"É muita manobra fazer uma viola" : investigando as construções artesanais de violas de samba do Recôncavo Baiano
Ano de defesa: | 2024 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal de Pernambuco
UFPE Brasil Programa de Pos Graduacao em Música |
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57056 |
Resumo: | As violas de samba do Recôncavo Baiano não são apenas objetos produtores de sons. Elas podem carregar em sua própria materialidade traços afetivos, simbólicos, sagrados, históricos e construtivos que fazem parte da identidade cultural de sambadores e sambadeiras de sambas de roda praticados no norte do Recôncavo. Não só os instrumentos em si, mas também objetos utilizados em suas construções podem ser encarados como materiais significativos que constituem parte do patrimônio musical brasileiro. A partir de discussões sobre tecnologias construtivas, aspectos biográficos de construtores, terminologias locais de instrumentos e de partes que os compõem, e valorização de acervos que contem entre seus itens violas de samba e objetos associados, busquei elaborar uma narrativa organológica que tivesse como fio condutor as construções de violas de samba, seus construtores e os contextos sociais e culturais onde essas práticas artesanais se desenvolveram. Através de análises de dados verbais, visuais, documentais recolhidos ao longo da pesquisa, bem como estudos metodologicamente organizados em violas com histórias reconhecidamente ligadas a sambas de roda em dois acervos, Acervo Histórico da Discoteca Oneyda Alvarenga e Acervo do Espaço Cultural Essa Viola Dá Samba!, foi possível interpretar que as violas de samba podem apresentar tamanhos, ornamentos, tecnologias construtivas particulares que dialogam com as trajetórias dos principais construtores estudados. Além disso, as violas de samba, em especial as violas machete, têm ganhado visibilidade nos últimos anos, sobretudo, após a inclusão da revitalização da construção artesanal de violas de samba no plano de salvaguarda previsto como uma das ações do processo de patrimonialização do samba de roda do Recôncavo Baiano. Diversos projetos culturais previram em suas atividades a retomada dessa prática artesanal, e esse longo processo tem culminado em construções recentes de violas de samba. Neste contexto, a presente pesquisa buscou entender qual o grau de participação e atuação de sambadeiras, sambadores, violeiros e construtores nesse longo processo que dura há cerca de vinte anos. A investigação procurou contribuir com o processo de retomada da construção artesanal de violas de samba condensando boa parte da bibliografia sobre o assunto e informações que possam ser adicionadas aos debates sobre como tem se dado a retomada desta prática artesanal. |
id |
UFPE_964c0e95626edc25c777ec01d84f49bb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufpe.br:123456789/57056 |
network_acronym_str |
UFPE |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPE |
repository_id_str |
|
spelling |
"É muita manobra fazer uma viola" : investigando as construções artesanais de violas de samba do Recôncavo BaianoOrganologiaLuteriaSamba de rodaAs violas de samba do Recôncavo Baiano não são apenas objetos produtores de sons. Elas podem carregar em sua própria materialidade traços afetivos, simbólicos, sagrados, históricos e construtivos que fazem parte da identidade cultural de sambadores e sambadeiras de sambas de roda praticados no norte do Recôncavo. Não só os instrumentos em si, mas também objetos utilizados em suas construções podem ser encarados como materiais significativos que constituem parte do patrimônio musical brasileiro. A partir de discussões sobre tecnologias construtivas, aspectos biográficos de construtores, terminologias locais de instrumentos e de partes que os compõem, e valorização de acervos que contem entre seus itens violas de samba e objetos associados, busquei elaborar uma narrativa organológica que tivesse como fio condutor as construções de violas de samba, seus construtores e os contextos sociais e culturais onde essas práticas artesanais se desenvolveram. Através de análises de dados verbais, visuais, documentais recolhidos ao longo da pesquisa, bem como estudos metodologicamente organizados em violas com histórias reconhecidamente ligadas a sambas de roda em dois acervos, Acervo Histórico da Discoteca Oneyda Alvarenga e Acervo do Espaço Cultural Essa Viola Dá Samba!, foi possível interpretar que as violas de samba podem apresentar tamanhos, ornamentos, tecnologias construtivas particulares que dialogam com as trajetórias dos principais construtores estudados. Além disso, as violas de samba, em especial as violas machete, têm ganhado visibilidade nos últimos anos, sobretudo, após a inclusão