Fatores críticos de sucesso na aderência de processos de negócio de ERP às organizações do setor público
Ano de defesa: | 2015 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal de Pernambuco
|
Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pos Graduacao em Ciencia da Computacao
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Brasil
|
Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/16375 |
Resumo: | A implantação de sistemas integrados de gestão (ERP) juntamente com a Gestão de Processos de Negócio (BPM) têm se tornado uma expressiva abordagem para aumentar a eficiência e eficácia dos serviços prestados pelas organizações, especialmente as instituições públicas. Contudo, a implantação de sistemas ERP é um processo complexo e de alto risco para as empresas, as quais tem o BPM como ferramenta essencial de apoio para identificar a aderência dos requisitos de negócios específicos da instituição em relação aos requisitos funcionais do ERP. Sendo assim, o objetivo dessa pesquisa é analisar os desafios envolvidos na aderência dos processos de negócio de um ERP administrativo no setor público, com a proposta de identificar os fatores que são críticos para o seu sucesso, sob a ótica dos patrocinadores, líderes, analistas de negócio e usuários. Para compreender este problema a partir de uma perspectiva prática, foi realizado um estudo de caso exploratório em uma instituição pública de ensino superior que está implantando um sistema ERP. Foram realizadas entrevistas, observações e análise documental para coletar os dados, que foram analisados posteriormente. O estudo de caso exploratório propiciou a identificação dos fatores críticos de sucesso que influenciam, como facilitadores ou barreiras, na implantação dos sistemas integrados de gestão. Assim, a realização desse estudo e os resultados encontrados colaboraram para o aumento do conhecimento sobre quais os fatores influenciam na fase de aderência durante a implantação de um ERP, possibilitando a mitigação dos possíveis impactos negativos. |
id |
UFPE_a016aba091bc5cf8158d5a10db4cf6ef |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufpe.br:123456789/16375 |
network_acronym_str |
UFPE |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPE |
repository_id_str |
|
spelling |
ELIHIMAS, Julliane Cristinne Mágerohttp://lattes.cnpq.br/4137542223211265http://lattes.cnpq.br/3675858428545219SANTOS, Simone Cristiane dos2016-04-07T13:12:44Z2016-04-07T13:12:44Z2015-08-20https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/16375A implantação de sistemas integrados de gestão (ERP) juntamente com a Gestão de Processos de Negócio (BPM) têm se tornado uma expressiva abordagem para aumentar a eficiência e eficácia dos serviços prestados pelas organizações, especialmente as instituições públicas. Contudo, a implantação de sistemas ERP é um processo complexo e de alto risco para as empresas, as quais tem o BPM como ferramenta essencial de apoio para identificar a aderência dos requisitos de negócios específicos da instituição em relação aos requisitos funcionais do ERP. Sendo assim, o objetivo dessa pesquisa é analisar os desafios envolvidos na aderência dos processos de negócio de um ERP administrativo no setor público, com a proposta de identificar os fatores que são críticos para o seu sucesso, sob a ótica dos patrocinadores, líderes, analistas de negócio e usuários. Para compreender este problema a partir de uma perspectiva prática, foi realizado um estudo de caso exploratório em uma instituição pública de ensino superior que está implantando um sistema ERP. Foram realizadas entrevistas, observações e análise documental para coletar os dados, que foram analisados posteriormente. O estudo de caso exploratório propiciou a identificação dos fatores críticos de sucesso que influenciam, como facilitadores ou barreiras, na implantação dos sistemas integrados de gestão. Assim, a realização desse estudo e os resultados encontrados colaboraram para o aumento do conhecimento sobre quais os fatores influenciam na fase de aderência durante a implantação de um ERP, possibilitando a mitigação dos possíveis impactos negativos.The implementation of integrated management systems (ERP) together with the Business Process Management (BPM) has become an expressive approach to increase the efficiency and effectiveness of services provided by organizations, especially public institutions. However, the implementation of ERP systems is a complex and risky process for companies, which have the BPM as an essential support tool to identify adherence to the specific business requirements of the institution in relation to functional ERP requirements. Thus, the objective of this research is to analyze the challenges involved in adherence of the business processes of an administrative