Educação online na formação de professores de Geografia a distância : desvelando atitudes, formação e condições em contextos formativos

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2021
Autor(a) principal: SANTOS, Mateus Ferreira
Orientador(a): SANTOS, Francisco Kennedy Silva dos
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Pernambuco
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pos Graduacao em Geografia
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40451
Resumo: A Educação online tem ganhado bastante notoriedade atualmente e revelado uma série de implicações que tem despertado desafios, possibilidades e dificuldades quanto ao processo de ensino-aprendizagem. Diferentes estratégias de construção de conhecimentos têm surgido e permitido a inclusão de inúmeras pessoas ao mundo do conhecimento em redes, porém, demonstrado também que existe uma grande massa de excluídos que se encontram ainda distantes das conectividades digitais. Frente a estas inferências, esta pesquisa de tese buscou compreender os mecanismos que condicionam a formação inicial de professores de geografia da Educação a Distância na educação online e seus desdobramentos que permitem uma intervenção colaborativa. Para isto, foi elaborado um quadro teórico de pesquisa englobando produções acerca das categorias: tecnologias digitais; formação de professores de geografia; e educação a distância. Desse modo, foi investigado o curso de licenciatura em geografia da modalidade a distância da Universidade Federal de Pernambuco, desvelando as características dos discentes e professores tutores quanto às atitudes, formação e condições desenvolvido no curso em meio do uso de ferramentas digitais, dos ambientes virtuais e das relações interpessoais efetivadas. Diante da complexidade do objeto, utilizou-se da pesquisa qualitativa compreendendo-a como um caminho mais adequado a trilhar, uma vez que reside na abordagem interpretativa da realidade social. Assim, foram utilizados os procedimentos técnicos para coleta de dados: revisão bibliográfica, levantamento documental e aplicação de questionários on-line por meio da plataforma Google Forms. Sob orientação da metodologia da análise do conteúdo, foi construído um conjunto de categorias e representações para explicar, de acordo com os objetivos propostos, os resultados alcançados. Portanto, verificou-se que o estado de Pernambuco apresenta um cenário amplo de universidades públicas que ofertam cursos de graduação a distância, alcançando todas as regiões. O curso de licenciatura em geografia investigado apresenta uma boa estrutura curricular, porém não dispõe de disciplinas que abordam os princípios da educação a distância e das tecnologias digitais no campo educacional. Entretanto, constatou-se que a maioria dos discentes tem desenvolvido atitudes positivas quanto ao curso e o Ambiente Virtual de Aprendizagem, revelando compromisso, proatividade, responsabilidade, bom desempenho e aprendizagem colaborativa com o processo formativo. Já os professores tutores apontaram uma série de dificuldades quanto às condições e os métodos utilizados, demonstrando a necessidade de maior qualificação dos participantes da modalidade para o uso de ferramentas digitais, principalmente oferta de capacitação para esses agentes e disponibilização de mais recursos tecnológicos para os encontros presenciais. Frente às estratégias adotadas na investigação que percorreu o campo dos descritores e revelou uma série de inquietações que precisam ser revistas, percebeu-se a necessidade de adequações no curso para o melhoramento das atividades dos sujeitos que participam do processo, visando uma formação de qualidade e que estejam em consonância com o público que esses futuros licenciados em Geografia irão encontrar na educação básica das instituições públicas e privadas da região.
