Exportação concluída — 

Aplicação do método de análise multicritério para selecionar políticas públicas de incentivo à redução da informalidade no Polo de confecções do agreste.

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2013
Autor(a) principal: Castro, José Cícero de
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Pernambuco
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/11155
Resumo: Um dos grandes desafios das economias modernas consiste em conciliar o crescimento econômico e suas próprias consequências sobre a sociedade como um todo. Nesse sentido, destaque-se a dificuldade dos agentes públicos em observar ou fiscalizar questões de normas ou formalidade, especialmente em um contexto de micro e pequenas empresas. Esse é o caso, por exemplo, do Polo de Confecções do Agreste Pernambucano, onde coexiste um grande número de pequenos fabricos, dentre os quais a maioria na chamada “economia informal”. Este trabalho teve como objetivo selecionar políticas públicas de incentivo à redução da informalidade no Polo de Confecção do Agreste Pernambucano, a partir do método de análise multicritério. As informações que deram suporte a escolha da melhor política pública foram coletadas através de questionários com perguntas que compararam paritariamente os critérios (feirantes com maior faturamento, feirantes com pelo menos um funcionário e feirantes que envolvem a família nos negócios) e as alternativas de política. Posteriormente utilizaram-se as informações coletadas para a aplicação do método multicritério AHP (Analytic Hierarchy Process) de apoio à decisão. Dentre as alternativas analisadas, expansão do microcrédito, redução de impostos e aumento da fiscalização, a pesquisa demonstrou que a melhor política para reduzir a informalidade no Polo de Confecções do Agreste Pernambucano é a expansão do microcrédito.
id UFPE_cce6792eaefc8f1bb468fa7a2cb16359
oai_identifier_str oai:repositorio.ufpe.br:123456789/11155
network_acronym_str UFPE
network_name_str Repositório Institucional da UFPE
repository_id_str
spelling Aplicação do método de análise multicritério para selecionar políticas públicas de incentivo à redução da informalidade no Polo de confecções do agreste.Políticas PúblicasInformalidadeMétodo de Análise Multicritério (AHP)Polo de Confecções do Agreste PernambucanoUm dos grandes desafios das economias modernas consiste em conciliar o crescimento econômico e suas próprias consequências sobre a sociedade como um todo. Nesse sentido, destaque-se a dificuldade dos agentes públicos em observar ou fiscalizar questões de normas ou formalidade, especialmente em um contexto de micro e pequenas empresas. Esse é o caso, por exemplo, do Polo de Confecções do Agreste Pernambucano, onde coexiste um grande número de pequenos fabricos, dentre os quais a maioria na chamada “economia informal”. Este trabalho teve como objetivo selecionar políticas públicas de incentivo à redução da informalidade no Polo de Confecção do Agreste Pernambucano, a partir do método de análise multicritério. As informações que deram suporte a escolha da melhor política pública foram coletadas através de questionários com perguntas que compararam paritariamente os critérios (feirantes com maior faturamento, feirantes com pelo menos um funcionário e feirantes que envolvem a família nos negócios) e as alternativas de política. Posteriormente utilizaram-se as informações coletadas para a aplicação do método multicritério AHP (Analytic Hierarchy Process) de apoio à decisão. Dentre as alternativas analisadas, expansão do microcrédito, redução de impostos e aumento da fiscalização, a pesquisa demonstrou que a melhor política para reduzir a informalidade no Polo de Confecções do Agreste Pernambucano é a expansão do microcrédito.Universidade Federal de PernambucoFerreira, Monaliza de Oliveira Castro, José Cícero de2015-03-06T14:28:30Z2015-03-06T14:28:30Z2013-03-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfCASTRO, José Cícero de. Aplicação do método de análise multicritério para selecionar políticas públicas de incentivo à redução da informalidade no Polo de confecções do Agreste pernambucano. Caruaru, 2013. 68 f. Dissertação (mestrado) - UFPE, Centro Acadêmico do Agreste, Programa de Pós-graduação em Economia, 2013.https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/11155porAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPE2019-10-25T19:41:33Zoai:repositorio.ufpe.br:123456789/11155Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufpe.br/oai/requestattena@ufpe.bropendoar:22212019-10-25T19:41:33Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)false
dc.title.none.fl_str_mv Aplicação do método de análise multicritério para selecionar políticas públicas de incentivo à redução da informalidade no Polo de confecções do agreste.
title Aplicação do método de análise multicritério para selecionar políticas públicas de incentivo à redução da informalidade no Polo de confecções do agreste.
spellingShingle Aplicação do método de análise multicritério para selecionar políticas públicas de incentivo à redução da informalidade no Polo de confecções do agreste.
