Gestão de Processos de Negócios: Um Estudo Empírico em Micro e Pequenas Empresas Brasileiras
Ano de defesa: | 2014 |
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Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal de Pernambuco
UFPE Brasil Programa de Pos Graduacao em Ciencia da Computacao |
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/17114 |
Resumo: | Esta pesquisa tem como objetivo principal analisar iniciativas de gestão de processos de negócios (Business Process Management – BPM) a partir do ponto de vista de empresários e de especialistas em BPM no contexto das micro e pequenas empresas (MPEs) brasileiras. A motivação deste trabalho designa-se pela pouca investigação empírica sobre a utilização do BPM em MPEs, principalmente as brasileiras. As chances de sucesso que as iniciativas BPM podem acarretar nessas empresas, também contribuíram para a motivação. Foram realizados um survey, entrevistas com especialistas, e um estudo de caso. A pesquisa obteve um total de 57 respostas significativas e as entrevistas foram feitas com 3 especialistas. O estudo de caso foi realizado em uma clínica veterinária, cujo empresário tinha interesse nas iniciativas de BPM. A partir da análise dos dados coletados na literatura e no survey, foi possível obter um conjunto de características das MPEs brasileiras que contribuem na implantação do BPM, além do fato dessa disciplina trazer benefícios como a agregação de valor e satisfação dos clientes. Além desse resultado, as entrevistas com especialistas apontam que, apesar do bom relacionamento com clientes, gerentes e colaboradores, a estrutura organizacional dessas empresas dificulta o uso da disciplina BPM para melhoria de resultados. O ambiente estudado no estudo de caso confirmou muitas das características descritas na literatura atual. No entanto, algumas delas, como estratégia e tomada de decisão intuitiva são barreiras que inibem a expansão do BPM nessas empresas. Como principal limitação para a realização dessa pesquisa, deve-se observar que o número de organizações pesquisadas não permite que os resultados sejam generalizados para todas as iniciativas de BPM nas MPEs brasileiras. Como conclusão, deve-se ressaltar que esta dissertação contribui para preencher a lacuna existente na literatura para as iniciativas em BPM pelas MPEs, principalmente as brasileiras, e serve como base para novos estudos empíricos nesta área. |
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Gestão de Processos de Negócios: Um Estudo Empírico em Micro e Pequenas Empresas BrasileirasCiência da computaçãoGestão de processos de negócioModelagem de processos de negócioEsta pesquisa tem como objetivo principal analisar iniciativas de gestão de processos de negócios (Business Process Management – BPM) a partir do ponto de vista de empresários e de especialistas em BPM no contexto das micro e pequenas empresas (MPEs) brasileiras. A motivação deste trabalho designa-se pela pouca investigação empírica sobre a utilização do BPM em MPEs, principalmente as brasileiras. As chances de sucesso que as iniciativas BPM podem acarretar nessas empresas, também contribuíram para a motivação. Foram realizados um survey, entrevistas com especialistas, e um estudo de caso. A pesquisa obteve um total de 57 respostas significativas e as entrevistas foram feitas com 3 especialistas. O estudo de caso foi realizado em uma clínica veterinária, cujo empresário tinha interesse nas iniciativas de BPM. A partir da análise dos dados coletados na literatura e no survey, foi possível obter um conjunto de características das MPEs brasileiras que contribuem na implantação do BPM, além do fato dessa disciplina trazer benefícios como a agregação de valor e satisfação dos clientes. Além desse resultado, as entrevistas com especialistas apontam que, apesar do bom relacionamento com clientes, gerentes e colaboradores, a estrutura organizacional dessas empresas dificulta o uso da disciplina BPM para melhoria de resultados. O ambiente estudado no estudo de caso confirmou muitas das características descritas na literatura atual. No entanto, algumas delas, como estratégia e tomada de decisão intuitiva são barreiras que inibem a expansão do BPM nessas empresas. Como principal limitação para a realização dessa pesquisa, deve-se observar que o número de organizações pesquisadas não permite que os resultados sejam generalizados para todas as iniciativas de BPM nas MPEs brasileiras. Como conclusão, deve-se ressaltar que esta dissertação contribui para preencher a lacuna existente na literatura para as iniciativas em BPM pelas MPEs, principalmente as brasileiras, e serve como base para novos estudos empíricos nesta área.CAPESThe main goal of this research to analyze Business Process Management (BPM) initiatives from the point-of-view of entrepreneurs and BPM experts in the context of Brazilian Micro and Small Enterprises (MSEs). The main motivation for this work is the small amount of empirical investigation about the utilization of BPM in MSEs, especially the Brazilian ones. As how BPM initiatives can affect their chances of success were also motivating factors. A survey, interviews with experts, and a case study were conducted. The survey received a total of 57 significant responses and interviews were conducted with three experts. The case study was conducted at a veterinary clinic, whose manager was interested in BPM initiatives. From the analysis of data collected in the literature and in the survey, it was possible to obtain a set of characteristics of Brazilian MSEs contributing for the implementation of BPM, besides the fact this discipline brings benefits such as adding value and customer satisfaction. In addition to this result, interviews with experts point out that, despite the good relationship with customers, managers and employees, the organizational structure of these companies hampers the use of the BPM discipline to improve results. The environment analyzed in the case study confirmed many of the characteristics described in the current literature. Some of them however, such as intuitive decision making are barriers that inhibit the expansion of BPM in these companies. As the main limitation to performing this research, it should be noted that the number of surveyed organizations is not enough for the results to be generalized to all BPM initiatives in Brazilian MSEs. As conclusion, it should be noted that this dissertation contributes to fill the gap in the literature for BPM initiatives by MSEs, especially the Brazilian ons, and can serve as the basis for new empirical studies in this area.Universidade Federal de PernambucoUFPEBrasilPrograma de Pos Graduacao em Ciencia da ComputacaoBARROS, Roberto Souto Maior deMASCHKA, Marcele Guerra2016-06-14T16:31:50Z2016-06-14T16:31:50Z2014-09-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/17114ark:/64986/001300000tgj8porAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPE2019-10-25T22:55:32Zoai:repositorio.ufpe.br:123456789/17114Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufpe.br/oai/requestattena@ufpe.bropendoar:22212019-10-25T22:55:32Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)false |
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