da revitalização da construção artesanal de violas de samba no plano de salvaguarda previsto como uma das ações do processo de patrimonialização do samba de roda do Recôncavo Baiano. Diversos projetos culturais previram em suas atividades a retomada dessa prática artesanal, e esse longo processo tem culminado em construções recentes de violas de samba. Neste contexto, a presente pesquisa buscou entender qual o grau de participação e atuação de sambadeiras, sambadores, violeiros e construtores nesse longo processo que dura há cerca de vinte anos. A investigação procurou contribuir com o processo de retomada da construção artesanal de violas de samba condensando boa parte da bibliografia sobre o assunto e informações que possam ser adicionadas aos debates sobre como tem se dado a retomada desta prática artesanal.CAPESThe violas de samba of the Recôncavo Baiano are not just sound-producing objects. They can carry in their materiality affective, symbolic, sacred, historical and constructive traits that are part of the cultural identity of sambadores and sambadeiras of sambas de roda practiced in the northern Recôncavo. Not only the instruments themselves, but also the objects used in their construction can be seen as significant materials that form part of Brazil's musical heritage. Based on discussions about construction technologies, biographical aspects of the builders, local terminology for instruments and the parts that make them up, and the valorization of collections that include violas de samba and associated objects, the present work tried to develop an organological narrative focusing on the construction of violas de samba, their builders and the social and cultural contexts in which these artisanal practices have been developed. Through analyses of verbal, visual and documentary data collected throughout the research, as well as methodologically organized studies of violas with histories known to be linked to sambas de roda in two collections, Acervo Histórico da Discoteca Oneyda Alvarenga and Acervo do Espaço Cultural Essa Viola Dá Samba!, it was possible to interpret that violas de samba can present particular sizes, ornaments and construction technologies that dialogue with the trajectories of the main builders studied. In addition, violas de samba, especially violas machete, have gained visibility in recent years, especially after the inclusion of the revitalization of their artisanal construction in the safeguarding plan provided as one of the actions in the heritage process of samba de roda in the Recôncavo Baiano. Various cultural projects have included the revival of this artisanal practice in their activities, and this long process has culminated in the recent construction of violas de samba. In this context, this research sought to understand the degree of participation and action of sambadeiras, sambadores, violeiros and builders in this long process, which has been going on for around twenty years. The research sought to contribute to the process of resuming the artisanal construction of violas de samba by condensing much of the bibliography on the subject and providing information that can be added to the debates on how the resumption of this artisanal practice has taken place.Universidade Federal de PernambucoUFPEBrasilPrograma de Pos Graduacao em MúsicaMORAIS, Josimar Jorge Ventura dehttp://lattes.cnpq.br/1213197702598351http://lattes.cnpq.br/4863742227544521VERAS, Rodrigo Chaves2024-07-29T12:35:24Z2024-07-29T12:35:24Z2024-04-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfVERAS, Rodrigo Chaves. "É muita manobra fazer uma viola": investigando as construções artesanais de violas de samba do Recôncavo Baiano. 2024. Dissertação (Mestrado em Música) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57056porAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPE2024-07-30T05:20:56Zoai:repositorio.ufpe.br:123456789/57056Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufpe.br/oai/requestattena@ufpe.bropendoar:22212024-07-30T05:20:56Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
"É muita manobra fazer uma viola" : investigando as construções artesanais de violas de samba do Recôncavo Baiano |
title |
"É muita manobra fazer uma viola" : investigando as construções artesanais de violas de samba do Recôncavo Baiano |
spellingShingle |
"É muita manobra fazer uma viola" : investigando as construções artesanais de violas de samba do Recôncavo Baiano VERAS, Rodrigo Chaves Organologia Luteria Samba de roda |
title_short |
"É muita manobra fazer uma viola" : investigando as construções artesanais de violas de samba do Recôncavo Baiano |
title_full |
"É muita manobra fazer uma viola" : investigando as construções artesanais de violas de samba do Recôncavo Baiano |
