INTERVENÇÃO EDUCATIVA ENVOLVENDO TRABALHADORES DE SAÚDE DO PROGRAMA NACIONAL DE SUPLEMENTAÇÃO DE VITAMINA A
Ano de defesa: | 2015 |
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Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal de Pernambuco
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Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pos Graduacao em Saude da Crianca e do Adolescente
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Brasil
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Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/15477 |
Resumo: | A Deficiência de Vitamina A (DVA) se constitui um problema de saúde pública no Brasil e o Programa Nacional de Suplementação de Vitamina A (PNVITA), criado para prevenir e/ou controlar a deficiência há quase quatro décadas, tem se mostrado um desafio para as autoridades que o coordenam, sobretudo no que diz respeito às atividades educativas que devem permear o processo de trabalho dos trabalhadores. Esta tese tem como objetivos avaliar o impacto de intervenções educativas sobre o nível de conhecimento de trabalhadores de saúde concernentes ao PNVITA, comparando a utilização da metodologia tradicional e a metodologia ativa, após as intervenções educativas e identificar facilidades e barreiras, vivenciadas pelos trabalhadores, após as intervenções. Trata-se de um estudo de intervenção randomizado, realizado no município de Campina Grande, Paraíba, no período de outubro de 2013 a março de 2014. A seleção da amostra foi por processo aleatório, com alocação randomizada de 32 trabalhadores que desenvolviam atividades junto ao PNVITA em dois grupos de intervenção educativa: um utilizando uma metodologia tradicional e outro utilizando uma metodologia ativa. A coleta de dados ocorreu em dois momentos, sendo o primeiro por meio da aplicação de um questionário estruturado para avaliar o conhecimento sobre a vitamina A, a sua deficiência e o PNVITA, antes da intervenção e o segundo, dois meses após com a aplicação do mesmo questionário. Em seguida, foram realizados dois grupos focais para analisar as facilidades e barreiras na operacionalização do PNVITA, após as intervenções. Duas questões norteadoras foram utilizadas: Como você avalia a intervenção educativa realizada sobre o PNVITA? Quais as facilidades e barreiras vivenciadas no seu serviço, após a intervenção educativa? Ao término, o estudo apresentou participação efetiva de 23 trabalhadores. As mudanças nos escores de conhecimento entre as duas metodologias foram avaliadas pelo teste de McNemar. Para avaliar a eficácia das intervenções intragrupos, foi utilizado o teste "t" de Student para dados pareados e na avaliação intergrupos foi utilizado o teste "t" de Student para não dados pareados. O nível de significância utilizado foi de 5% para rejeição da hipótese de nulidade. Para análise dos dados qualitativos utilizou-se a técnica do Discurso do Sujeito Coletivo. Os resultados foram discutidos tendo como referencial a Política Nacional de Educação Permanente em Saúde. As intervenções educativas, nas duas metodologias, foram eficazes, com média de acertos estatisticamente significativa. Entre uma metodologia e outra, não houve diferença. Na análise pelo DSC, foram sintetizadas quatro ideias centrais: o conhecimento foi ampliado; a estrutura e o processo de trabalho dificultam a realização das atividades; a falta de vitamina A dificulta o trabalho; ação educativa se faz com material educativo. As dificuldades evidenciadas na estrutura do Programa podem comprometer os resultados, inclusive de cobertura da suplementação da vitamina A e fragilizar as possibilidades de ações educativas que possam ser construídas coletivamente. Sugerem-se melhorias nas Unidades Básicas de Saúde; reavaliação do quantitativo da suplementação para o município; produção, divulgação e acessibilidade de material educativo sobre a DVA e o Programa; e responsabilização das ações de combate a DVA. |
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BRITO, Virginia Rossana de SousaVASCONCELOS, Maria Gorete Lucena dePAIVA, Adriana Azevedo2016-02-26T16:50:55Z2016-02-26T16:50:55Z2015-05-27https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/15477A Deficiência de Vitamina A (DVA) se constitui um problema de saúde pública no Brasil e o Programa Nacional de Suplementação de Vitamina A (PNVITA), criado para prevenir e/ou controlar a deficiência há quase quatro décadas, tem se mostrado um desafio para as autoridades que o coordenam, sobretudo no que diz respeito às atividades educativas que devem permear o processo de trabalho dos trabalhadores. Esta tese tem como objetivos avaliar o impacto de intervenções educativas sobre o nível de conhecimento de trabalhadores de saúde concernentes ao PNVITA, comparando a utilização da metodologia tradicional e a metodologia ativa, após as intervenções educativas e identificar facilidades e barreiras, vivenciadas pelos trabalhadores, após as intervenções. Trata-se de um estudo de intervenção randomizado, realizado no município de Campina Grande, Paraíba, no período de outubro de 2013 a março de 2014. A seleção da amostra foi por processo aleatório, com alocação randomizada de 32 trabalhadores que desenvolviam atividades junto ao PNVITA em dois grupos de intervenção educativa: um utilizando uma metodologia tradicional e outro utilizando uma metodologia ativa. A coleta de dados ocorreu em dois momentos, sendo o primeiro por meio da aplicação de um questionário estruturado para avaliar o conhecimento sobre a vitamina A, a sua deficiência e o PNVITA, antes da intervenção e o segundo, dois meses após com a aplicação do mesmo questionário. Em seguida, foram realizados dois grupos focais para analisar as facilidades e barreiras na operacionalização do PNVITA, após as intervenções. Duas questões norteadoras foram utilizadas: Como você avalia a intervenção educativa realizada sobre o PNVITA? 