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Frente a estas inferências, esta pesquisa de tese buscou compreender os mecanismos que condicionam a formação inicial de professores de geografia da Educação a Distância na educação online e seus desdobramentos que permitem uma intervenção colaborativa. Para isto, foi elaborado um quadro teórico de pesquisa englobando produções acerca das categorias: tecnologias digitais; formação de professores de geografia; e educação a distância. Desse modo, foi investigado o curso de licenciatura em geografia da modalidade a distância da Universidade Federal de Pernambuco, desvelando as características dos discentes e professores tutores quanto às atitudes, formação e condições desenvolvido no curso em meio do uso de ferramentas digitais, dos ambientes virtuais e das relações interpessoais efetivadas. Diante da complexidade do objeto, utilizou-se da pesquisa qualitativa compreendendo-a como um caminho mais adequado a trilhar, uma vez que reside na abordagem interpretativa da realidade social. Assim, foram utilizados os procedimentos técnicos para coleta de dados: revisão bibliográfica, levantamento documental e aplicação de questionários on-line por meio da plataforma Google Forms. Sob orientação da metodologia da análise do conteúdo, foi construído um conjunto de categorias e representações para explicar, de acordo com os objetivos propostos, os resultados alcançados. Portanto, verificou-se que o estado de Pernambuco apresenta um cenário amplo de universidades públicas que ofertam cursos de graduação a distância, alcançando todas as regiões. O curso de licenciatura em geografia investigado apresenta uma boa estrutura curricular, porém não dispõe de disciplinas que abordam os princípios da educação a distância e das tecnologias digitais no campo educacional. Entretanto, constatou-se que a maioria dos discentes tem desenvolvido atitudes positivas quanto ao curso e o Ambiente Virtual de Aprendizagem, revelando compromisso, proatividade, responsabilidade, bom desempenho e aprendizagem colaborativa com o processo formativo. Já os professores tutores apontaram uma série de dificuldades quanto às condições e os métodos utilizados, demonstrando a necessidade de maior qualificação dos participantes da modalidade para o uso de ferramentas digitais, principalmente oferta de capacitação para esses agentes e disponibilização de mais recursos tecnológicos para os encontros presenciais. Frente às estratégias adotadas na investigação que percorreu o campo dos descritores e revelou uma série de inquietações que precisam ser revistas, percebeu-se a necessidade de adequações no curso para o melhoramento das atividades dos sujeitos que participam do processo, visando uma formação de qualidade e que estejam em consonância com o público que esses futuros licenciados em Geografia irão encontrar na educação básica das instituições públicas e privadas da região.FACEPEOnline education has gained a lot of notoriety nowadays and revealed a series of implications that have raised challenges, possibilities and difficulties regarding the teaching-learning process. Different strategies of knowledge construction have emerged and allowed the inclusion of innumerous people to the world of knowledge in networks, however, it has also demonstrated that there is a great mass of excluded people who are still far from the digital connectivities. In face of these inferences, this thesis research sought to understand the mechanisms that condition the initial training of geography teachers in Distance Education in online education and its unfoldings that allow a collaborative intervention. For this, it was elaborated a theoretical research framework encompassing productions about the categories: digital technologies; geography teacher training; and distance education. Thus, it was investigated the distance learning undergraduate course in geography at the Federal University of Pernambuco, unveiling the characteristics of students and teachers tutors regarding the attitudes, training and conditions developed in the course through the use of digital tools, virtual environments and interpersonal relationships. Given the complexity of the object, qualitative research was used, understanding it as a more appropriate path to follow, since it lies in the interpretive approach of social reality. Thus, the technical procedures for data collection were used: literature review, documentary survey and application of online questionnaires through the Google Forms platform. Under the guidance of the content analysis methodology, it was built a set of categories and representations to explain, according to the proposed objectives, the results achieved. Therefore, it was verified that the state of Pernambuco presents a broad scenario of public universities that offer distance undergraduate courses, reaching all the regions. The undergraduate course in geography investigated presents a good curricular structure, however, it does not have disciplines that address the principles of distance education and digital technologies in the educational field. However, it was found that most students have developed positive attitudes towards the course