Design contribuindo para o envelhecimento ativo : um estudo sobre o ligamento afetivo a objetos cotidianos vinculados às memórias de histórias de vida em idosos
Ano de defesa: | 2019 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal de Pernambuco
UFPE Brasil Programa de Pos Graduacao em Design |
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/34524 |
Resumo: | Seguindo o princípio do design que se preocupa não apenas com o “papel do usuário”, mas sim com o próprio ser humano (repleto de complexidade e inserido em seu contexto real coletivo), essa pesquisa se dá por meio de uma análise qualitativa de base experimental da aplicação e observação do uso de uma ferramenta projetada para um público alvo complexo, crescente e amplamente desassistido pelo mercado brasileiro: os idosos. O jogo de cartas “Te contei?”, desenvolvido para incitar as memórias de vida dos participantes por meio de estímulos visuais em uma atividade grupal, foi analisada sob a lente da Teoria da Atividade desenvolvida inicialmente por Vygotsky em 1978 e evoluída por Leontiev em 1981. Fundamentado na compreensão das ferramentas mediadoras das atividades que tencionam um objetivo específico e observados de modo holístico (inserido em seus contextos culturais reais, dentro de comunidades específicas repletas de diferentes laços sociais), essa pesquisa pôde (entre outros pontos) compreender de forma aprofundada os efeitos e resultados durante o uso de uma ferramenta de lazer, a identificação de benefícios e estímulos complementares durante a participação da atividade proposta, a análise dos conteúdos compartilhados diretamente conectados com as imagens e temáticas abordadas nas cartas do jogo, o relato de um processo de análise evolutiva, e, principalmente, a influência na atividade dos diferentes meios sociais diretamente conectados aos laços de relacionamentos (positivos, negativos ou neutros) entre os participantes. |
id |
UFPE_f7590cbed7ed573f640cf713306fc6d2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufpe.br:123456789/34524 |
network_acronym_str |
UFPE |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPE |
repository_id_str |
|
spelling |
Design contribuindo para o envelhecimento ativo : um estudo sobre o ligamento afetivo a objetos cotidianos vinculados às memórias de histórias de vida em idososDesign da informaçãoTeoria da AtividadeJogo de cartasAtividade social“Te contei?”Seguindo o princípio do design que se preocupa não apenas com o “papel do usuário”, mas sim com o próprio ser humano (repleto de complexidade e inserido em seu contexto real coletivo), essa pesquisa se dá por meio de uma análise qualitativa de base experimental da aplicação e observação do uso de uma ferramenta projetada para um público alvo complexo, crescente e amplamente desassistido pelo mercado brasileiro: os idosos. O jogo de cartas “Te contei?”, desenvolvido para incitar as memórias de vida dos participantes por meio de estímulos visuais em uma atividade grupal, foi analisada sob a lente da Teoria da Atividade desenvolvida inicialmente por Vygotsky em 1978 e evoluída por Leontiev em 1981. Fundamentado na compreensão das ferramentas mediadoras das atividades que tencionam um objetivo específico e observados de modo holístico (inserido em seus contextos culturais reais, dentro de comunidades específicas repletas de diferentes laços sociais), essa pesquisa pôde (entre outros pontos) compreender de forma aprofundada os efeitos e resultados durante o uso de uma ferramenta de lazer, a identificação de benefícios e estímulos complementares durante a participação da atividade proposta, a análise dos conteúdos compartilhados diretamente conectados com as imagens e temáticas abordadas nas cartas do jogo, o relato de um processo de análise evolutiva, e, principalmente, a influência na atividade dos diferentes meios sociais diretamente conectados aos laços de relacionamentos (positivos, negativos ou neutros) entre os participantes.Following the design principle that is not only concerned with the "user role” but with the “human being” (full of complexity and inserted in its real collective context), this research is done through an experimental basis qualitative analysis of the application and observation about the use of a tool designed for a complex target audience, growing and largely unassisted by the Brazilian market: the elderly. The card game "Te Contei?" (“Did I tell you?”), developed to foster participants' life memories through visual stimuli in a group activity, was analysed under the lens of Activity Theory initially developed by Vygotsky in 1978 and evolved by Leontiev in 1981. Based on the understanding of the mediating tools of activities that have a specific objective and are observed in a holistic way (inserted in their real cultural contexts within specific communities full of different social ties), this research could (among other points) comprehend in depth the effects and results during the use of a leisure tool, the identification of benefits and complementary stimuli during the participation of the proposed activity, the analysis of the shared contents directly connected with the images and themes presented in the cards, the report of a process of evolutional analysis, and especially the influence in the activity of the different social contexts directly connected