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Sugerem-se melhorias nas Unidades Básicas de Saúde; reavaliação do quantitativo da suplementação para o município; produção, divulgação e acessibilidade de material educativo sobre a DVA e o Programa; e responsabilização das ações de combate a DVA.MCTCNPqFundação de Apoio a Pesquisa do Estado da ParaíbaThe Vitamin A Deficiency (VAD) is a public health problem in Brazil and the Vitamin A Supplementation National Program (VITANP), created almost four decades ago to prevent and/or control this deficiency and it has been considered a challenge for the authorities that coordinate it, even more regarding to the educational activities which must be the focus of the workers job process. This thesis has as objectives to assess the impact of educational interventions on the level of knowledge of health workers concerning the PNVITA, comparing the use of traditional methodology and active methodology, after the educational interventions and identify facilities and barriers after the interventions. It is a study of intervention randomized, carried out in the municipality of Campina Grande, from October, 2013 to March, 2014. The sample selection was made by randomized allocation of 32 workers who developed activities in the VITANP in two groups of educational intervention, one of them using the traditional methodology and another using the active methodology. The data collection happened in two moments, the first using a structured questionnaire to evaluate the knowledge about vitamin A, its deficiency and the VITANP, before the intervention; the second one, two months later, with the application of the same questionnaire. Then there were two focus groups to examine the facilities and barriers for operating the PNVITA, after interventions. Two guiding questions were asked: How do you evaluate the educational intervention carried out about the VITANP? What are the facilities and barriers experienced in your job after the educational intervention? At the end of the study it was noticed the effective participation of 23 workers. The changes in the score of knowledge between the two methodologies were evaluated by McNemar test. To evaluate the intervention intra-groups, Student “t” test was used for the paired data and in the evaluation inter-groups, Student “t” test was used for non-paired data. The level of significance used was of 5% to the rejection of the nullity hypothesis. The data obtained were analyzed by using the Discourse of the Collective Subject technique (DSC) and discussed based on Health Permanent Education Policy. The educational interventions were efficient in both the methodologies and the average hits list was statistically significant. There was no difference between one methodology and the other. On the analysis by the DSC, four main ideas were evident: the knowledge was widened; the structure and the work process make the activities application more difficult; lack of vitamin A difficult work; educational activity is done with educational material. The difficulties highlighted in the Program can compromise the results, including the coverage of vitamin A supplementation and weaken the possibilities of educational actions which could be collectively constructed. Some suggestions were made: improvement of Basic Health Units; re-evaluation of the municipality supplementation amount; production, divulgation and accessibility to the educational material about the DVA and the Program; and accountability of the fight actions against DVA.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em Saude da Crianca e do AdolescenteUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessProgramas de nutrição.Educação.Deficiência de vitamina A.INTERVENÇÃO EDUCATIVA ENVOLVENDO TRABALHADORES DE SAÚDE DO PROGRAMA NACIONAL DE SUPLEMENTAÇÃO DE VITAMINA Ainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisdoutoradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETHUMBNAILTESE-VIRGINIA ROSSANA DE SOUSA BRITO (22 de julho de 2015).pdf.jpgTESE-VIRGINIA ROSSANA DE SOUSA BRITO (22 de julho de 2015).pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1247https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/15477/5/TESE-VIRGINIA%20ROSSANA%20DE%20SOUSA%20BRITO%20%20%2822%20de%20julho%20de%202015%29.pdf.jpg19065bbf01181aab06435915104d44f0MD55ORIGINALTESE-VIRGINIA ROSSANA DE SOUSA BRITO (22 de julho de 2015).pdfTESE-VIRGINIA ROSSANA DE SOUSA BRITO (22 de julho de 2015).pdfapplication/pdf2097307https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/15477/1/TESE-VIRGINIA%20ROSSANA%20DE%20SOUSA%20BRITO%20%20%2822%20de%20julho%20de%202015%29.pdf92afd07557addd2e729e139c77f1e68cMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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