Desenvolvimento de um sensor impedimétrico para detecção de Penicillium sclerotigenum baseado no compósito Fe3O4- hidrocloreto de poli(alilamina)

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2013
Autor(a) principal: SILVA, Gilcelia Janaina Lino da
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Pernambuco
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/13191
Resumo: Neste trabalho foi descrito um novo biossensor de DNA para detecção de Penicillium sclerotigenum toxigênico aplicado a culturas puras e inhame infectado. A detecção do Penicillium sclerotigenum toxigênico é realizada por meio de uma monocamada automontada do compósito (magnetita/hidrocloreto de poli(alilamina) (Fe3O4-HPA) que serve como uma camada de ancoragem para do DNA. A espectroscopia de impedância elétrica (EIE) foi utilizada para avaliar e quantificar o grau de . O compósito é uma boa plataforma para imobilização de biomoléculas, devido a presença de vários sítios de ligação para nucleotídeos, aumento da área superficial e boa biocompatibilidade. O biossensor foi capaz de não somente detectar qualitativamente a presença do genoma do fungo em baixas concentrações, mas também um aumento da resposta impedimétrica quando a resistência elétrica foi monitorada ao longo do tempo de exposição, demonstrando que o sistema pode avaliar quantitativamente o genoma do fungo. O biossensor Fe3O4-HPA-primer requer apenas pequenos volumes e baixas concentrações do analito quando utilizado na detecção da contaminação de Penicillium sclerotigenum em alimentos. Portanto, o biossensor obtido apresenta elevada seletividade, especificidade e reprodutibilidade.
id UFPE_b00d5c1ce1e91ebcd07eef33ad9def1d
oai_identifier_str oai:repositorio.ufpe.br:123456789/13191
network_acronym_str UFPE
network_name_str Repositório Institucional da UFPE
repository_id_str
spelling Desenvolvimento de um sensor impedimétrico para detecção de Penicillium sclerotigenum baseado no compósito Fe3O4- hidrocloreto de poli(alilamina)Espectroscopia de impedânciaPenicillium sclerotigenumNanopartículas magnéticasCompósitoBiossensorNeste trabalho foi descrito um novo biossensor de DNA para detecção de Penicillium sclerotigenum toxigênico aplicado a culturas puras e inhame infectado. A detecção do Penicillium sclerotigenum toxigênico é realizada por meio de uma monocamada automontada do compósito (magnetita/hidrocloreto de poli(alilamina) (Fe3O4-HPA) que serve como uma camada de ancoragem para do DNA. A espectroscopia de impedância elétrica (EIE) foi utilizada para avaliar e quantificar o grau de . O compósito é uma boa plataforma para imobilização de biomoléculas, devido a presença de vários sítios de ligação para nucleotídeos, aumento da área superficial e boa biocompatibilidade. O biossensor foi capaz de não somente detectar qualitativamente a presença do genoma do fungo em baixas concentrações, mas também um aumento da resposta impedimétrica quando a resistência elétrica foi monitorada ao longo do tempo de exposição, demonstrando que o sistema pode avaliar quantitativamente o genoma do fungo. O biossensor Fe3O4-HPA-primer requer apenas pequenos volumes e baixas concentrações do analito quando utilizado na detecção da contaminação de Penicillium sclerotigenum em alimentos. Portanto, o biossensor obtido apresenta elevada seletividade, especificidade e reprodutibilidade.Universidade Federal de PernambucoANDRADE, César Augusto Souza deOLIVEIRA, Maria Danielly Lima deSILVA, Gilcelia Janaina Lino da2015-04-15T13:58:09Z2015-04-15T13:58:09Z2013-02-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSILVA, Gilcelia Janaina Lino da. Desenvolvimento de um sensor impedimétrico para detecção de Penicillium scletotigenum baseado no compósito Fe3O4-hidrocloreto de poli(alilamina). Recife, 2013. 115 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Pernambuco. CCB. Inovação Terapêutica, 2013.https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/13191porAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPE2019-10-25T09:34:00Zoai:repositorio.ufpe.br:123456789/13191Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufpe.br/oai/requestattena@ufpe.bropendoar:22212019-10-25T09:34Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)false
dc.title.none.fl_str_mv Desenvolvimento de um sensor impedimétrico para detecção de Penicillium sclerotigenum baseado no compósito Fe3O4- hidrocloreto de poli(alilamina)