title_fullStr |
"É muita manobra fazer uma viola" : investigando as construções artesanais de violas de samba do Recôncavo Baiano |
title_full_unstemmed |
"É muita manobra fazer uma viola" : investigando as construções artesanais de violas de samba do Recôncavo Baiano |
title_sort |
"É muita manobra fazer uma viola" : investigando as construções artesanais de violas de samba do Recôncavo Baiano |
author |
VERAS, Rodrigo Chaves |
author_facet |
VERAS, Rodrigo Chaves |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
MORAIS, Josimar Jorge Ventura de http://lattes.cnpq.br/1213197702598351 http://lattes.cnpq.br/4863742227544521 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
VERAS, Rodrigo Chaves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Organologia Luteria Samba de roda |
topic |
Organologia Luteria Samba de roda |
description |
As violas de samba do Recôncavo Baiano não são apenas objetos produtores de sons. Elas podem carregar em sua própria materialidade traços afetivos, simbólicos, sagrados, históricos e construtivos que fazem parte da identidade cultural de sambadores e sambadeiras de sambas de roda praticados no norte do Recôncavo. Não só os instrumentos em si, mas também objetos utilizados em suas construções podem ser encarados como materiais significativos que constituem parte do patrimônio musical brasileiro. A partir de discussões sobre tecnologias construtivas, aspectos biográficos de construtores, terminologias locais de instrumentos e de partes que os compõem, e valorização de acervos que contem entre seus itens violas de samba e objetos associados, busquei elaborar uma narrativa organológica que tivesse como fio condutor as construções de violas de samba, seus construtores e os contextos sociais e culturais onde essas práticas artesanais se desenvolveram. Através de análises de dados verbais, visuais, documentais recolhidos ao longo da pesquisa, bem como estudos metodologicamente organizados em violas com histórias reconhecidamente ligadas a sambas de roda em dois acervos, Acervo Histórico da Discoteca Oneyda Alvarenga e Acervo do Espaço Cultural Essa Viola Dá Samba!, foi possível interpretar que as violas de samba podem apresentar tamanhos, ornamentos, tecnologias construtivas particulares que dialogam com as trajetórias dos principais construtores estudados. Além disso, as violas de samba, em especial as violas machete, têm ganhado visibilidade nos últimos anos, sobretudo, após a inclusão da revitalização da construção artesanal de violas de samba no plano de salvaguarda previsto como uma das ações do processo de patrimonialização do samba de roda do Recôncavo Baiano. Diversos projetos culturais previram em suas atividades a retomada dessa prática artesanal, e esse longo processo tem culminado em construções recentes de violas de samba. Neste contexto, a presente pesquisa buscou entender qual o grau de participação e atuação de sambadeiras, sambadores, violeiros e construtores nesse longo processo que dura há cerca de vinte anos. A investigação procurou contribuir com o processo de retomada da construção artesanal de violas de samba condensando boa parte da bibliografia sobre o assunto e informações que possam ser adicionadas aos debates sobre como tem se dado a retomada desta prática artesanal. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-07-29T12:35:24Z 2024-07-29T12:35:24Z 2024-04-09 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
VERAS, Rodrigo Chaves. "É muita manobra fazer uma viola": investigando as construções artesanais de violas de samba do Recôncavo Baiano. 2024. Dissertação (Mestrado em Música) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57056 |
identifier_str_mv |
VERAS, Rodrigo Chaves. "É muita manobra fazer uma viola": investigando as construções artesanais de violas de samba do Recôncavo Baiano. 2024. Dissertação (Mestrado em Música) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. |
url |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57056 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pernambuco UFPE Brasil Programa de Pos Graduacao em Música |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pernambuco UFPE Brasil Programa de Pos Graduacao em Música |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPE instname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) instacron:UFPE |
instname_str |
Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) |
instacron_str |
UFPE |
institution |
UFPE |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPE |
collection |
Repositório Institucional da UFPE |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) |
repository.mail.fl_str_mv |
attena@ufpe.br |
_version_ |
1833923227030650880 |