to the bonds of relationships (positive, negative or neutral) among the participants.Universidade Federal de PernambucoUFPEBrasilPrograma de Pos Graduacao em DesignCAMPELLO, Silvio Romero Botelho Barretohttp://lattes.cnpq.br/5932098810835313http://lattes.cnpq.br/2146841563850436SOUZA, Angélica Porto Cavalcanti de2019-10-11T20:19:59Z2019-10-11T20:19:59Z2019-02-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/34524porAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPE2019-10-26T07:23:18Zoai:repositorio.ufpe.br:123456789/34524Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufpe.br/oai/requestattena@ufpe.bropendoar:22212019-10-26T07:23:18Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Design contribuindo para o envelhecimento ativo : um estudo sobre o ligamento afetivo a objetos cotidianos vinculados às memórias de histórias de vida em idosos |
title |
Design contribuindo para o envelhecimento ativo : um estudo sobre o ligamento afetivo a objetos cotidianos vinculados às memórias de histórias de vida em idosos |
spellingShingle |
Design contribuindo para o envelhecimento ativo : um estudo sobre o ligamento afetivo a objetos cotidianos vinculados às memórias de histórias de vida em idosos SOUZA, Angélica Porto Cavalcanti de Design da informação Teoria da Atividade Jogo de cartas Atividade social “Te contei?” |
title_short |
Design contribuindo para o envelhecimento ativo : um estudo sobre o ligamento afetivo a objetos cotidianos vinculados às memórias de histórias de vida em idosos |
title_full |
Design contribuindo para o envelhecimento ativo : um estudo sobre o ligamento afetivo a objetos cotidianos vinculados às memórias de histórias de vida em idosos |
title_fullStr |
Design contribuindo para o envelhecimento ativo : um estudo sobre o ligamento afetivo a objetos cotidianos vinculados às memórias de histórias de vida em idosos |
title_full_unstemmed |
Design contribuindo para o envelhecimento ativo : um estudo sobre o ligamento afetivo a objetos cotidianos vinculados às memórias de histórias de vida em idosos |
title_sort |
Design contribuindo para o envelhecimento ativo : um estudo sobre o ligamento afetivo a objetos cotidianos vinculados às memórias de histórias de vida em idosos |
author |
SOUZA, Angélica Porto Cavalcanti de |
author_facet |
SOUZA, Angélica Porto Cavalcanti de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
CAMPELLO, Silvio Romero Botelho Barreto http://lattes.cnpq.br/5932098810835313 http://lattes.cnpq.br/2146841563850436 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SOUZA, Angélica Porto Cavalcanti de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Design da informação Teoria da Atividade Jogo de cartas Atividade social “Te contei?” |
topic |
Design da informação Teoria da Atividade Jogo de cartas Atividade social “Te contei?” |
description |
Seguindo o princípio do design que se preocupa não apenas com o “papel do usuário”, mas sim com o próprio ser humano (repleto de complexidade e inserido em seu contexto real coletivo), essa pesquisa se dá por meio de uma análise qualitativa de base experimental da aplicação e observação do uso de uma ferramenta projetada para um público alvo complexo, crescente e amplamente desassistido pelo mercado brasileiro: os idosos. O jogo de cartas “Te contei?”, desenvolvido para incitar as memórias de vida dos participantes por meio de estímulos visuais em uma atividade grupal, foi analisada sob a lente da Teoria da Atividade desenvolvida inicialmente por Vygotsky em 1978 e evoluída por Leontiev em 1981. Fundamentado na compreensão das ferramentas mediadoras das atividades que tencionam um objetivo específico e observados de modo holístico (inserido em seus contextos culturais reais, dentro de comunidades específicas repletas de diferentes laços sociais), essa pesquisa pôde (entre outros pontos) compreender de forma aprofundada os efeitos e resultados durante o uso de uma ferramenta de lazer, a identificação de benefícios e estímulos complementares durante a participação da atividade proposta, a análise dos conteúdos compartilhados diretamente conectados com as imagens e temáticas abordadas nas cartas do jogo, o relato de um processo de análise evolutiva, e, principalmente, a influência na atividade dos diferentes meios sociais diretamente conectados aos laços de relacionamentos (positivos, negativos ou neutros) entre os participantes. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-10-11T20:19:59Z 2019-10-11T20:19:59Z 2019-02-05 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/34524 |
url |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/34524 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pernambuco UFPE Brasil Programa de Pos Graduacao em Design |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pernambuco UFPE Brasil Programa de Pos Graduacao em Design |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPE instname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) instacron:UFPE |
instname_str |
Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) |
instacron_str |
UFPE |
institution |
UFPE |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPE |
collection |
Repositório Institucional da UFPE |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) |
repository.mail.fl_str_mv |
attena@ufpe.br |
_version_ |
1833923065689407488 |