O ofício do músico em Recife : a trajetória histórica da irmandade de Santa Cecília nos oitocentos (1840-89)

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2008
Autor(a) principal: Silva, Cinthia Fernanda Barbosa da
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Pernambuco
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/7271
Resumo: Este trabalho tem como propósito analisar os entrelaçamentos sócioculturais ocorridos entre a Irmandade de Santa Cecília Mártir do Recife e a música, no período de 1840-1889. Pretendemos, a partir deste objeto de estudo, compreender como se organizava a Corporação dos Músicos, discutindo a sua História e a fisionomia desta instituição. Assim, determinamos conceitualmente como ela se portou e quais os seus campos de atuação na fase imperial, frisando de maneira mais específica a sua constituição no último decênio dos setecentos. Procuramos contemplar através desta Confraria o alargamento do quadro cultural do cenário recifense no século XIX, sobretudo, quando propunha profissionalizar os indivíduos interessados em ingressar na arte musical. Nesses moldes, sendo a música uma criação cultural tão importante quanto a criação das igrejas, adotou por séculos a posição de intermediar os desfeches acontecidos entre as Irmandades leigas junto as camadas dirigentes, tendo em vista que as ações sócio-político e cultural ocorridas neste espaço dependia diretamente das festividades. Logo, lidar com um tema pouco explorado pela historiografia, é resgatar uma História esquecida pelo tempo e imbuída de mistérios, e que por longos anos esteve à margem desta sociedade
id UFPE_ca8609576399e8f7fb73db5e7a233a53
oai_identifier_str oai:repositorio.ufpe.br:123456789/7271
network_acronym_str UFPE
network_name_str Repositório Institucional da UFPE
repository_id_str
spelling O ofício do músico em Recife : a trajetória histórica da irmandade de Santa Cecília nos oitocentos (1840-89)IrmandadeMúsica, Igreja CatólicaPernambucoséculo XIXCorporação de Músicos no RecifeEste trabalho tem como propósito analisar os entrelaçamentos sócioculturais ocorridos entre a Irmandade de Santa Cecília Mártir do Recife e a música, no período de 1840-1889. Pretendemos, a partir deste objeto de estudo, compreender como se organizava a Corporação dos Músicos, discutindo a sua História e a fisionomia desta instituição. Assim, determinamos conceitualmente como ela se portou e quais os seus campos de atuação na fase imperial, frisando de maneira mais específica a sua constituição no último decênio dos setecentos. Procuramos contemplar através desta Confraria o alargamento do quadro cultural do cenário recifense no século XIX, sobretudo, quando propunha profissionalizar os indivíduos interessados em ingressar na arte musical. Nesses moldes, sendo a música uma criação cultural tão importante quanto a criação das igrejas, adotou por séculos a posição de intermediar os desfeches acontecidos entre as Irmandades leigas junto as camadas dirigentes, tendo em vista que as ações sócio-político e cultural ocorridas neste espaço dependia diretamente das festividades. Logo, lidar com um tema pouco explorado pela historiografia, é resgatar uma História esquecida pelo tempo e imbuída de mistérios, e que por longos anos esteve à margem desta sociedadeConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e TecnológicoUniversidade Federal de PernambucoMiranda, Carlos Alberto CunhaSilva, Cinthia Fernanda Barbosa da2014-06-12T18:30:56Z2014-06-12T18:30:56Z2008-01-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfFernanda Barbosa da Silva, Cinthia; Alberto Cunha Miranda, Carlos. O ofício do músico em Recife : a trajetória histórica da irmandade de Santa Cecília nos oitocentos (1840-89). 2008. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em História, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2008.https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/7271porAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPE2019-10-25T16:57:21Zoai:repositorio.ufpe.br:123456789/7271Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufpe.br/oai/requestattena@ufpe.bropendoar:22212019-10-25T16:57:21Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)false
dc.title.none.fl_str_mv O ofício do músico em Recife : a trajetória histórica da irmandade de Santa Cecília nos oitocentos (1840-89)
title O ofício do músico em Recife : a trajetória histórica da irmandade de Santa Cecília nos oitocentos (1840-89)
spellingShingle O ofício do músico em Recife : a trajetória histórica da irmandade de Santa Cecília nos oitocentos (1840-89)
Silva, Cinthia Fernanda Barbosa da
Irmandade
Música, Igreja Católica
Pernambuco
século XIX
Corporação de Músicos no Recife
title_short O ofício do músico em Recife : a trajetória histórica da irmandade de Santa Cecília nos oitocentos (1840-89)
title_full O ofício do músico em Recife : a trajetória histórica da irmandade de Santa Cecília nos oitocentos (1840-89)
title_fullStr O ofício do músico em Recife : a trajetória histórica da irmandade de Santa Cecília nos oitocentos (1840-89)
title_full_unstemmed O ofício do músico em Recife : a trajetória histórica da irmandade de Santa Cecília nos oitocentos (1840-89)
title_sort O ofício do músico em Recife : a trajetória histórica da irmandade de Santa Cecília nos oitocentos (1840-89)
author Silva, Cinthia Fernanda Barbosa da
author_facet Silva, Cinthia Fernanda Barbosa da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Miranda, Carlos Alberto Cunha
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Cinthia Fernanda Barbosa da
dc.subject.por.fl_str_mv Irmandade
Música, Igreja Católica
Pernambuco
século XIX
Corporação de Músicos no Recife
topic Irmandade
Música, Igreja Católica
Pernambuco
século XIX
Corporação de Músicos no Recife
description Este trabalho tem como propósito analisar os entrelaçamentos sócioculturais ocorridos entre a Irmandade de Santa Cecília Mártir do Recife e a música, no período de 1840-1889. Pretendemos, a partir deste objeto de estudo, compreender como se organizava a Corporação dos Músicos, discutindo a sua História e a fisionomia desta instituição. Assim, determinamos conceitualmente como ela se portou e quais os seus campos de atuação na fase imperial, frisando de maneira mais específica a sua constituição no último decênio dos setecentos. Procuramos contemplar através desta Confraria o alargamento do quadro cultural do cenário recifense no século XIX, sobretudo, quando propunha profissionalizar os indivíduos interessados em ingressar na arte musical. Nesses moldes, sendo a música uma criação cultural tão importante quanto a criação das igrejas, adotou por séculos a posição de intermediar os desfeches acontecidos entre as Irmandades leigas junto as camadas dirigentes, tendo em vista que as ações sócio-político e cultural ocorridas neste espaço dependia diretamente das festividades. Logo, lidar com um tema pouco explorado pela historiografia, é resgatar uma História esquecida pelo tempo e imbuída de mistérios, e que por longos anos esteve à margem desta sociedade
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-01-31
2014-06-12T18:30:56Z
2014-06-12T18:30:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Fernanda Barbosa da Silva, Cinthia; Alberto Cunha Miranda, Carlos. O ofício do músico em Recife : a trajetória histórica da irmandade de Santa Cecília nos oitocentos (1840-89). 2008. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em História, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2008.
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/7271
identifier_str_mv Fernanda Barbosa da Silva, Cinthia; Alberto Cunha Miranda, Carlos. O ofício do músico em Recife : a trajetória histórica da irmandade de Santa Cecília nos oitocentos (1840-89). 2008. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em História, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2008.
url https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/7271
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPE
instname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron:UFPE
instname_str Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron_str UFPE
institution UFPE
reponame_str Repositório Institucional da UFPE
collection Repositório Institucional da UFPE
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
repository.mail.fl_str_mv attena@ufpe.br
_version_ 1856041841619632128