and the Virtual Learning Environment, revealing commitment, proactivity, responsibility, good performance and collaborative learning with the formative process. The teacher tutors, on the other hand, pointed out a series of difficulties regarding the conditions and methods used, demonstrating the need for greater qualification of the participants of the modality for the use of digital tools, mainly offering training for these agents and providing more technological resources for face-to-face meetings. In view of the strategies adopted in the investigation, which covered the field of descriptors and revealed a series of concerns that need to be reviewed, the need for adjustments in the course was perceived in order to improve the activities of the subjects who participate in the process, aiming at a quality training that is in line with the public that these future graduates in Geography will find in basic education in public and private institutions in the region.La educación en línea ha cobrado notoriedad y ha revelado una serie de implicaciones que han planteado retos, posibilidades y dificultades en relación con el proceso de enseñanza aprendizaje. Han surgido diferentes estrategias de construcción del conocimiento que han permitido la inclusión de numerosas personas al mundo del conocimiento en red, sin embargo, también se ha demostrado que existe una gran masa de excluidos que siguen alejados de las conectividades digitales. Frente a estas inferencias, esta investigación de tesis buscó comprender los mecanismos que condicionan la formación inicial de los profesores de geografía de educación a distancia en la educación en línea y sus desarrollos que permiten una intervención colaborativa. Para ello, se elaboró un marco teórico de investigación que engloba producciones sobre las categorías: tecnologías digitales; formación de profesores de geografía; y educación a distancia. Así, se investigó el curso de pregrado a distancia en geografía de la Universidad Federal de Pernambuco, desvelando las características de los alumnos y de los profesores tutores en cuanto a las actitudes, la formación y las condiciones desarrolladas en el curso mediante el uso de herramientas digitales, entornos virtuales y relaciones interpersonales. Dada la complejidad del objeto, se recurrió a la investigación cualitativa, entendiéndola como un camino más adecuado a seguir, ya que radica en el enfoque interpretativo de la realidad social. Así, se utilizaron los procedimientos técnicos de recogida de datos: revisión bibliográfica, encuesta documental y aplicación de cuestionarios online a través de la plataforma Google Forms. Bajo la guía de la metodología de análisis de contenido, se construyó un conjunto de categorías y representaciones para explicar, según los objetivos propuestos, los resultados alcanzados. Por lo tanto, se verificó que el estado de Pernambuco presenta un amplio escenario de universidades públicas que ofrecen cursos de pregrado a distancia, llegando a todas las regiones. La licenciatura en geografía investigada presenta una buena estructura curricular, sin embargo, no cuenta con disciplinas que aborden los principios de la educación a distancia y las tecnologías digitales en el ámbito educativo. Sin embargo, se encontró que la mayoría de los estudiantes han desarrollado actitudes positivas sobre el curso y el Entorno Virtual de Aprendizaje, revelando compromiso, proactividad, responsabilidad, buen desempeño y aprendizaje colaborativo con el proceso formativo. Los profesores tutores, por su parte, señalaron una serie de dificultades en cuanto a las condiciones y métodos utilizados, demostrando la necesidad de una mayor cualificación de los participantes de la modalidad para el uso de las herramientas digitales, principalmente ofreciendo formación a estos agentes y proporcionando más recursos tecnológicos para los encuentros presenciales. Dadas las estrategias adoptadas en la investigación, que abarcaron el campo de los descriptores y revelaron una serie de inquietudes que deben ser revisadas, se percibió la necesidad de realizar ajustes en el curso para mejorar las actividades de los sujetos que participan en el proceso, apuntando a una formación de calidad que esté en consonancia con el público que estos futuros licenciados en Geografía encontrarán en la educación básica en las instituciones públicas y privadas de la región.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em GeografiaUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessGeografiaGeografia – Estudo e ensinoProfessores de Geografia – FormaçãoEnsino a distânciaAprendizagemEducação online na formação de professores de Geografia a distância : desvelando atitudes, formação e condições em contextos formativosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisdoutoradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPEORIGINALTESE Mateus Ferreira Santos.pdfTESE Mateus Ferreira Santos.pdfapplication/pdf1569809https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/40451/1/TESE%20Mateus%20Ferreira%20Santos.pdf6b9ca08912ffc3c707631e09e14f2f7cMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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