title Desenvolvimento de um sensor impedimétrico para detecção de Penicillium sclerotigenum baseado no compósito Fe3O4- hidrocloreto de poli(alilamina)
spellingShingle Desenvolvimento de um sensor impedimétrico para detecção de Penicillium sclerotigenum baseado no compósito Fe3O4- hidrocloreto de poli(alilamina)
SILVA, Gilcelia Janaina Lino da
Espectroscopia de impedância
Penicillium sclerotigenum
Nanopartículas magnéticas
Compósito
Biossensor
title_short Desenvolvimento de um sensor impedimétrico para detecção de Penicillium sclerotigenum baseado no compósito Fe3O4- hidrocloreto de poli(alilamina)
title_full Desenvolvimento de um sensor impedimétrico para detecção de Penicillium sclerotigenum baseado no compósito Fe3O4- hidrocloreto de poli(alilamina)
title_fullStr Desenvolvimento de um sensor impedimétrico para detecção de Penicillium sclerotigenum baseado no compósito Fe3O4- hidrocloreto de poli(alilamina)
title_full_unstemmed Desenvolvimento de um sensor impedimétrico para detecção de Penicillium sclerotigenum baseado no compósito Fe3O4- hidrocloreto de poli(alilamina)
title_sort Desenvolvimento de um sensor impedimétrico para detecção de Penicillium sclerotigenum baseado no compósito Fe3O4- hidrocloreto de poli(alilamina)
author SILVA, Gilcelia Janaina Lino da
author_facet SILVA, Gilcelia Janaina Lino da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv ANDRADE, César Augusto Souza de
OLIVEIRA, Maria Danielly Lima de
dc.contributor.author.fl_str_mv SILVA, Gilcelia Janaina Lino da
dc.subject.por.fl_str_mv Espectroscopia de impedância
Penicillium sclerotigenum
Nanopartículas magnéticas
Compósito
Biossensor
topic Espectroscopia de impedância
Penicillium sclerotigenum
Nanopartículas magnéticas
Compósito
Biossensor
description Neste trabalho foi descrito um novo biossensor de DNA para detecção de Penicillium sclerotigenum toxigênico aplicado a culturas puras e inhame infectado. A detecção do Penicillium sclerotigenum toxigênico é realizada por meio de uma monocamada automontada do compósito (magnetita/hidrocloreto de poli(alilamina) (Fe3O4-HPA) que serve como uma camada de ancoragem para do DNA. A espectroscopia de impedância elétrica (EIE) foi utilizada para avaliar e quantificar o grau de . O compósito é uma boa plataforma para imobilização de biomoléculas, devido a presença de vários sítios de ligação para nucleotídeos, aumento da área superficial e boa biocompatibilidade. O biossensor foi capaz de não somente detectar qualitativamente a presença do genoma do fungo em baixas concentrações, mas também um aumento da resposta impedimétrica quando a resistência elétrica foi monitorada ao longo do tempo de exposição, demonstrando que o sistema pode avaliar quantitativamente o genoma do fungo. O biossensor Fe3O4-HPA-primer requer apenas pequenos volumes e baixas concentrações do analito quando utilizado na detecção da contaminação de Penicillium sclerotigenum em alimentos. Portanto, o biossensor obtido apresenta elevada seletividade, especificidade e reprodutibilidade.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-02-21
2015-04-15T13:58:09Z
2015-04-15T13:58:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, Gilcelia Janaina Lino da. Desenvolvimento de um sensor impedimétrico para detecção de Penicillium scletotigenum baseado no compósito Fe3O4-hidrocloreto de poli(alilamina). Recife, 2013. 115 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Pernambuco. CCB. Inovação Terapêutica, 2013.
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/13191
identifier_str_mv SILVA, Gilcelia Janaina Lino da. Desenvolvimento de um sensor impedimétrico para detecção de Penicillium scletotigenum baseado no compósito Fe3O4-hidrocloreto de poli(alilamina). Recife, 2013. 115 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Pernambuco. CCB. Inovação Terapêutica, 2013.
url https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/13191
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPE
instname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron:UFPE
instname_str Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron_str UFPE
institution UFPE
reponame_str Repositório Institucional da UFPE
collection Repositório Institucional da UFPE
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
repository.mail.fl_str_mv attena@ufpe.br
_version_ 1856042065060691968