ERP in the public sector, with the purpose of identifying the factors that are critical to its success, from the perspective of sponsors, leaders, business analysts and users. To understand this issue from a practical perspective, an exploratory case study was conducted in a public institution of higher education that is implementing an ERP system. Interviews were conducted, as well as observations and documental analysis for data collection, which were analyzed later. The exploratory case study led to the identification of critical success factors that influence as facilitators or barriers in the implementation of integrated management systems. Thus, the realization of this study and the results obtained contributed to increase the knowledge about which factors influence the adherence phase when deploying an ERP, enabling the mitigation of possible negative impacts.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em Ciencia da ComputacaoUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessFatores Críticos de Sucesso (FCS)ERPGestão de Processo de Negócio (BPM)Critical Success Factors (CSF)ERPBusiness Process Management (BPM)Fatores críticos de sucesso na aderência de processos de negócio de ERP às organizações do setor públicoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETHUMBNAILFatores Críticos de Sucesso na Aderência de Processos de Negócio de ERP às Organizações do Setor Público - Julliane Mágero.pdf.jpgFatores Críticos de Sucesso na Aderência de Processos de Negócio de ERP às Organizações do Setor Público - Julliane Mágero.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1423https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/16375/5/Fatores%20Cr%c3%adticos%20de%20Sucesso%20na%20Ader%c3%aancia%20de%20Processos%20de%20Neg%c3%b3cio%20de%20ERP%20%c3%a0s%20Organiza%c3%a7%c3%b5es%20do%20Setor%20P%c3%bablico%20-%20Julliane%20M%c3%a1gero.pdf.jpg6c1e5aeeb8a4da1c9f46250223e365c3MD55ORIGINALFatores Críticos de Sucesso na Aderência de Processos de Negócio de ERP às Organizações do Setor Público - Julliane Mágero.pdfFatores Críticos de Sucesso na Aderência de Processos de Negócio de ERP às Organizações do Setor Público - Julliane Mágero.pdfapplication/pdf2612858https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/16375/1/Fatores%20Cr%c3%adticos%20de%20Sucesso%20na%20Ader%c3%aancia%20de%20Processos%20de%20Neg%c3%b3cio%20de%20ERP%20%c3%a0s%20Organiza%c3%a7%c3%b5es%20do%20Setor%20P%c3%bablico%20-%20Julliane%20M%c3%a1gero.pdfac5ae5d0b64ccb5859bf1434a201a7f7MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-81232https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/16375/2/license_rdf66e71c371cc565284e70f40736c94386MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82311https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/16375/3/license.txt4b8a02c7f2818eaf00dcf2260dd5eb08MD53TEXTFatores Críticos de Sucesso na Aderência de Processos de Negócio de ERP às Organizações do Setor Público - Julliane Mágero.pdf.txtFatores Críticos de Sucesso na Aderência de Processos de Negócio de ERP às Organizações do Setor Público - Julliane Mágero.pdf.txtExtracted texttext/plain194097https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/16375/4/Fatores%20Cr%c3%adticos%20de%20Sucesso%20na%20Ader%c3%aancia%20de%20Processos%20de%20Neg%c3%b3cio%20de%20ERP%20%c3%a0s%20Organiza%c3%a7%c3%b5es%20do%20Setor%20P%c3%bablico%20-%20Julliane%20M%c3%a1gero.pdf.txtc17bc59be9ce79b0c99996fc3ee8ff1aMD54123456789/163752019-10-25 04:16:17.558oai:repositorio.ufpe.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufpe.br/oai/requestattena@ufpe.bropendoar:22212019-10-25T07:16:17Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Fatores críticos de sucesso na aderência de processos de negócio de ERP às organizações do setor público |
title |
Fatores críticos de sucesso na aderência de processos de negócio de ERP às organizações do setor público |
spellingShingle |
Fatores críticos de sucesso na aderência de processos de negócio de ERP às organizações do setor público ELIHIMAS, Julliane Cristinne Mágero Fatores Críticos de Sucesso (FCS) ERP Gestão de Processo de Negócio (BPM) Critical Success Factors (CSF) ERP Business Process Management (BPM) |
title_short |
Fatores críticos de sucesso na aderência de processos de negócio de ERP às organizações do setor público |
title_full |
Fatores críticos de sucesso na aderência de processos de negócio de ERP às organizações do setor público |
title_fullStr |
Fatores críticos de sucesso na aderência de processos de negócio de ERP às organizações do setor público |
title_full_unstemmed |
Fatores críticos de sucesso na aderência de processos de negócio de ERP às organizações do setor público |
title_sort |
Fatores críticos de sucesso na aderência de processos de negócio de ERP às organizações do setor público |
