVRlBFKSwgdW1hIExpY2Vuw6dhIGRlIERpc3RyaWJ1acOnw6NvIE7Do28gRXhjbHVzaXZhIHBhcmEgbWFudGVyIGUgdG9ybmFyIGFjZXNzw612ZWlzIG9zIHNldXMgZG9jdW1lbnRvcywgZW0gZm9ybWF0byBkaWdpdGFsLCBuZXN0ZSByZXBvc2l0w7NyaW8uCgpDb20gYSBjb25jZXNzw6NvIGRlc3RhIGxpY2Vuw6dhIG7Do28gZXhjbHVzaXZhLCBvIGRlcG9zaXRhbnRlIG1hbnTDqW0gdG9kb3Mgb3MgZGlyZWl0b3MgZGUgYXV0b3IuCl9fX19fX19fX19fX19fX19fX19fX19fX19fX19fX19fX19fX19fX19fX19fX19fX19fX19fX19fX19fX19fX19fX19fXwoKTGljZW7Dp2EgZGUgRGlzdHJpYnVpw6fDo28gTsOjbyBFeGNsdXNpdmEKCkFvIGNvbmNvcmRhciBjb20gZXN0YSBsaWNlbsOnYSBlIGFjZWl0w6EtbGEsIHZvY8OqIChhdXRvciBvdSBkZXRlbnRvciBkb3MgZGlyZWl0b3MgYXV0b3JhaXMpOgoKYSkgRGVjbGFyYSBxdWUgY29uaGVjZSBhIHBvbMOtdGljYSBkZSBjb3B5cmlnaHQgZGEgZWRpdG9yYSBkbyBzZXUgZG9jdW1lbnRvOwpiKSBEZWNsYXJhIHF1ZSBjb25oZWNlIGUgYWNlaXRhIGFzIERpcmV0cml6ZXMgcGFyYSBvIFJlcG9zaXTDs3JpbyBJbnN0aXR1Y2lvbmFsIGRhIFVGUEU7CmMpIENvbmNlZGUgw6AgVUZQRSBvIGRpcmVpdG8gbsOjbyBleGNsdXNpdm8gZGUgYXJxdWl2YXIsIHJlcHJvZHV6aXIsIGNvbnZlcnRlciAoY29tbyBkZWZpbmlkbyBhIHNlZ3VpciksIGNvbXVuaWNhciBlL291IGRpc3RyaWJ1aXIsIG5vIFJJLCBvIGRvY3VtZW50byBlbnRyZWd1ZSAoaW5jbHVpbmRvIG8gcmVzdW1vL2Fic3RyYWN0KSBlbSBmb3JtYXRvIGRpZ2l0YWwgb3UgcG9yIG91dHJvIG1laW87CmQpIERlY2xhcmEgcXVlIGF1dG9yaXphIGEgVUZQRSBhIGFycXVpdmFyIG1haXMgZGUgdW1hIGPDs3BpYSBkZXN0ZSBkb2N1bWVudG8gZSBjb252ZXJ0w6otbG8sIHNlbSBhbHRlcmFyIG8gc2V1IGNvbnRlw7pkbywgcGFyYSBxdWFscXVlciBmb3JtYXRvIGRlIGZpY2hlaXJvLCBtZWlvIG91IHN1cG9ydGUsIHBhcmEgZWZlaXRvcyBkZSBzZWd1cmFuw6dhLCBwcmVzZXJ2YcOnw6NvIChiYWNrdXApIGUgYWNlc3NvOwplKSBEZWNsYXJhIHF1ZSBvIGRvY3VtZW50byBzdWJtZXRpZG8gw6kgbyBzZXUgdHJhYmFsaG8gb3JpZ2luYWwgZSBxdWUgZGV0w6ltIG8gZGlyZWl0byBkZSBjb25jZWRlciBhIHRlcmNlaXJvcyBvcyBkaXJlaXRvcyBjb250aWRvcyBuZXN0YSBsaWNlbsOnYS4gRGVjbGFyYSB0YW1iw6ltIHF1ZSBhIGVudHJlZ2EgZG8gZG9jdW1lbnRvIG7Do28gaW5mcmluZ2Ugb3MgZGlyZWl0b3MgZGUgb3V0cmEgcGVzc29hIG91IGVudGlkYWRlOwpmKSBEZWNsYXJhIHF1ZSwgbm8gY2FzbyBkbyBkb2N1bWVudG8gc3VibWV0aWRvIGNvbnRlciBtYXRlcmlhbCBkbyBxdWFsIG7Do28gZGV0w6ltIG9zIGRpcmVpdG9zIGRlCmF1dG9yLCBvYnRldmUgYSBhdXRvcml6YcOnw6NvIGlycmVzdHJpdGEgZG8gcmVzcGVjdGl2byBkZXRlbnRvciBkZXNzZXMgZGlyZWl0b3MgcGFyYSBjZWRlciDDoApVRlBFIG9zIGRpcmVpdG9zIHJlcXVlcmlkb3MgcG9yIGVzdGEgTGljZW7Dp2EgZSBhdXRvcml6YXIgYSB1bml2ZXJzaWRhZGUgYSB1dGlsaXrDoS1sb3MgbGVnYWxtZW50ZS4gRGVjbGFyYSB0YW1iw6ltIHF1ZSBlc3NlIG1hdGVyaWFsIGN1am9zIGRpcmVpdG9zIHPDo28gZGUgdGVyY2Vpcm9zIGVzdMOhIGNsYXJhbWVudGUgaWRlbnRpZmljYWRvIGUgcmVjb25oZWNpZG8gbm8gdGV4dG8gb3UgY29udGXDumRvIGRvIGRvY3VtZW50byBlbnRyZWd1ZTsKZykgU2UgbyBkb2N1bWVudG8gZW50cmVndWUgw6kgYmFzZWFkbyBlbSB0cmFiYWxobyBmaW5hbmNpYWRvIG91IGFwb2lhZG8gcG9yIG91dHJhIGluc3RpdHVpw6fDo28gcXVlIG7Do28gYSBVRlBFLMKgZGVjbGFyYSBxdWUgY3VtcHJpdSBxdWFpc3F1ZXIgb2JyaWdhw6fDtWVzIGV4aWdpZGFzIHBlbG8gcmVzcGVjdGl2byBjb250cmF0byBvdSBhY29yZG8uCgpBIFVGUEUgaWRlbnRpZmljYXLDoSBjbGFyYW1lbnRlIG8ocykgbm9tZShzKSBkbyhzKSBhdXRvciAoZXMpIGRvcyBkaXJlaXRvcyBkbyBkb2N1bWVudG8gZW50cmVndWUgZSBuw6NvIGZhcsOhIHF1YWxxdWVyIGFsdGVyYcOnw6NvLCBwYXJhIGFsw6ltIGRvIHByZXZpc3RvIG5hIGFsw61uZWEgYykuCg==Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufpe.br/oai/requestattena@ufpe.bropendoar:22212019-10-25T19:42:54Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Inovação através do design: uma análise das ações inovadoras no mercado de consoles de games
title Inovação através do design: uma análise das ações inovadoras no mercado de consoles de games
spellingShingle Inovação através do design: uma análise das ações inovadoras no mercado de consoles de games
PAIVA, Mirela de Andrade
Inovação
Inovação através do design
Videogames
title_short Inovação através do design: uma análise das ações inovadoras no mercado de consoles de games
title_full Inovação através do design: uma análise das ações inovadoras no mercado de consoles de games
