O uso da bicicleta sob os fundamentos da teoria do comportamento planejado
Ano de defesa: | 2016 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Tese |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal de Pernambuco
UFPE Brasil Programa de Pos Graduacao em Engenharia Civil |
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/17552 |
Resumo: | Baseada em fundamentos comportamentais, esta tese apresenta variáveis que influenciam na intenção de uso frequente da bicicleta. Entende-se como uso frequente o relacionado a viagens cotidianas ao trabalho e/ou escola. A abordagem na linha comportamental se deve a relevância desta categoria de pesquisa mediante levantamento bibliográfico sobre motivadores e empecilhos ao uso frequente da bicicleta. A Teoria do Comportamento Planejado (TCP) junto à técnica estatística de regressão logística é adotada para definição de variáveis que influenciam no uso frequente da bicicleta entre 500 não ciclistas e potenciais ciclistas de duas instituições do Recife, do CESAR (empresa de inovação tecnológica) e da UFPE. As variáveis „infraestrutura cicloviária‟, „andar de bicicleta é bom para a saúde‟, „custo para se ter e/ou usar a bicicleta‟, „tempo de deslocamento com o uso da bicicleta‟ e „volume do tráfego motorizado‟ foram as que obtiveram significância estatística na influência de uso frequente da bicicleta entre as duas amostras analisadas. Quando essas variáveis são relacionadas com os fundamentos da Teoria do Comportamento Planejado tem-se que crenças de Atitude e de Controle Comportamental Percebido determinaram o resultado da pesquisa, o que indica que são as variáveis dessas crenças que devem ser trabalhadas nas políticas públicas de incentivo ao uso frequente da bicicleta. |
id |
UFPE_c451fa6e09ce04e2fe926152d0d8f532 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufpe.br:123456789/17552 |
network_acronym_str |
UFPE |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPE |
repository_id_str |
|
spelling |
O uso da bicicleta sob os fundamentos da teoria do comportamento planejadoComportamentoBicicletaTeoria do Comportamento PlanejadoBehaviorBicycleTheory of Planned BehaviorBaseada em fundamentos comportamentais, esta tese apresenta variáveis que influenciam na intenção de uso frequente da bicicleta. Entende-se como uso frequente o relacionado a viagens cotidianas ao trabalho e/ou escola. A abordagem na linha comportamental se deve a relevância desta categoria de pesquisa mediante levantamento bibliográfico sobre motivadores e empecilhos ao uso frequente da bicicleta. A Teoria do Comportamento Planejado (TCP) junto à técnica estatística de regressão logística é adotada para definição de variáveis que influenciam no uso frequente da bicicleta entre 500 não ciclistas e potenciais ciclistas de duas instituições do Recife, do CESAR (empresa de inovação tecnológica) e da UFPE. As variáveis „infraestrutura cicloviária‟, „andar de bicicleta é bom para a saúde‟, „custo para se ter e/ou usar a bicicleta‟, „tempo de deslocamento com o uso da bicicleta‟ e „volume do tráfego motorizado‟ foram as que obtiveram significância estatística na influência de uso frequente da bicicleta entre as duas amostras analisadas. Quando essas variáveis são relacionadas com os fundamentos da Teoria do Comportamento Planejado tem-se que crenças de Atitude e de Controle Comportamental Percebido determinaram o resultado da pesquisa, o que indica que são as variáveis dessas crenças que devem ser trabalhadas nas políticas públicas de incentivo ao uso frequente da bicicleta.CAPEsBased on behavioral elements, this thesis introduces variables that influence the intention of frequent use of bicycle. The frequent use is related to daily trips to work and / or school. The approach in behavioral line is due to the relevance of this research category by literature on motivators and obstacles to the frequent use of bicycles. The Theory of Planned Behavior (TPB) with the logistic regression statistical technique is adopted to define variables that influence the frequent use of bicycles among 500 non cyclists and potential cyclists of two institutions of Recife, CESAR (technological innovation company) and UFPE. The variables 'cycling infrastructure', 'cycling is good for health', 'cost to own and / or to use the bicycle', 'travel time using the bicycle' and 'volume of motorized traffic' were which achieved statistical significance in influence of the frequent use of bicycle between the two samples. When these variables are related to the elements of the Theory of Planned Behavior we have that beliefs Attitude and Perception of Behavioral Control determined the research result, which