author |
ELIHIMAS, Julliane Cristinne Mágero |
author_facet |
ELIHIMAS, Julliane Cristinne Mágero |
author_role |
author |
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4137542223211265 |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3675858428545219 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
ELIHIMAS, Julliane Cristinne Mágero |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
SANTOS, Simone Cristiane dos |
contributor_str_mv |
SANTOS, Simone Cristiane dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Fatores Críticos de Sucesso (FCS) ERP Gestão de Processo de Negócio (BPM) Critical Success Factors (CSF) ERP Business Process Management (BPM) |
topic |
Fatores Críticos de Sucesso (FCS) ERP Gestão de Processo de Negócio (BPM) Critical Success Factors (CSF) ERP Business Process Management (BPM) |
description |
A implantação de sistemas integrados de gestão (ERP) juntamente com a Gestão de Processos de Negócio (BPM) têm se tornado uma expressiva abordagem para aumentar a eficiência e eficácia dos serviços prestados pelas organizações, especialmente as instituições públicas. Contudo, a implantação de sistemas ERP é um processo complexo e de alto risco para as empresas, as quais tem o BPM como ferramenta essencial de apoio para identificar a aderência dos requisitos de negócios específicos da instituição em relação aos requisitos funcionais do ERP. Sendo assim, o objetivo dessa pesquisa é analisar os desafios envolvidos na aderência dos processos de negócio de um ERP administrativo no setor público, com a proposta de identificar os fatores que são críticos para o seu sucesso, sob a ótica dos patrocinadores, líderes, analistas de negócio e usuários. Para compreender este problema a partir de uma perspectiva prática, foi realizado um estudo de caso exploratório em uma instituição pública de ensino superior que está implantando um sistema ERP. Foram realizadas entrevistas, observações e análise documental para coletar os dados, que foram analisados posteriormente. O estudo de caso exploratório propiciou a identificação dos fatores críticos de sucesso que influenciam, como facilitadores ou barreiras, na implantação dos sistemas integrados de gestão. Assim, a realização desse estudo e os resultados encontrados colaboraram para o aumento do conhecimento sobre quais os fatores influenciam na fase de aderência durante a implantação de um ERP, possibilitando a mitigação dos possíveis impactos negativos. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015-08-20 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-04-07T13:12:44Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2016-04-07T13:12:44Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/16375 |
url |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/16375 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pernambuco |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pos Graduacao em Ciencia da Computacao |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFPE |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pernambuco |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPE instname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) instacron:UFPE |
instname_str |
Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) |
instacron_str |
UFPE |
institution |
UFPE |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPE |
collection |
Repositório Institucional da UFPE |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/16375/5/Fatores%20Cr%c3%adticos%20de%20Sucesso%20na%20Ader%c3%aancia%20de%20Processos%20de%20Neg%c3%b3cio%20de%20ERP%20%c3%a0s%20Organiza%c3%a7%c3%b5es%20do%20Setor%20P%c3%bablico%20-%20Julliane%20M%c3%a1gero.pdf.jpg https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/16375/1/Fatores%20Cr%c3%adticos%20de%20Sucesso%20na%20Ader%c3%aancia%20de%20Processos%20de%20Neg%c3%b3cio%20de%20ERP%20%c3%a0s%20Organiza%c3%a7%c3%b5es%20do%20Setor%20P%c3%bablico%20-%20Julliane%20M%c3%a1gero.pdf https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/16375/2/license_rdf https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/16375/3/license.txt https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/16375/4/Fatores%20Cr%c3%adticos%20de%20Sucesso%20na%20Ader%c3%aancia%20de%20Processos%20de%20Neg%c3%b3cio%20de%20ERP%20%c3%a0s%20Organiza%c3%a7%c3%b5es%20do%20Setor%20P%c3%bablico%20-%20Julliane%20M%c3%a1gero.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
6c1e5aeeb8a4da1c9f46250223e365c3 ac5ae5d0b64ccb5859bf1434a201a7f7 66e71c371cc565284e70f40736c94386 4b8a02c7f2818eaf00dcf2260dd5eb08 c17bc59be9ce79b0c99996fc3ee8ff1a |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) |
repository.mail.fl_str_mv |
attena@ufpe.br |
_version_ |
1802311182351073280 |