title_fullStr Inovação através do design: uma análise das ações inovadoras no mercado de consoles de games
title_full_unstemmed Inovação através do design: uma análise das ações inovadoras no mercado de consoles de games
title_sort Inovação através do design: uma análise das ações inovadoras no mercado de consoles de games
author PAIVA, Mirela de Andrade
author_facet PAIVA, Mirela de Andrade
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv PAIVA, Mirela de Andrade
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv NEVES, André M.
contributor_str_mv NEVES, André M.
dc.subject.por.fl_str_mv Inovação
Inovação através do design
Videogames
topic Inovação
Inovação através do design
Videogames
description Neste trabalho investigamos como os modelos de inovação através do design propostos por Roberto Verganti e Tim Brown poderiam ser aplicados para analisar o impacto no mercado de ações inovadoras na indútria de consoles de games. A partir das comunalidades entre as propostas dos dois autores, desenvolvemos um modelo de análise de elementos de inovação que aplicamos para avaliar o desenvolvimento dos consoles Nintendo Wii (exemplo citado por ambos os autores) e seus principais concorrentes, o Playstation 3 da Sony e o Xbox 360 da Microsoft. Através da análise foi possível perceber um dos motivos no posicionamento nas vendas de cada console através da investigação de três elementos de inovação: significado, tecnologia e negócio. Observamos dados quantitativos a partir destes elementos, entendendo assim o investimento que cada empresa fez em busca da inovação desde o lançamento dos consoles até o desenvolvimento da nova versão que encerra a vida útil do modelo analisado. Foi possível notar as ações de inovação de cada empresa em seu console a fim de se manter ou se tornar líder de vendas da sua categoria. O que se pode perceber é que o modelo desenvolvido para a aplicação em consoles de videogames sugere, também, a sua utilização em outros artefatos, considerando o contexto histórico dos mesmos. Entretanto, para viabilizar essa sugestão é necessário testar em diferentes situações o modelo proposto para então chegar a uma conclusão de fato.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-01-31
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-03-06T13:51:21Z
dc.date.available.fl_str_mv 2015-03-06T13:51:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/11113
url https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/11113
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPE
instname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron:UFPE
instname_str Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron_str UFPE
institution UFPE
reponame_str Repositório Institucional da UFPE
collection Repositório Institucional da UFPE
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/11113/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20MIRELA%20PAIVA.pdf.jpg
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/11113/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20MIRELA%20PAIVA.pdf
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/11113/2/license_rdf
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/11113/3/license.txt
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/11113/4/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20MIRELA%20PAIVA.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv f390ed482cf7bfca1fbd0d17a3d79333
0cce082cd5a3ae0cc76583c942214511
66e71c371cc565284e70f40736c94386
4b8a02c7f2818eaf00dcf2260dd5eb08
95314d34ed0484ff5ec7f562ddf1c8e3
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
repository.mail.fl_str_mv attena@ufpe.br
_version_ 1802311013928796160