indicates that these variables should be dealt with in the public policies which intends to influence the use of bicycles.Universidade Federal de PernambucoUFPEBrasilPrograma de Pos Graduacao em Engenharia CivilMAIA, Maria Leonor Alveshttp://lattes.cnpq.br/6662906460266573http://lattes.cnpq.br/5541333217408107SILVEIRA, Mariana Oliveira da2016-07-28T12:26:15Z2016-07-28T12:26:15Z2016-03-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/17552ark:/64986/001300000x7gkporAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPE2019-10-25T05:30:50Zoai:repositorio.ufpe.br:123456789/17552Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufpe.br/oai/requestattena@ufpe.bropendoar:22212019-10-25T05:30:50Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O uso da bicicleta sob os fundamentos da teoria do comportamento planejado |
title |
O uso da bicicleta sob os fundamentos da teoria do comportamento planejado |
spellingShingle |
O uso da bicicleta sob os fundamentos da teoria do comportamento planejado SILVEIRA, Mariana Oliveira da Comportamento Bicicleta Teoria do Comportamento Planejado Behavior Bicycle Theory of Planned Behavior |
title_short |
O uso da bicicleta sob os fundamentos da teoria do comportamento planejado |
title_full |
O uso da bicicleta sob os fundamentos da teoria do comportamento planejado |
title_fullStr |
O uso da bicicleta sob os fundamentos da teoria do comportamento planejado |
title_full_unstemmed |
O uso da bicicleta sob os fundamentos da teoria do comportamento planejado |
title_sort |
O uso da bicicleta sob os fundamentos da teoria do comportamento planejado |
author |
SILVEIRA, Mariana Oliveira da |
author_facet |
SILVEIRA, Mariana Oliveira da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
MAIA, Maria Leonor Alves http://lattes.cnpq.br/6662906460266573 http://lattes.cnpq.br/5541333217408107 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SILVEIRA, Mariana Oliveira da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comportamento Bicicleta Teoria do Comportamento Planejado Behavior Bicycle Theory of Planned Behavior |
topic |
Comportamento Bicicleta Teoria do Comportamento Planejado Behavior Bicycle Theory of Planned Behavior |
description |
Baseada em fundamentos comportamentais, esta tese apresenta variáveis que influenciam na intenção de uso frequente da bicicleta. Entende-se como uso frequente o relacionado a viagens cotidianas ao trabalho e/ou escola. A abordagem na linha comportamental se deve a relevância desta categoria de pesquisa mediante levantamento bibliográfico sobre motivadores e empecilhos ao uso frequente da bicicleta. A Teoria do Comportamento Planejado (TCP) junto à técnica estatística de regressão logística é adotada para definição de variáveis que influenciam no uso frequente da bicicleta entre 500 não ciclistas e potenciais ciclistas de duas instituições do Recife, do CESAR (empresa de inovação tecnológica) e da UFPE. As variáveis „infraestrutura cicloviária‟, „andar de bicicleta é bom para a saúde‟, „custo para se ter e/ou usar a bicicleta‟, „tempo de deslocamento com o uso da bicicleta‟ e „volume do tráfego motorizado‟ foram as que obtiveram significância estatística na influência de uso frequente da bicicleta entre as duas amostras analisadas. Quando essas variáveis são relacionadas com os fundamentos da Teoria do Comportamento Planejado tem-se que crenças de Atitude e de Controle Comportamental Percebido determinaram o resultado da pesquisa, o que indica que são as variáveis dessas crenças que devem ser trabalhadas nas políticas públicas de incentivo ao uso frequente da bicicleta. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-07-28T12:26:15Z 2016-07-28T12:26:15Z 2016-03-21 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/17552 |
dc.identifier.dark.fl_str_mv |
ark:/64986/001300000x7gk |
url |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/17552 |
identifier_str_mv |
ark:/64986/001300000x7gk |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pernambuco UFPE Brasil Programa de Pos Graduacao em Engenharia Civil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pernambuco UFPE Brasil Programa de Pos Graduacao em Engenharia Civil |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPE instname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) instacron:UFPE |
instname_str |
Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) |
instacron_str |
UFPE |
institution |
UFPE |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPE |
collection |
Repositório Institucional da UFPE |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) |
repository.mail.fl_str_mv |
attena@ufpe.br |
_version_ |
1828525800345829376 |