Castro, José Cícero de
Políticas Públicas
Informalidade
Método de Análise Multicritério (AHP)
Polo de Confecções do Agreste Pernambucano
title_short Aplicação do método de análise multicritério para selecionar políticas públicas de incentivo à redução da informalidade no Polo de confecções do agreste.
title_full Aplicação do método de análise multicritério para selecionar políticas públicas de incentivo à redução da informalidade no Polo de confecções do agreste.
title_fullStr Aplicação do método de análise multicritério para selecionar políticas públicas de incentivo à redução da informalidade no Polo de confecções do agreste.
title_full_unstemmed Aplicação do método de análise multicritério para selecionar políticas públicas de incentivo à redução da informalidade no Polo de confecções do agreste.
title_sort Aplicação do método de análise multicritério para selecionar políticas públicas de incentivo à redução da informalidade no Polo de confecções do agreste.
author Castro, José Cícero de
author_facet Castro, José Cícero de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ferreira, Monaliza de Oliveira
dc.contributor.author.fl_str_mv Castro, José Cícero de
dc.subject.por.fl_str_mv Políticas Públicas
Informalidade
Método de Análise Multicritério (AHP)
Polo de Confecções do Agreste Pernambucano
topic Políticas Públicas
Informalidade
Método de Análise Multicritério (AHP)
Polo de Confecções do Agreste Pernambucano
description Um dos grandes desafios das economias modernas consiste em conciliar o crescimento econômico e suas próprias consequências sobre a sociedade como um todo. Nesse sentido, destaque-se a dificuldade dos agentes públicos em observar ou fiscalizar questões de normas ou formalidade, especialmente em um contexto de micro e pequenas empresas. Esse é o caso, por exemplo, do Polo de Confecções do Agreste Pernambucano, onde coexiste um grande número de pequenos fabricos, dentre os quais a maioria na chamada “economia informal”. Este trabalho teve como objetivo selecionar políticas públicas de incentivo à redução da informalidade no Polo de Confecção do Agreste Pernambucano, a partir do método de análise multicritério. As informações que deram suporte a escolha da melhor política pública foram coletadas através de questionários com perguntas que compararam paritariamente os critérios (feirantes com maior faturamento, feirantes com pelo menos um funcionário e feirantes que envolvem a família nos negócios) e as alternativas de política. Posteriormente utilizaram-se as informações coletadas para a aplicação do método multicritério AHP (Analytic Hierarchy Process) de apoio à decisão. Dentre as alternativas analisadas, expansão do microcrédito, redução de impostos e aumento da fiscalização, a pesquisa demonstrou que a melhor política para reduzir a informalidade no Polo de Confecções do Agreste Pernambucano é a expansão do microcrédito.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-03-20
2015-03-06T14:28:30Z
2015-03-06T14:28:30Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CASTRO, José Cícero de. Aplicação do método de análise multicritério para selecionar políticas públicas de incentivo à redução da informalidade no Polo de confecções do Agreste pernambucano. Caruaru, 2013. 68 f. Dissertação (mestrado) - UFPE, Centro Acadêmico do Agreste, Programa de Pós-graduação em Economia, 2013.
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/11155
identifier_str_mv CASTRO, José Cícero de. Aplicação do método de análise multicritério para selecionar políticas públicas de incentivo à redução da informalidade no Polo de confecções do Agreste pernambucano. Caruaru, 2013. 68 f. Dissertação (mestrado) - UFPE, Centro Acadêmico do Agreste, Programa de Pós-graduação em Economia, 2013.
url https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/11155
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPE
instname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron:UFPE
instname_str Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron_str UFPE
institution UFPE
reponame_str Repositório Institucional da UFPE
collection Repositório Institucional da UFPE
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
repository.mail.fl_str_mv attena@ufpe.br
_version_ 1856042114739077120