A narratividade e a narrativa emergente gerada pela mecânica nos jogos digitais : uma proposta de modelo ludonarrativo de análise

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2020
Autor(a) principal: BRANDÃO, Luis Rodrigo Gomes
Orientador(a): CUNHA FILHO, Paulo Carneiro da
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Pernambuco
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pos Graduacao em Design
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41083
Resumo: Devido às limitações tecnológicas, os jogos digitais iniciaram na indústria com poucos recursos para contar histórias, manifestando progressivamente tipos distintos de narrativa até convergir com o cinema e empreender um desprendimento da sétima arte para consolidar a sua própria linguagem. Como manifestação humana anterior a própria cultura, o jogo possui autossuficiência linguística e narrativa devido principalmente a mecânica, que é um dos seus principais componentes. Este trabalho levanta a hipótese do potencial dos jogos de proverem experiências estéticas por meio da mecânica, considerando suas especificidades narrativas e sua capacidade de significação de eventos emergentes em detrimento de histórias roteirizadas.
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Como manifestação humana anterior a própria cultura, o jogo possui autossuficiência linguística e narrativa devido principalmente a mecânica, que é um dos seus principais componentes. Este trabalho levanta a hipótese do potencial dos jogos de proverem experiências estéticas por meio da mecânica, considerando suas especificidades narrativas e sua capacidade de significação de eventos emergentes em detrimento de histórias roteirizadas.CAPESDue to technological limitations, digital games started in the industry with few resources for storytelling, progressively manifesting different types of narrative until converging with cinema and undertaking a detachment from the seventh art to consolidate their own language. As a human manifestation prior to the culture itself, the game has linguistic and narrative self-sufficiency due mainly to mechanics, which is one of its main components. This work raises the hypothesis of the potential of games to provide aesthetic experiences through mechanics, considering their narrative specificities and their ability to signify emerging events to the detriment of scripted stories.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em DesignUFPEBrasilPlanejamento e Contextualização de ArtefatosMecânicaEmergênciaNarrativaNarratividadeA narratividade e a narrativa emergente gerada pela mecânica nos jogos digitais : uma proposta de modelo ludonarrativo de análiseinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisdoutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPEORIGINALTESE Luis Rodrigo Gomes Brandão.pdfTESE Luis Rodrigo Gomes Brandão.pdfapplication/pdf3409516https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/41083/1/TESE%20Luis%20Rodrigo%20Gomes%20Brand%c3%a3o.pdfe88aa99ac7625c5f523c1cce7f9e8219MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; 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